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Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 11:24
Queria que quando a bola colidice com o gol ela voltace para onde ela começa no inicio da room , mas só ela e não todos os objetos voltar pra o lugar , apenas a bola.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 11:35
coloca na ação depois que faz o gol
Código:
with (obj_bola)
{
y=ystart
x=xstart
}
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 11:36
Olá! Existem variáveis que se chamam xstart e ystart, elas armazenam a posição inicial do objeto. Interessante, não? Então quando a bola colidir com o gol, só é definir as coordenadas X e Y dela como as variáveis.
Código:
x = xstart
y = ystart
Se estiver trabalhando com D&D, só é ir na aba Move e pegar o quadrado Jump to Start Position. Se não souber qual é, só passar o mouse por cima que aparece.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 11:55
Vei , mas é assim , o jogo é de futebol , então a bola começa no meio , o jogador pega a bola , então a bola deixa de existir e se torna obj_JogadoBola , quando ele chuta a bola aparece novamente , quando pûs esse codigo , depois que a bola colide com o gol ela volta para o pé do jogador.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:06
Tente assim assim!:
Código:
instance_create(x,y,obj_bola)//cria o objeto bola onde quizer.
instance_destroy(obj_JogadoBola)//destrói obj_JogadoBola.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:11
irlansn escreveu:Tente assim assim!:
Código:
instance_create(x,y,obj_bola)//cria o objeto bola onde quizer.
instance_destroy(obj_JogadoBola)//destrói obj_JogadoBola.
Isso está errado, a função instance_destroy não possui argumentos. Então, já que existem duas bolas, o que você pode fazer é destruir o objeto obj_JogadoBola, e depois criar o objeto bola no lugar que começa
Código:
instance_destroy()
instance_create(xl,yl,obj_BolaParada)
xl seria X do lugar que começa, e yl seria Y do lugar que começa.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:19
mais não da no mesmo? bom que seja
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:25
irlansn escreveu:mais não da no mesmo? bom que seja
Não, pois a função instance_destroy não possui argumentos, ela é Call-At-Once, como podemos chamar.
instance_destroy() <--- Não se coloca nada dentro, ela não tem argumentos. Vai ser destruído o objeto que tiver essa função declarada, para destruir objetos que não é você, usa-se o With. Pode encontrar um tutorial de With aqui no fórum, que eu postei, inclusive está fixado na categoria Iniciante e Intermediário(Índice de aulas e tutoriais por Dharrison)
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:28
Não é a mesma coisa Irlansn...Isto fará o objeto aparecer no lugar onde morreu depedendo do número do X e do Y.

Tópico:
Coloque isto na colisão:
Código:
instance_destroy()
x=xstart
y=ystart
Simples não?O X é o local da esquerda e direita e Y o de cima é de baixo, e o xstart é o local X onde iniciou o objeto e o ystar é o local Y onde iniciou o objeto, juntos eles fazem uma ação completa.


Espero ter ajudado...
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 12:33
kbcaecb escreveu:Vei , mas é assim , o jogo é de futebol , então a bola começa no meio , o jogador pega a bola , então a bola deixa de existir e se torna obj_JogadoBola , quando ele chuta a bola aparece novamente , quando pûs esse codigo , depois que a bola colide com o gol ela volta para o pé do jogador.
Ele tem dois objetos bola, um quando tá parado e outro quando tá no pé do jogador, então o correto seria destruir o objeto do pé e criar o objeto da bola parada no canto inicial. E se tu não vistes:
quando pûs esse codigo , depois que a bola colide com o gol ela volta para o pé do jogador.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 18:10
nenhum deu certo , o ultimo , a bola era destruida e não nascia mais.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 19:16
mann faz assim coloca na colisão da bola com o gol assim
Código:
instance_destroy()
ae vc add um event Destroy no obj bola e coloca assim
Código:
x=xstart
y=ystart
blz?! espero ter ajudado falow!!
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 19:27
Tbm não funcionou , a bola é destruida e não aparece mais.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 19:35
no evento Destroy coloca:
instance_create(x,y,Bola)

x e y os pontos da faze em
q vc que q ela apareça
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 19:38
entaum tenta colocar no event Destroy assim
Código:
instance_create(xstart,ystart,obj_bola)
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 20:02
Vei , nesses dois codigos acontecia assim : eu pegava a bola então aparecia o obj_JogadoBola e a bola continuava la , quando eu tocava ela pra frente e pegava ela denovo ela ficava se multiplicando e não destruia.
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 20:59
A melhor coisa a ser feita é quando o obj_jogador_bola chutar a bola o obj_jogador_bola tranforma em obj_jogador e cria o obj_bola.
Mais ou menos assim:
Código:
if keyboard_check(ord("X")){
instance_change(obj_bola,perfomevents);//passa de obj_jogador_bola para obj_bola
}

no step da bola:
Código:
if (codição da direção que o obj_player chutou a bola){
motion_set(dir,spee)
}

Caso não funcione use a função "instance_destroy() e instance_create(x,y,object)".

E pra bola voltar pro meio campo:
Código:

if gol = true{
gol = false //aqui o gol tem que voltar a ser false se não da erro
place_meeting(x,y,obj_ponto_inicial) //faz a bola encontrar seu ponto inicial
}

Se nada disso der certo me passa a engine por MP que eu vejo as condições pra concertar o erro.

Valeu essa?
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 21:04
Poim no evento colisão com o gol, instance_destroy() e instance_create(x,y,Bola).

para não ter erro, eu iria ver na room em qual x e qual y é o meio do campo para não deixar espaço para erros.

Mas cara, se for gol, n deveria todos os objetos voltarem para a posição inicial?


Última edição por Bolonheze em Qua 09 Fev 2011, 21:09, editado 1 vez(es)
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 21:08
Ow no meu aconteçe de quando pego a bola, cria o objeto jogadorbola mas a bola continua se multiplicando.

Como vc fez para ficar certo?
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Re: Reeniciar objeto quando colidir

em Qua 09 Fev 2011, 21:14
Ve em que evento a bola se multiplica e nele faz ela se destruir.
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