Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Bem pessoal... estou trabalhando em um maker, e já tenho quase tudo pronto, mas preciso de algumas coisas ainda.
Eu criei um objeto, que quando clicado, cria um objeto em uma determinada cordenada na room. Coloquei o seguinte codigo para fazer seu movimento.
Queria saber tambem como fazer para a pessoa escolher o sprite do computador. Já perguntei isso em outro topico, mas o codigo que o cara passou nao funcionou, acho que é porque tinha que apagar o sprite anterior, mas nao sei como fazer.
Já pesquisei aqui no forum, mas nao encontrei nada.
Eu criei um objeto, que quando clicado, cria um objeto em uma determinada cordenada na room. Coloquei o seguinte codigo para fazer seu movimento.
- Código:
if mouse_check_button(mb_left) {
x = mouse_x;
y = mouse_y;
}
Queria saber tambem como fazer para a pessoa escolher o sprite do computador. Já perguntei isso em outro topico, mas o codigo que o cara passou nao funcionou, acho que é porque tinha que apagar o sprite anterior, mas nao sei como fazer.
Já pesquisei aqui no forum, mas nao encontrei nada.
Última edição por Henrique Berto em Qui 10 Fev 2011, 00:14, editado 1 vez(es)
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Faz assim:
No create e no step coloque:
no evento Left Button coloque:
No create e no step coloque:
- Código:
mx=x-mouse_x
my=y-mouse_y
no evento Left Button coloque:
- Código:
x=mx+mouse_x
y=my+mouse_y
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Ei cara, deu certo, vlw.
Só tem um probleminha: quando movimento um bloco, o outro movimenta junto. Sabe como fazer pra mover um de cada vez?
Só tem um probleminha: quando movimento um bloco, o outro movimenta junto. Sabe como fazer pra mover um de cada vez?
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Mas isso está acontecendo mesmo com o outro objeto distante?
Ah, e em qual objeto você está usando os códigos?
Ah, e em qual objeto você está usando os códigos?
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Estou usando o código em dois objetos: no player e no bloco.
E sim, quando arrasto um deles, outro que está distante se movimenta tambem
E sim, quando arrasto um deles, outro que está distante se movimenta tambem
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
Se eu entendi bem faça o seguinte, no create coloque o seguinte código.
Pronto ta feito.
- Código:
_sel = false; //Variável que irá verificar se o objeto foi selecionado.
_mx = mouse_x;
_my = mouse_y;
- Código:
if (mouse_check_button(mb_left) && _sel = true)
{
_sel = false;
x = _mx+mouse_x;
y = _my+mouse_y;
}
- Código:
_sel = true;
Pronto ta feito.
Carlos L.- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites
O problema de usar mouse_enter é que, num objeto que se locomove, ele pode nunca retornar vedadeiro, a menos que O MOUSE tenha se mexido. Daí, por exemplo, deixar o mouse quieto, esperando o objeto cair no lugar e clicar, resultaria em nada. Pra mim, mouse_enter se restringe a animar botões estáticos. Pode ser mais interessante usar uma solução que não precise desse evento.
Pra usar no step event do objeto a ser movido:
Esse código puxa a origem do sprite pra posição do mouse. Dá pra alterar ele de modo que o sprite simplesmente acompanhe o mouse, sem dar um salto pra encaixar a origem, com mais uma ou duas variáveis:
create
Talvez seja mais rápido (em termos de processamento) declarar as mxprev/myprev como globais e usar só um objeto pra mantê-las atualizadas. Não sei quantos objetos arrastáveis você tem, então não fiz desse jeito, mas não é complicado alterar.
Pra usar no step event do objeto a ser movido:
- Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id){ //se o bicho tá na mira
if mouse_check_button(mb_left){ //se o gatilho tá apertado
x=mouse_x
y=mouse_y
}
}
Esse código puxa a origem do sprite pra posição do mouse. Dá pra alterar ele de modo que o sprite simplesmente acompanhe o mouse, sem dar um salto pra encaixar a origem, com mais uma ou duas variáveis:
create
- Código:
//cria variáveis pra funcionar como mouse_xprevious e mouse_yprevious, que não sei porque não são built-ins
mxprev=mouse_x
myprev=mouse_y
- Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id){ //se o bicho tá na mira
if mouse_check_button(mb_left){ //se o gatilho tá apertado
x+=mouse_x-mxprev
y+=mouse_y-myprev
}
}
//agora, atualiza onde está o mouse pra ser a "posição anterior" no próximo step
mxprev=mouse_x
myprev=mouse_y
Talvez seja mais rápido (em termos de processamento) declarar as mxprev/myprev como globais e usar só um objeto pra mantê-las atualizadas. Não sei quantos objetos arrastáveis você tem, então não fiz desse jeito, mas não é complicado alterar.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Dúvidas sobre Sprites
» Duvidas sobre mouse e gml.(ainda tem uma duvida no ultimo post)
» [RESOLVIDO] Duvidas sobre Array's'
» [Resolvido]Mudar sprites ao passar mouse?
» [Resolvido]Duas duvidas sobre um jogo de plataforma
» Duvidas sobre mouse e gml.(ainda tem uma duvida no ultimo post)
» [RESOLVIDO] Duvidas sobre Array's'
» [Resolvido]Mudar sprites ao passar mouse?
» [Resolvido]Duas duvidas sobre um jogo de plataforma
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos