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[tutorial] Gml - Image_...
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[tutorial] Gml - Image_...
Oi galera, eu estou postando um pequeno tutorial sobre os codigos image, do gml.
lá vai:
Game Maker 8
image_alpha - O image_alpha serve para definir a translucides de um objeto, usa-se numeros de 0 a 1.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_alpha=0.5
image_angle - O image_angle serve para rodar uma sprite, geralmente usada em jogos top down.
Vale para: Game maker Pro
ex.: image_angle = direction
image_blend - Eu não conheço muito bem o image_blend, por isso, vou colocar o que esta no help do GM:
Mistura de cores utilizada ao desenhar o sprite. Um valor de c_white é o padrão. Quando você especificar um valor diferente a imagem é misturada com esta cor. Isso pode ser usado para colorir o sprite na mosca.
Vale para: Game maker Pro
ex.: (não tenho nenhum)
image_index - O image_index serve para selecionar uma subimage da sprite, lembrando que as sub images começam do 0.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_index=0
image_number - O image_number mostra quantas subimagens a sprite possui. Ela não pode ser mudada.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: global. sub = image_number
image_speed - O image_speed serve para definir a velocidade de transição entre as subimagens, usa-se numeros de 0 a 1.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_speed:0.5
image_xscale - O image_xscale serve para modificar o tamanho da sprite, 1 é o tamanho normal, 2 é o dobro (horizontal)
image_yscale - é igual o xscale, só que na vertical.
Valem para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_xscale=2
image_yscale=3
O que é subimage - Subimages são cada imagem que compoe uma sprite, sprites sem animação possuem uma subimage, com animação possuem mais de uma.
Fim
é isso ai galera, esse é o meu mini tutorial, postem ai o que acharam.
flw
lá vai:
Game Maker 8
image_alpha - O image_alpha serve para definir a translucides de um objeto, usa-se numeros de 0 a 1.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_alpha=0.5
image_angle - O image_angle serve para rodar uma sprite, geralmente usada em jogos top down.
Vale para: Game maker Pro
ex.: image_angle = direction
image_blend - Eu não conheço muito bem o image_blend, por isso, vou colocar o que esta no help do GM:
Mistura de cores utilizada ao desenhar o sprite. Um valor de c_white é o padrão. Quando você especificar um valor diferente a imagem é misturada com esta cor. Isso pode ser usado para colorir o sprite na mosca.
Vale para: Game maker Pro
ex.: (não tenho nenhum)
image_index - O image_index serve para selecionar uma subimage da sprite, lembrando que as sub images começam do 0.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_index=0
image_number - O image_number mostra quantas subimagens a sprite possui. Ela não pode ser mudada.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: global. sub = image_number
image_speed - O image_speed serve para definir a velocidade de transição entre as subimagens, usa-se numeros de 0 a 1.
Vale para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_speed:0.5
image_xscale - O image_xscale serve para modificar o tamanho da sprite, 1 é o tamanho normal, 2 é o dobro (horizontal)
image_yscale - é igual o xscale, só que na vertical.
Valem para: Game maker Lite/Pro
ex.: image_xscale=2
image_yscale=3
O que é subimage - Subimages são cada imagem que compoe uma sprite, sprites sem animação possuem uma subimage, com animação possuem mais de uma.
Fim
é isso ai galera, esse é o meu mini tutorial, postem ai o que acharam.
flw
Tedi Ripper- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [tutorial] Gml - Image_...
Certamente é um tutorial básico, certamente ajuda, mas leia as regras de postagem de tutoriais, ok?E Organize os codigos com a função code do BBCode...Ficará bem mais organizado.
Até!
Até!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
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