GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

5 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Ilg 15 Sáb 05 Fev 2011, 20:08

Olá pessoal
Tenho um problema
minha navesinha bonitinha esta se movimentando normal, meu sprite esta "em pé", e ele assim não anda para a frente e sim para os lados, mas se eu deixar ele deitado ele anda para frente normalmente. O problema é que em meu jogo a nave tem que começar em pé.
o código q eu estou usando no evento step é este
Código:

if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
 image_angle=direction
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
 image_angle+=5
}

if (keyboard_check(vk_up))
{
 speed=5
}
if (keyboard_check_released(vk_up))
{
 speed=0
}

if (keyboard_check(vk_down))
{
 speed=-5
}
if (keyboard_check_released(vk_down))
{
 speed=0
}

o que esta errado?

só para aproveitar o topico gostaria de saber com fazer a tela andar sozinha sem seguir ninguem, eu sei que é com views mas não sei como se usa.
Procurei no forum mas não achei. No google e youtube tbm.
Se alguem podesse me ajudar ficaria grato.
ILG 15


Última edição por Ilg 15 em Dom 06 Fev 2011, 14:15, editado 1 vez(es)
Ilg 15
Ilg 15

Data de inscrição : 04/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Luca$*** Sáb 05 Fev 2011, 20:22

na sua primeira duvida coloque no create da nave o code:
Código:
direction=90
e no evento da teclas right e left vc coloca
Código:
image_angle=direction
quanto a sua segunda duvida,eu colocaria um objeto na room invisivel e colocaria a room pra seguir ele
Luca$***
Luca$***

Data de inscrição : 26/12/2009
Reputação : 13
Número de Mensagens : 193
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por JV Justino Sáb 05 Fev 2011, 20:35

Não entendi muito bem, mas acho q é o seguinte:

O erro está aqui:
Código:
if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
 image_angle=direction
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
 image_angle+=5
}
Isso faz com que a image_angle só mude quando a right ou left
O certo seria:
Código:
image_angle=direction
if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
}

Assim image_angle sempre será a direction
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Romano Sáb 05 Fev 2011, 20:38

Bom o direction funciona na mesma forma que os ângulos na tela,
[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Images?q=tbn:ANd9GcRSa-dcMwMUs590XMC0CkBXMExcTOzku7IvBlFBs06x_aE8Dmkpgw
Sendo assim você escolhe a direção inicial da nave conforme a direção do sprite colocando na variável direction o ângulo para onde ela esta indo.

Na sua segunda duvida, na tela das rooms, em background tem dois botões, Hor.speed e Ver.speed é só você definir um valor ali e a tela se move conforme esse valor.

Qualquer coisa estamos ai. ;)
Romano
Romano

Data de inscrição : 08/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 44
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Ilg 15 Dom 06 Fev 2011, 11:16

Olá pessoal
muito obrigado mas o meu real problema é que a nave não está voando para a frente e sim para os lados.
Estarei postando um link de download de como esta. Não precisa concertar e enviar, só me dizer o que esta errado
http://www.4shared.com/file/mu5UL9ls/nave.html

PS: minha nave esta em pé, se eu deitar a sprite o código funciona, mas no jogo ela fica em pé, e qual seria o código para a room seguir o objeto? desculpem o incomodo
Ilg 15
Ilg 15

Data de inscrição : 04/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por uriel.56 Dom 06 Fev 2011, 13:23

Tenta apagar todo o seu código do step e bota isso

Spoiler:

e para seguir a nave, va na room do seu game, va na aba ''views''

e marque as duas primeiras caixas ( nelas estão escritas -> enable the use of views e na outra visible whem room start)

depois nas ultimas opções, em ''obj_following'' bote o seu obj_nave
uriel.56
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Ilg 15 Dom 06 Fev 2011, 14:14

bom, ficou estranho, ela não esta girando, mas acho q posso mudar algumas coisas no jogo para não ter a rotação da nave, muito obrigado a todos e desculpem o incomodo
Ilg 15
Ilg 15

Data de inscrição : 04/02/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 14
Prêmios : [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Empty Re: [Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos