GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por mrHarris Qua 09 Fev 2011, 16:55

Bem pessoal... estou trabalhando em um maker, e já tenho quase tudo pronto, mas preciso de algumas coisas ainda.

Eu criei um objeto, que quando clicado, cria um objeto em uma determinada cordenada na room. Coloquei o seguinte codigo para fazer seu movimento.
Código:
if mouse_check_button(mb_left) {
x = mouse_x;
y = mouse_y;
}
Mas quando clico em um espaço vazio da room, o objeto vai até lá com em um jogo de rpg. Queria que ele só se movimentasse quando for arrastado pelo mouse.

Queria saber tambem como fazer para a pessoa escolher o sprite do computador. Já perguntei isso em outro topico, mas o codigo que o cara passou nao funcionou, acho que é porque tinha que apagar o sprite anterior, mas nao sei como fazer.

Já pesquisei aqui no forum, mas nao encontrei nada.


Última edição por Henrique Berto em Qui 10 Fev 2011, 00:14, editado 1 vez(es)
mrHarris
mrHarris

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por JV Justino Qua 09 Fev 2011, 18:03

Faz assim:
No create e no step coloque:
Código:
mx=x-mouse_x
my=y-mouse_y
mx e my serão como mouse_x e mouse_y

no evento Left Button coloque:
Código:
x=mx+mouse_x
y=my+mouse_y
Acho que dará certo
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por mrHarris Qua 09 Fev 2011, 18:36

Ei cara, deu certo, vlw.
Só tem um probleminha: quando movimento um bloco, o outro movimenta junto. Sabe como fazer pra mover um de cada vez?
mrHarris
mrHarris

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por JV Justino Qua 09 Fev 2011, 19:01

Mas isso está acontecendo mesmo com o outro objeto distante?
Ah, e em qual objeto você está usando os códigos?
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por mrHarris Qua 09 Fev 2011, 23:23

Estou usando o código em dois objetos: no player e no bloco.
E sim, quando arrasto um deles, outro que está distante se movimenta tambem
mrHarris
mrHarris

Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por Carlos L. Qui 10 Fev 2011, 10:13

Se eu entendi bem faça o seguinte, no create coloque o seguinte código.
Código:
_sel = false; //Variável que irá verificar se o objeto foi selecionado.
_mx = mouse_x;
_my = mouse_y;
No Step.
Código:
if (mouse_check_button(mb_left) && _sel = true)
{
    _sel = false;
    x = _mx+mouse_x;
    y = _my+mouse_y;

E no evento Mouse Enter.
Código:
_sel = true;

Pronto ta feito. Very Happy
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por saim Qui 10 Fev 2011, 11:59

O problema de usar mouse_enter é que, num objeto que se locomove, ele pode nunca retornar vedadeiro, a menos que O MOUSE tenha se mexido. Daí, por exemplo, deixar o mouse quieto, esperando o objeto cair no lugar e clicar, resultaria em nada. Pra mim, mouse_enter se restringe a animar botões estáticos. Pode ser mais interessante usar uma solução que não precise desse evento.

Pra usar no step event do objeto a ser movido:
Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id){ //se o bicho tá na mira
 if mouse_check_button(mb_left){        //se o gatilho tá apertado
  x=mouse_x
  y=mouse_y
 }
}

Esse código puxa a origem do sprite pra posição do mouse. Dá pra alterar ele de modo que o sprite simplesmente acompanhe o mouse, sem dar um salto pra encaixar a origem, com mais uma ou duas variáveis:

create
Código:
//cria variáveis pra funcionar como mouse_xprevious e mouse_yprevious, que não sei porque não são built-ins
mxprev=mouse_x
myprev=mouse_y
step
Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id){ //se o bicho tá na mira
 if mouse_check_button(mb_left){        //se o gatilho tá apertado
  x+=mouse_x-mxprev
  y+=mouse_y-myprev
 }
}

//agora, atualiza onde está o mouse pra ser a "posição anterior" no próximo step
mxprev=mouse_x
myprev=mouse_y

Talvez seja mais rápido (em termos de processamento) declarar as mxprev/myprev como globais e usar só um objeto pra mantê-las atualizadas. Não sei quantos objetos arrastáveis você tem, então não fiz desse jeito, mas não é complicado alterar.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites Empty Re: [Resolvido]Duvidas sobre mouse e sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos