GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite

Mensagem por Markituh Sáb 05 Fev 2011, 22:23

Olá a todos. Recentemente aprendi a como usar as funções lengthdir_x e lengthdir_y, e consegui usar elas para o propósito de desenhar a sprite ao redor do player, para fazer um indicador de direção. Só que a sprite fica parada, eu queria que ela rotacionasse, mas isso só seria possível usando draw_sprite_ext, que é pra versão Pro. Sim, eu tenho a versão Pro, mas eu quero tentar fazer a rotação na Lite, pois sei que de alguma forma é possível. Pensei em talvez usando lengthdir, mas isso não ia adiantar. Tentei desenhar um triângulo com lengthdir, que é a forma desenhada na sprite, mas não deu muito certo.

Eu tenho um player de 64x64, uma esfera azul. Uma seta triangular de 32x32. Minha dúvida é: Eu posso rotacionar com o Lite, ou apenas com a função draw_sprite_ext? Obrigado.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty Re: [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 06 Fev 2011, 10:58

Não querendo te desanimar, mas é realmente impossível usar algum recurso DirectDraw pra rotacionar se estiver programando na versão Lite. Mas há uma forma sim, você provavelmente já sabe.

O jeito é criar sprites com as todas (ou parcial) as direções. Lá no editor de sprites, vá no menu Animation -> Rotation Sequence -> Clockwise. Crie subimagens para as direções que vai precisar.

Um exemplo, assimilando o sprite à direção (360 subimagens):
Código:
image_index := direction

Com 180 subimagens, seria:
Código:
image_index := direction/2

Com 90...
Código:
image_index := direction/4

E assim por diante...

No Game Maker 4, que eu já usava, rotação só podia ser feita dessa forma, não há recurso para rotacionar por função nele. O resultado é legal. Lembre-se de que jogos antigos como Diablo e Diablo 2 usavam muito esse recurso de ter um sprite para cada direção. E os jogos são fodas.
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty Re: [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite

Mensagem por Markituh Dom 06 Fev 2011, 23:10

Sim, eu pensei nesse meio, mas o problema é que deixa o projeto lento e um pouco pesado...(Aqui quase que travava o programa) Obrigado pela resposta.

Ah e, o correto seria Counter-Clockwise, já que a positividade dos ângulos começa para a esquerda. Para comprovar, faça um teste com a função point_direction e dá pra perceber. Novamente obrigado pela resposta, foi só uma questão de conhecimento Smile Tópico resolvido.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite Empty Re: [Resolvido]Rotacionar sprite com Game Maker Lite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos