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Problema com código de GO->!

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Problema com código de GO->! Empty Problema com código de GO->!

Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 13:42

Eu criei 3 objetos:

obj_player
obj_inimigo
obj_bloqueio
obj_GO

No obj_player:

Step:

Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}

E botei na colisão dele com o obj_inimigo destroy intance obj_inimigo!


Ai eu mando começar o jogo e apareçe:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 6:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.



Alguém poderia me ajudar concertando esse codigo para mim?!

Agradeço antes!
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Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 13:53

A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
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Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 14:01

o obj_bloqueio ja começa destroido, ele não apareçe!
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Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 14:06

Por que você colocou pra destruir no Step >_< E também, eu acho que sei o que você quer fazer, você esqueceu de colocar o else antes do destroy.
Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
else
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}
Que problemas simples de sintaxe Happy" Recomendo a você ler as aulas do reddragon e talvez do Alex FC, algumas devem explicar sobre sintaxe. Ou melhor, leia o curso de GML criado pelo Dharisson, está fixado na categoria Tutoriais de Iniciante e Intermediário.
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Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 14:19

Aparece isso:


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 7:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.
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Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 14:50

Eu não já te disse por que aparece? Parece que nem leu, só copiou o código.
A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
E caso você novamente não tenha nem lido o que eu disse, substitua o instance_destroy(obj_bloqueio) pelo código do quote. =/
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Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 15:07

Cara eu não to conseguindo de jeito nenhum!

Vou te mandar a minha engine de teste ai vc conserta ela para mim e me manda de volta por favor!

http://www.4shared.com/file/UC3nBxMV/Teste_GO.html
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Mensagem por saim Sex 04 Fev 2011, 10:41

Velho, ele já te explicou duas vezes, consertar sua engine não vai te ensinar nada.
A função "instance_destroy()" não aceita argumentos. Se você colocar qualquer argumento, ela dá erro. "Argumento" é aquilo que você coloca nos parênteses da função.
Você está usando "instance_destroy(obj_bloqueio)". Nesse caso, obj_bloqueio é o argumento, que não deveria existir.
Pra destruir um objeto que não é aquele que está chamando o código, você usa um "with". Tudo que está dentro do "with" passa a ser olhado como se estivesse dentro do objeto-argumento da função. Então escrever
Código:
with (obj_bloqueio){
//qualquer coisa
}
É o mesmo que ir lá no obj_bloqueio e escrever "//qualquer coisa".
Agora deu pra entender o código do Markituh?

Curiosidade: a função "with" tem a propriedade de considerar a instância que chamou a função como "other". Então, se você quiser passar valores de variáveis, por exemplo, pode usar "variável_nova=other.variável_original"
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Mensagem por Markituh Sex 04 Fev 2011, 11:05

Opa, obrigado pela explicação Happy Eu teria explicado mais mais isso ele poderia ter aprendido num tutorial, no Curso de GML do dharrison, nas aulas do Reddragon, etc. Deu pra entender agora iFaé?

E sobre essa curiosidade, legal saber, eu nem sabia disso Razz Eu ficava armazenando várias variáveis para deixar dois objetos com a mesma, mas depois de saber disso nem precisa mais! Valeu! Viu, nós podemos ensinar e ao mesmo tempo aprender ;)
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