Conectar-se
Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Número de Mensagens : 455
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : -14

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://matheusfaegames.blogspot.com

Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 13:42
Eu criei 3 objetos:

obj_player
obj_inimigo
obj_bloqueio
obj_GO

No obj_player:

Step:

Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}

E botei na colisão dele com o obj_inimigo destroy intance obj_inimigo!


Ai eu mando começar o jogo e apareçe:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 6:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.



Alguém poderia me ajudar concertando esse codigo para mim?!

Agradeço antes!
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 13:53
A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Número de Mensagens : 455
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : -14

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://matheusfaegames.blogspot.com

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 14:01
o obj_bloqueio ja começa destroido, ele não apareçe!
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 14:06
Por que você colocou pra destruir no Step >_< E também, eu acho que sei o que você quer fazer, você esqueceu de colocar o else antes do destroy.
Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
else
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}
Que problemas simples de sintaxe Happy" Recomendo a você ler as aulas do reddragon e talvez do Alex FC, algumas devem explicar sobre sintaxe. Ou melhor, leia o curso de GML criado pelo Dharisson, está fixado na categoria Tutoriais de Iniciante e Intermediário.
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Número de Mensagens : 455
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : -14

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://matheusfaegames.blogspot.com

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 14:19
Reputação da mensagem: 0% (1 votos)
Aparece isso:


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 7:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 14:50
Eu não já te disse por que aparece? Parece que nem leu, só copiou o código.
A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
E caso você novamente não tenha nem lido o que eu disse, substitua o instance_destroy(obj_bloqueio) pelo código do quote. =/
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Número de Mensagens : 455
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : -14

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://matheusfaegames.blogspot.com

Re: Problema com código de GO->!

em Qui 03 Fev 2011, 15:07
Cara eu não to conseguindo de jeito nenhum!

Vou te mandar a minha engine de teste ai vc conserta ela para mim e me manda de volta por favor!

4shared.com/file/UC3nBxMV/Teste_GO.html
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: Problema com código de GO->!

em Sex 04 Fev 2011, 10:41
Velho, ele já te explicou duas vezes, consertar sua engine não vai te ensinar nada.
A função "instance_destroy()" não aceita argumentos. Se você colocar qualquer argumento, ela dá erro. "Argumento" é aquilo que você coloca nos parênteses da função.
Você está usando "instance_destroy(obj_bloqueio)". Nesse caso, obj_bloqueio é o argumento, que não deveria existir.
Pra destruir um objeto que não é aquele que está chamando o código, você usa um "with". Tudo que está dentro do "with" passa a ser olhado como se estivesse dentro do objeto-argumento da função. Então escrever
Código:
with (obj_bloqueio){
//qualquer coisa
}
É o mesmo que ir lá no obj_bloqueio e escrever "//qualquer coisa".
Agora deu pra entender o código do Markituh?

Curiosidade: a função "with" tem a propriedade de considerar a instância que chamou a função como "other". Então, se você quiser passar valores de variáveis, por exemplo, pode usar "variável_nova=other.variável_original"
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Problema com código de GO->!

em Sex 04 Fev 2011, 11:05
Opa, obrigado pela explicação Happy Eu teria explicado mais mais isso ele poderia ter aprendido num tutorial, no Curso de GML do dharrison, nas aulas do Reddragon, etc. Deu pra entender agora iFaé?

E sobre essa curiosidade, legal saber, eu nem sabia disso Razz Eu ficava armazenando várias variáveis para deixar dois objetos com a mesma, mas depois de saber disso nem precisa mais! Valeu! Viu, nós podemos ensinar e ao mesmo tempo aprender ;)
Conteúdo patrocinado

Re: Problema com código de GO->!

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum