[Tutorial] Como calcular o tempo de sua animação (Em segundos)

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[Tutorial] Como calcular o tempo de sua animação (Em segundos)

Mensagem por Thiago_o_programador em Qui 03 Fev 2011, 11:34

Nome: Como calcular o tempo de sua animação em segundos.
O que sera aprendido? Como fazer para calcular quanto tempo uma animação dura em segudos e após isso converter em steps.
Nivel: Iniciante/Intermediario
Plataforma Game Maker 7/8 Lite/PRO

Bem eu particulamente não sabia como fazer para calcular então sempre usava o evento "Animation End" as vezes funciona as vezes parava antes da hora e as vezes nem saia a imagem, então resolvi "inventar" varias formular para se calcular isso e por fim consegui e agora vou lhes passar tal conhecimento divino.

Com as mão na massa, em primeiro lugar abra seu game maker > vá em sprite > load sprites > vá na pasta de sprites no GM em Cards e então abra o "Simbols_strip7.png"

Crie um objeto chamado "obj_texte" ou qualquer outro nome, então coloque o sprite.
Agora começaremos o calculo, no create é importante definirmos qual a velocidade da imagem, ou seja usaremos a variavel "image_speed" pode ser qualquer valor, mas para este tutorial usaremos 0,3 ou seja:
Código:
image_speed=0.3
Agora o calculo, a maioria das pessoa acha a velocidade da room muda alguma coisa, mas na verdade não deixa a penas o jogo mais lento mais os steps de alarms e outras coisas continuam iguais, então não mecheremos lá, agora puegue a quantidade de subimages ou de imagens sobrebostas para criar uma animação, nesse caso sete, então multiplique pelo image_index, ou seja:
Código:
0.3*7=2.1 //então corta-se a virgula nos dando um total de 21
você ja sabe quantos steps são para a animação passar na velocidade actual, e para testar você pode colocar um alarm no create exemplo:
Código:
alarm[0]=21 //21 Foi o valor encontrado
e no evento do alarm para ele se destruir:
Código:
instance_destroy()
perceba que exatamente ao terminar da ultima subimage ele se destroy. Bem, espero que tenham gostado, até a proxima! Happy

Thiago_o_programador

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Re: [Tutorial] Como calcular o tempo de sua animação (Em segundos)

Mensagem por Mr. Kaleb em Qui 03 Fev 2011, 11:44

Legal, não sabia desse metodo.
Também existe o Animation End, só que no seu caso, nós podemos armazenar em variaveis e usar em varias partes do jogo, bem legal.
FLW

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