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CRP-Max, Marlene Capeta

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[RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 14:34
Bom gente, é o meu primeiro tópico, talvez fique meio ruim..

Eu gostaria de saber como que faz para que o background ande igual em mario world

tipo anda junto com o personagem mas devagarzinho....

se naum deu pra entender, procura em algum site "super maio world stage 1"
e reparem no jeito do background..

ele anda bem devagar, se souberem me responda pliss...


Última edição por Andreh.015 em Sex 11 Fev 2011, 13:30, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 14:44
não entendi muito bem msm não Razz,
vc quer que tipo a camera siga o personagem um poko mais devagar?
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 14:51
Procure por efeito "parallax" que é o que você está precisando.
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 15:03
Você pode fazer um cálculo simples pra colocar o bg na posição certa dividindo o tamanho horizontal da room pelo tamanho horizontal do bg e colocar o resultado da divisão como velocidade para ele. Por exemplo:

Supondo que o tamanho (horizontal) da room seja 2000 pontos e o tamanho do bg seja 800 pontos, ficaria:

Código:
2000/800 := 2,5;

Então a velocidade do background será de 2,5 pontos.

Ou então, coloque isso no evento Create de uma instância qualquer:

Código:
view_perform := room_width - view_wview;
bg_perform := room_width - background_width

Coloque isso no evento Step da mesma instância:

Código:
background_x := view_xview * (bg_perform/view_perform);

Acredito que deva funcionar. Boa sorte, qualquer erro ou dúvida é só postar.

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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 15:34
Ninja8086 escreveu:Você pode fazer um cálculo simples pra colocar o bg na posição certa dividindo o tamanho horizontal da room pelo tamanho horizontal do bg e colocar o resultado da divisão como velocidade para ele. Por exemplo:

Supondo que o tamanho (horizontal) da room seja 2000 pontos e o tamanho do bg seja 800 pontos, ficaria:

Código:
2000/800 := 2,5;

Então a velocidade do background será de 2,5 pontos.

Ou então, coloque isso no evento Create de uma instância qualquer:

Código:
view_perform := room_width - view_wview;
bg_perform := room_width - background_width

Coloque isso no evento Step da mesma instância:

Código:
background_x := view_xview * (bg_perform/view_perform);

Acredito que deva funcionar. Boa sorte, qualquer erro ou dúvida é só postar.


Então, isso funcionou perfeitamente, mas eu gostaria de pedir mais um favor..

na verdade a situação é eu tenho 3 backgrounds, o primeiro que é uma pequena mata, o segundo que são montanhas mais ao fundo e o terceiro que é o ceu, eu queria que as florestas andassem um pouco mais rapido que as montanhas, e que as montanhas andassem, mas bem devagar memo, porque o céu ficará parado...

E tambem que quando o char para de andar o background treme... ele parade andar e treme...

brigado denovo
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Qui 10 Fev 2011, 17:22
Certo, vamos seguir o mesmo conceito, porém, aplicando o cálculo aos demais backgrounds.

Coloque no evento create:

Código:
view_perform := room_width - view_wview;
bg_0 := room_width - background_width[0]
bg_1 := room_width - background_width[1]
bg_2 := room_width - background_width[2]


No evento Step coloque:

Código:
background_x[0] := view_xview * (bg_0/view_perform);
background_x[1] := view_xview * (bg_1/view_perform);
background_x[2] := view_xview * (bg_2/view_perform);

Boa sorte.
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida sobre background ( já procurei e ainda não achei a resposta)

em Sex 11 Fev 2011, 13:29
vlw mano

perfeito

brigado mesmo.....
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