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[Extensão]GML SDK v1.0

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[Extensão]GML SDK v1.0 Empty [Extensão]GML SDK v1.0

Mensagem por Jiraya Qui 03 Fev 2011, 22:00


[Extensão]GML SDK v1.0 Gmlsdk%20logo1

Este é um kit de desenvolvimento util.
esta sdk da suporte para jogos de plataforma,rpg e 3D.
possibilitando ao programador fazer coisas complexas com poucas linhas de códigos.
alguns pequenos exemplos feitos com a SDK
[Extensão]GML SDK v1.0 SDKPF
a sdk lhe permite fazer com que o objeto ande sobre qualquer terreno.
[Extensão]GML SDK v1.0 SDKRPG
tbm da suporte para jogos visao rpg classico.
a sdk pode facilmente configurar a sprite dos movimentos do personagem com apenas uma linha de código [rpg_define_sprite]
[Extensão]GML SDK v1.0 SDKD3D%C2%B7
a SDK tbm da suporte total para o 3d, e continua sendo facil de usar.
com 2 linhas de códigos permite ao programador iniciar e projetar a camera.
a sdk tbm permite carregar varios formatos de modelos como
.d3d,.mod,.x,.md2,.md3,.vtx,.obj,.c
os seguintes formatos .md2 e .md3 sao formatos que podem ser carregados com animaçao.
esse tipo de formato pode ser obtido usando o programa "milkshape3D".
a sdk vem com textura ecrã,sistema de colisao[modmod],ect...
tbm com algums funçoes utilitarias denominadas "system"
ex:system_pause(bool pause); sao funçoes para ajudar na criaçao de jogos.
SDk tbm vem com STL Sound Time Line. onde vc pode criar uma linha do tempo especial para tocar sons em sequencia.
para fins como um "MelodyMaker".
tudo isso em apenas um arquivo .gex
;]

size 3.35 mbs
http://dl.dropbox.com/u/34810606/Files/GMLSDK.rar

IMPORTANTE!
todas as funçoes extra, estao dentro do arquivo .GEX e para usar essas funçoes é necessário instalar a extensao GMLSDK.gex no seu game maker, aqui tem um tutorial de como instalar extensoes.
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao
================================================================

[créditos]
Hanson
Omciron
amd42
LCS

[LISTA DE FUNÇOES]
[Platform][pf]
Código:

pf_init();//inicia as definiçoes para plataforma
pf_auto_move()//Ia simples de movimento aleatorio
pf_define_sprite(parado,andando,pulando,caindo);//nomeie os argumentos com o nome das sprites correspondentes
pf_get_direction()//retorna a direçao em scale, se estiver para a direita retorn a 1 se nao a -1
pf_get_ramp_angle()//retorna ao angulo da rampa
pf_gravity(valor);//define a gravidade e a fisica no terreno
pf_move(direção,velocidade);//move o objeto para as direçoes 0=direita,180=esquerda ou use RIGHT ou LEFT
pf_reset();//reseta as definiçoes de sprite para o padrao
pf_set_key_jump(key);//define a tecla de pulo, para que o sistema evita bugs
=============
[RPG]
Código:

rpg_init()//inicia as definiçoes para rpg
rpg_auto_move()//ia simples de movimento aleatório 4 direçoes
rpg_auto_move_define(time max,speed);//define o tempo maximo entre cada movimento e a velocidade
rpg_auto_xscale();//retorna a direçao em xscale do personagem, se estiver para a direita entao retorna a 1 se nao retorna a -1
rpg_define_sprite(direita,cima,esquerda,baix);//defina os argumentos com os nomes correspondentes das sprites
rpg_depth();//define a fundura automatica
rpg_draw_shadow()//desenha uma simples sombra
rpg_end();//finaliza o modo rpg
============================================
[D3D]
Código:

d3d_init();//inicia o modo 3d com definiçoes padrao
d3d_End();//finaliza o modo 3d
[Sistema de colisao 3d]
d3d_begin_collision();//inicia uma nova instancia de colisao e retorna a id da instancia
d3d_add_block(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um bloco a instancia de colisao 3d
d3d_add_floor(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um floor a instancia de colisao 3d
d3d_add_wall(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um wall a instancia de colisao 3d
d3d_add_cilinder(x1,y1,z1,x2,y2,z2,closed,step);//add um cilindro a instancia de colisao 3d
d3d_add_point(x,y,z);//add um ponto a instancia de colisao 3d
d3d_add_triangle(x1,y1,z1,x2,y2,z2,x3,y3,z3);//add um triangulo a instancia de colisao 3d
d3d_add_model(file);//add um modelo .d3d externo para a instancia de colisao 3d
d3d_add_obj(file);//add um modelo .obj externo para a instancia de colisao 3d
d3d_end_collision();//finaliza a instancia de colisao
d3d_check_collision(ind1,x1,y1,z1,ind2,x2,y2,z2);//checa a colisao entre 2 instancias nas coordenadas
==============================================================================
d3d_camera(x,y,z,xrot,yrot,zoom);//desenha uma camera padrao
d3d_clear_depth();//limpa o depth 3d
d3d_create(x,y,z,object);//cria uma instancia 3d
d3d_get_triangles()
d3d_load_ext(ind,filename,normals,step);//carrega um modelo externo .x,.vtx,.mod,.c
[MD2 animated models]
d3d_load_md2(filename);//carrega uma modelo .md2 com animaçao
d3d_md2_animation_speed(ind,speed);//define a velocidade de animaçao de um modelo .md2
d3d_md2_draw(ind,x,y,z,texture);//desenha um modelo md2 com animaçao
d3d_md2_frame_index(ind);//retorna a frame atual de um modelo .md2
d3d_md2_frames(ind);//retorna ao numero de frames do modelo .md2
======================================================
[MD3 animated models]
d3d_load_md3(filename);//carrega uma modelo .md3 com animaçao
d3d_md3_animation_speed(ind,speed);//define a velocidade de animaçao de um modelo .md3
d3d_md3_draw(ind,x,y,z,texture);//desenha uma modelo .md3 com animaçao
d3d_md3_frame_index(ind);//retorna a frame atual de um modelo .md3
d3d_md3_frames(ind);//retorna ao numero de frames de um modelo .md3
==============================================
d3d_load_obj(filename);//carrega um modelo .obj[wavefront]
d3d_ortho();//inicia uma visao ortografica para desenhos 2d junto ao 3D
d3d_ortho_end();//finaliza o modo ortografico
d3d_reflex();//atualiza texture ecrã view
d3d_relfex_texture()//usa a textura ecrã view como textura de modelos
d3d_transform(x,y,z,xrot,yrot,zrot,xscale,yscale,zscale);//inicia um eixo 3d

[Sound Time Line][STL]
Código:

stl_create();//cria uma sequencia de som e retorna a id da sequencia
stl_add_sound(ind,sound,time);//add um som a sequencia
stl_loop(ind,loop);//define se a sequencia fara loop quando acabar
stl_play_sound(ind);//toca a sequencia e retorna a true quando o som for tocado
stl_remove_sound(ind,pos);//remove um som da lista
stl_time(ind);//retorna ao tempo maximo de uma sequencia de som
stl_time_current(ind);//retorna ao tempo atual de um sequencia de som

[System]
Código:

[MENU]
system_create_menu();//cria um menu simples e retorna a id do mesmo
system_add_menu(ind,string);//add um iten ao menu
system_draw_menu(ind,x,y);//desenha o menu na tela
system_menu_color(ind,color1,color2,alpha);//define as cores e o alpha do menu
system_menu_set_key(ind,keyup,keydown);//define as teclas de controle do menu
system_menu_state(ind);//retorna ao id do iten selecionado na lista
system_menu_text_color(ind,color1,color2);//define as cores do texto no menu
system_remove_menu(ind,pos);//remove um iten da lista
=================================
[Array3D]
system_create_array3D();//cria uma array tridimensional e retorna a id dessa array
system_set_array3D(ind,x,y,z,val);//define o valor da array
system_get_array3D(ind,x,y,z);//retorna ao valor da array
=========================================
system_disk();//retorna ao disco no qual o programa foi executado[ex:"C:\" ou "D:\" ou "E:\" ect....]
system_file_size(file,type);//retorna ao tamanho do arquivo type=typo de retorno KBYTE,MEGABYTE,GIGABYTE
system_md5(string);//criptografa uma string,[nota] n tem como descriptografar de volta
system_pause(pause);//pausa o sistema exeto o objeto no qual a funçao foi executada [ex_pause(true);]
system_read_file(filename);//le todo o arquivo
system_write_file(filename,string);//escreve uma string num arquivo
=======================================================================

[Constants]
Código:

GIGABYTE
KBYTE
LEFT
MEGABYTE
NULL
RIGHT


Última edição por Jiraya em Sex 12 Ago 2011, 05:59, editado 22 vez(es)
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Mensagem por F. Nizzio Qui 03 Fev 2011, 22:12

Nossa cara, muito foda, não encontrei nenhum bug que me atrapalhou muito.
Depois vou tentar fazer um jogo simples 3D com esse GML-SDL.
A mais nova magnifica criação do Orochi aprovada pelo Nizzio o/ (grande coisa xD)
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Mensagem por LCS Sex 04 Fev 2011, 00:13

cara o rpograma é perfeito alem de ser muito util é muito facil com poucas linhas o cara define o movimento do player do jogo inteiro

o programa é perfeito nao tem nem o que falar cara como sempre tu surpreende a todos
tu é o cara orochi

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Mensagem por bill gates Zona sul Sex 04 Fev 2011, 00:39

muito legal essa engine ai , pena eu nao ter mais tanto tempo disponivel para o game maker té+ ver flw

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Mensagem por donte Sex 04 Fev 2011, 00:50

caramba, realmente, não existe coisa melhor, só pena que é dificil encontrar programas faceis para 3D como o blender e que funcione pelo menos o .obj.
Muito boa! nota 10!
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[Extensão]GML SDK v1.0 Empty Re: [Extensão]GML SDK v1.0

Mensagem por PedroX Sex 04 Fev 2011, 11:49

Muito bom cara. Simplesmente fantastico. Eu gostei muito do 3D.
O sistema de sprites de RPG tambem é muito bom. Esta de parabens...


Até mais.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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[Extensão]GML SDK v1.0 Empty Re: [Extensão]GML SDK v1.0

Mensagem por itallo Sex 04 Fev 2011, 12:42

cara esse SDK vai ajudar muito nego!!!
achei irado a parada do som, que fica apitando toda hora.
+1 pra ti.
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Mensagem por SIGILOSO Sex 04 Fev 2011, 13:14

Fantástico meu garooootooo!
Você criou quase que uma enciclopédia no GM! Continue espremendo a obra do tio Overmars até não poder mais. Belo trabalho! _o/
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Mensagem por Jiraya Sex 04 Fev 2011, 13:43

vlw pessoal! Happy
estou tentando melhorar a SDK, vou tentar colocar um kit de particulas, e tbm tentar simplificar a 39dll e entao colocar na sdk, e tbm irei tentar fazer a sdk trabalhar com diversos formatos de sons, tais como .ogg.
=================================
vou postar a lista de funçoes ainda hoje.
;]
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Mensagem por Godsil4 Sex 04 Fev 2011, 13:56

ah kra q pena me deu um bug no meu :\
Spoiler:
quria mto ver sua engine, elas são
sempre mto boas
n faso ideia de como ele aconteceu,
mas quando fui inicia o arquivo Gmk
apareceu o aviso:
Cannot find extencion package: GMLSDK

----edit----
ah agora entendi,
n sei o q deu mais meu GM8
volto de versão n sei pq, dai ele
n tem Script ainda :| (nem path)
vo tenta ageita isso e dps se consegui
mando otro edit comentando

----edit2---
agora n entendi, atualizei meu GM
dinovo e baixei sua engine dinovo mas
quando abro n aparece nenhum script Suspect
mals ai pelo transtorno mas se eu consegui
resolve do um edit 3 :oops:
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Sex 04 Fev 2011, 14:13

GM8 PRO escreveu:An error occurred installing the extension package.
hmm não deu pra testar, apareceu isso...
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Mensagem por Jiraya Sex 04 Fev 2011, 14:24

Godsil4 escreveu:ah kra q pena me deu um bug no meu :\
Spoiler:
quria mto ver sua engine, elas são
sempre mto boas
n faso ideia de como ele aconteceu,
mas quando fui inicia o arquivo Gmk
apareceu o aviso:
Cannot find extencion package: GMLSDK
vc instalou a extensao no seu game maker?
aqui tem um tutorial de como fazer isso
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao

luiz_100juizo escreveu:
GM8 PRO escreveu:An error occurred installing the extension package.
hmm não deu pra testar, apareceu isso...
qual a versao do seu game maker?
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Sex 04 Fev 2011, 14:27

é gm8 pro
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Mensagem por Joao3574 Sex 04 Fev 2011, 14:38

bem o meu aparece esse error :

Spoiler:

Onde eu baixo essee tal de ''GMLSDK'' ( se for pra baixar .-. )
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Mensagem por Mr. Kaleb Sex 04 Fev 2011, 14:42

Aff Jiraya, vai ser f0da assim lá na China (brincadera hehe), tu é o cara mano, nem sei o que dizer, faço minhas as palavras dos demais.
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Mensagem por Godsil4 Sex 04 Fev 2011, 22:50

noss agora instalei o negocio Happy
mals ai tinha menor noção de pra
q servia aquele '+' paoskaposk

a engine ta mto boa, cumpre o q
promete e um poco mais Razz

n to nem perto do nivel dessa engine
por isso n posso mto bem avalia ela
e tbm n entendi quase nada
mas o 3D ta d+ gostei mto Happy
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[Extensão]GML SDK v1.0 Empty Re: [Extensão]GML SDK v1.0

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 05 Fev 2011, 10:32

eai jyraia? Sabe o pq do fail q deu nu meu? Sua gex é o q estava precisando, mas não instala o.O
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Mensagem por vinians Sáb 05 Fev 2011, 10:38

Fantastico. Parabéns pela coleção de engines e por disponibilizar no fórum, vai ajudar muita gente!
vinians
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Mensagem por Anderson3d Sáb 05 Fev 2011, 11:22

Cara sensacional. Se vc adicionar a 39DLL eu faço um jogo em sua homenagem pode ter certeza. To criando exemplos aqui com o engine de plataforma. Até então muito bom mesmo.
Depois tentarei algo no 3D.
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Mensagem por Jiraya Sáb 05 Fev 2011, 12:02

luiz_100juizo escreveu:eai jyraia? Sabe o pq do fail q deu nu meu? Sua gex é o q estava precisando, mas não instala o.O
voce fez como dito no tutorial que eu tinha apontado no primeiro post?
pode me enviar uma screenshot do erro por mp ?

vinians escreveu:Fantastico. Parabéns pela coleção de engines e por disponibilizar no fórum, vai ajudar muita gente!
vlw Vinians, esse era o objetivo, fico feliz que a sdk esteja ajudando.

Anderson3d escreveu:Cara sensacional. Se vc adicionar a 39DLL eu faço um jogo em sua homenagem pode ter certeza. To criando exemplos aqui com o engine de plataforma. Até então muito bom mesmo.
Depois tentarei algo no 3D.
x] vlw, e seria uma honra para mim, criarem um jogo em minha homenagem.
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