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Como fazer animação de personagem andando?552

Como fazer animação de personagem andando?

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Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Rafael Giovannini em Qua 2 Fev 2011 - 4:41

Estou planejando criar um jogo.
Ja estou indo muito bem na criação dos gráficos, porém é fácil fazer pedras, árvores e etc, pois são parados.
Agora estou me quebrando pra fazer a animação do meu personagem andando.
Vejo tantos jogos por aí, como os jogos de SNES, que as animações são perfeitas, vejo até jogos indie lá na yoyo games que os caras fazem o player andando direitinho.
Como meu forte é pintura digital, ainda fica mais difícil, pois eu desenhoo player, mais e pra fazê-lo andar?
Eu devo "recortar" as pernas dele? E as mãos eu tmb recorto?
Vejo no youtube os caras animando personagens, parece tão fácil, mais estou levando uma surra pra fazer uma simples animação do player andando para frente.
Por favor, nunca fiz uma animação de player antes, aquele aqui do fórum que já é mais expert em animações de personagens, por favor me mandem uma luz, pois não sei nem por onde iniciar.
Vejo alguns aqui do fórum fazendo animações de players andando em pixel art, que é mais difícil ainda, como vc's fazem pra animar as pernas andando?
Espero por alguma dica ou algum pequeno tutorial, pois não achei nenhum tutorial de animação na net, e olha que o meu personagem não é em pixel art e sim em pintura digital.
Vlw pela atenção e obrigado a todos.

-RAFAEL GIOVANNINI-

Rafael Giovannini

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por uriel.56 em Qua 2 Fev 2011 - 9:45

o jeito mais simples de ANIMAR é vc desenhar em um só sprite, todos os conteudos de movimentos, Tipo braços, pernas, cabeça, isso tudo separado..
daí voce vai montando a animaação em outro sprite ( eu faço assim né ) Razz

uriel.56

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Rafael Giovannini em Qua 2 Fev 2011 - 9:59

Aeeeee, parece que todos nesse fórum ignoram meus tópicos e eles caem no esquecimento...
Mais alguma alma boa respondeu!
Que deus te abensoe rapaz@
Bem, como assim? Sei desenhar brasos separados e pernas, mais e os braços de traz? e as penas de traz? como devo desenhalas? e como animo se vai estar tudo separado?
Vlw pela atenção, e acho essa sua dica boa, só preciso de mais esclarecimentos sobre ela, será que vc não poderia me dar uns exemplos? ou um mini do mini tutorial?
Vlw!


-RAFAEL GIOVANNINI-

Rafael Giovannini

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 2 Fev 2011 - 12:59

Rafael Giovannini escreveu:Aeeeee, parece que todos nesse fórum ignoram meus tópicos e eles caem no esquecimento...

Impressão sua. Talvez essa categoria do fórum seja menos visitada.

Animação não é tão difícil se você seguir por etapas. Você quase nunca cria uma sequência da animação já com a arte finalizada, a menos que esteja bastante acostumado. Primeiro você cria um esboço, um esqueleto, daquilo que pretende animar e faz a sequencia apenas de forma mais simples, sem detalhes.

Depois, seguem as etapas da confecção do desenho por cima do esboço que foi feito anteriormente. Aí depende de cada "artista", não há regra pra isso. Cada um tem seu estilo. Mas o lance é que o esboço facilita muito esse desenvolvimento de animações.

Eu não sou muito ruim pra criar arte, poderia fazer um tutorial mais detalhado, mas acredito que não seja necessário pois há vários na net e você é uma pessoa inteligente. Boa sorte!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por guilhermemig17 em Qua 2 Fev 2011 - 13:18

tipo cara
o jeito que eu faço em 2D é criar frames(normal, e usado em 3D tbm)
ou seja:
eu monto o personagem
e monto a mesma imagem so que movendo sua perna

depois eu junto isso com programação, e aumento os frames do jogo, fazendo ser muito melhor... Pareçendo que ele anda
Tem outro jeito como:
criar as partes do corpo separada, e definir a posição delas com a programação...
espero ter ajudado!
vlw

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Rafael Giovannini em Qua 2 Fev 2011 - 14:01

Vlw gente!
Amigo Ninja obrigado por me ajudar e explicar, e vlw pelo inteligente!
Amigo guilherme vc é o cara!
Sério mesmo, já havia me esquecido queo GM, pode junta as partes e animar em programação!
Uma vez eu baixei uma engine que o nome era, tiro em jogos de plataforma, e a mão do personagem com a arma era um sprite diferente e a animação da mão seguindo o mouse era feita por code!
Então para pessoas como eu que não sabem animar mais sabem desenhar, essa é uma ótima opção!
Vou fazer as partes do corpo do meu personagem separadas, e vou postar aqui no fórum, assim alguém que sabe como animar por code me diz se ficou bom ou não aí eu vou ageitando.
Pretendo arrumar um programador e eu fico com o os gráficos e a música do jogo.
Dai ele pode programar a animação do player, logo logo eu estarei postando a história do meu jogo, e alguns gráficos para vc's terem uma idéia básica, e tmb postarei na área formação de equipes para arrumar um programador para mim, o cara que fez o jogo Snow que or personagens são bonecos de neve lá da yoyo games, o cara usou esse sistema pra fazer a animação ods players, ele fez as partes separadas, e animou por code, pra ele foi mais fácil, pois el sabia programar e não animar.
Pode me explicar melhor, ou mais ou menos como é o processo?

Rafael Giovannini

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 2 Fev 2011 - 14:27

Rafael Giovannini
escreveu:
tmb postarei na área formação de equipes para arrumar um programador para mim, o cara que fez o jogo Snow que or personagens são bonecos de neve lá da yoyo games, o cara usou esse sistema pra fazer a animação ods players, ele fez as partes separadas, e animou por code, pra ele foi mais fácil, pois el sabia programar e não animar.
Pode me explicar melhor, ou mais ou menos como é o processo?.

Se você quiser, eu posso programar então. Ultimamente não tenho feito nada, tenho tempo livre e tava com vontade de voltar a mexer no GM...

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por guilhermemig17 em Qua 2 Fev 2011 - 14:32

Rafael Giovannini escreveu:Vlw gente!
Amigo Ninja obrigado por me ajudar e explicar, e vlw pelo inteligente!
Amigo guilherme vc é o cara!
Sério mesmo, já havia me esquecido queo GM, pode junta as partes e animar em programação!
Uma vez eu baixei uma engine que o nome era, tiro em jogos de plataforma, e a mão do personagem com a arma era um sprite diferente e a animação da mão seguindo o mouse era feita por code!
Então para pessoas como eu que não sabem animar mais sabem desenhar, essa é uma ótima opção!
Vou fazer as partes do corpo do meu personagem separadas, e vou postar aqui no fórum, assim alguém que sabe como animar por code me diz se ficou bom ou não aí eu vou ageitando.
Pretendo arrumar um programador e eu fico com o os gráficos e a música do jogo.
Dai ele pode programar a animação do player, logo logo eu estarei postando a história do meu jogo, e alguns gráficos para vc's terem uma idéia básica, e tmb postarei na área formação de equipes para arrumar um programador para mim, o cara que fez o jogo Snow que or personagens são bonecos de neve lá da yoyo games, o cara usou esse sistema pra fazer a animação ods players, ele fez as partes separadas, e animou por code, pra ele foi mais fácil, pois el sabia programar e não animar.
Pode me explicar melhor, ou mais ou menos como é o processo?


Nossa cara fico muito feliz por achar minha respostinha de nada boa
obrigado mesmo Exclamation Exclamation
agora eu posso te explicar o processo que poderá te ajudar bastante, mas não vou explicar com programação
vou explicar com palavras e imagens, que tu vai entender joinha Very Happy
digamos que eu tenho um boneco que fiz:



dai eu vou montar colando as partes do copor que estão separados

ex:


essa é a divisão dos membros
dai eu movo a imagem, o membro... para que pareçe que ´tá de forma diferente
nessa etapa eu posso ter duas opções
eu posso fazer a animação em frame, ou seja, salvar como imagem diferente(o melhor jeito) e colocar como parte da animação.

ex:
quando nada aconteçer:
ele fica na posição de frente

quando ele apertar o botão A fica na posição de lado
assim eu separo as imagens para que fiquem de forma diferente, e quando algo aconteçe muda a imagem
vai pareçer tão rapido que tá animado...
ou o outro estilo:
o outro estilo é mais complexo por isso tera que estudar programação 1°
mas resumindo
eu vou programar dando em ponto de vista as partes do corpo e sua diferença
mas é melhor do outro jeito^^
espero ter ajudado1

Se quizer eu posso te ensinar GML do que eu sei
ou animação no Gm
vlw!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Anderson3d em Qua 2 Fev 2011 - 15:26

Companheiro desenhar é uma coisa, pintar é outra e animar é outra coisa completamente diferente.

O que vejo nesse fórum é (por falta de conhecimento no assunto) o pessoal querendo criar animações e personagens completos usando o Paint que vem no Windows. Não é assim.
Para pixel art o paint resolve, imagens estáticas, coisas mais simples como uma pequena edição de contorno ou coisa do tipo.
Para pintar deve-se usar programas mais sofisticados vide Photoshop e Paint Too Sai simplesmente pq eles trabalham com gradiente, efeitos de blur, efeitos de glow, sombreamento etc.

Agora, para animar deve-se usar programais específicos, como Flash ou o Pencil que é gratuito.

Nesses tipos de programas vc separa todos os membros do personagem e anima todos eles separadamente lincando ao corpo.

Resumindo, eu já disse mil vezes e já to desistindo de repetir isso, esqueçam paint e busquem softwares mais específicos. Outra coisa, não esperem vir um camarada aqui e criar um super tutorial "como criar um personagem do zero usando todos esses programas" pq isso requer anos de experiência, e uma coisa chamada ser auto-didata. Existem milhões de tutoriais na net sobre animação em flash e pencil.

Abração!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por guilhermemig17 em Qua 2 Fev 2011 - 15:32

Anderson3d escreveu:Companheiro desenhar é uma coisa, pintar é outra e animar é outra coisa completamente diferente.

O que vejo nesse fórum é (por falta de conhecimento no assunto) o pessoal querendo criar animações e personagens completos usando o Paint que vem no Windows. Não é assim.
Para pixel art o paint resolve, imagens estáticas, coisas mais simples como uma pequena edição de contorno ou coisa do tipo.
Para pintar deve-se usar programas mais sofisticados vide Photoshop e Paint Too Sai simplesmente pq eles trabalham com gradiente, efeitos de blur, efeitos de glow, sombreamento etc.

Agora, para animar deve-se usar programais específicos, como Flash ou o Pencil que é gratuito.

Nesses tipos de programas vc separa todos os membros do personagem e anima todos eles separadamente lincando ao corpo.

Resumindo, eu já disse mil vezes e já to desistindo de repetir isso, esqueçam paint e busquem softwares mais específicos. Outra coisa, não esperem vir um camarada aqui e criar um super tutorial "como criar um personagem do zero usando todos esses programas" pq isso requer anos de experiência, e uma coisa chamada ser auto-didata. Existem milhões de tutoriais na net sobre animação em flash e pencil.

Abração!

Eu não disse que ele deveria mover as partes do corpo no paint ou GM
pencil realmente é otimo pra isso, vlw pela dica
tbm concordo com que voce disse
tipo o paint, cara tem melhor que isso
vlw

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Rafael Giovannini em Qua 2 Fev 2011 - 16:59

ninja disse:
Se você quiser, eu posso programar então. Ultimamente não tenho feito nada, tenho tempo livre e tava com vontade de voltar a mexer no GM...

Pow mano, eu estou me esforsando mesmo nos gráficos do game, então pretendo buscar o melhor programador desse fórum, alguém que saiba fazer bastante coisa no GM, ou que já está a algum tempo mexendo em gml, postarei os requisitos no meu futuro tópico, quem sabe se vc estiver nos padroes eu nao o aceito?

guilherme disse:

Nossa cara fico muito feliz por achar minha respostinha de nada boa
obrigado mesmo
agora eu posso te explicar o processo que poderá te ajudar bastante, mas não vou explicar com programação
vou explicar com palavras e imagens, que tu vai entender joinha
digamos que eu tenho um boneco que fiz...

Noossa, reputei seu primeiro post e esse, esse me ajudou ainda mais com explicação em imagens e tudo!
Vlw, mais creio que para mim será mais fácil separar todas as partes do player e arrumar um programador pra animar via gml.
Vlw pelo interesse em querer me ajudar na gml, quem sabe eu não te chamo no meu futuro projeto?
Porém não tenho interesse agora, pois pretendo me fixar APENAS nos gráficos para que fiquem bastante profissionais.

Anderson3d disse:

Resumindo, eu já disse mil vezes e já to desistindo de repetir isso, esqueçam paint e busquem softwares mais específicos. Outra coisa, não esperem vir um camarada aqui e criar um super tutorial "como criar um personagem do zero usando todos esses programas" pq isso requer anos de experiência, e uma coisa chamada ser auto-didata.

¬¬'
Eu nunca usei o paint por isso não há como esquecer ele. Segundo,eu já uso softwares específicos.
Terceiro EU não posso achar um mega tutorial com tudo explicadinho, mais eu posso te afirmar que eu estou tendo paciencia em criar não só um tutorial como uma mega-apostila de pintura, ensinando o photoshop técnicas que podem ser aplicadas em outros programas e muito mais, por tanto apartir daí, pelomenso pra pintura poderá encontrar uma apostila com tudo esplicadinho incluso.
Quarto, eu sei o que é ser auto-didata, afinal, tudo que sei de pintura, técnicas e etc, aprendi sosinho fusando o PS, e desenhar também, aprendi sosinho des de pequeno no quarto, posso dizer que sou atu-didata em desenhos, porém não sou em animas e estou disposto a aprender.
Cada um é bom am algo, não existe o SUPER-HOMEM que seja bom em tudo, vc é bom em animar mais tenho certeza que não é bom em pintura digital, eu sou muito bom em pintura digital e design, mais não sou muito bom e manimar, por isso vimaqui pedir ajuda.

Companheiro desenhar é uma coisa, pintar é outra e animar é outra coisa completamente diferente.

Opa amigo, vc ta querendo ensinar o papa a rezar a missa? kkkkkk
Brincadeira, mais vc mereceu essa... srsrsrrsrs
Em nenhum momento eu disse que pintar, desenhar e animar são as mesmas coisas. Sermão é pra ser dado em quem merece, e eu não merecia ouvir isso.
Afinal, é justamente por saber que eu NÃO SEI animar que estou pedindo ajuda. Em nenhum momento eu disse que sabia fazer as 3 coisas e que elas são as mesmas coisas, pois se estou pedindo ajuda em animação e não em pintura, é pq sei que uma é totalmente diferente da outra e apenas uma delas eu não sei sacou?

Anderson 3d disse:
O que vejo nesse fórum é (por falta de conhecimento no assunto) o pessoal querendo criar animações e personagens completos usando o Paint que vem no Windows. Não é assim.

Errou de novo. Sei que falou no geral, mais como falou em uma resposta para mim, sei que disse para mim tmb.
Eu NUNCA usei o paint, justamente pro saber de suas limitações, o paint é bom apenas em pixel art, e não tem como um idiota pensar em animar no paint se ele não tem esse recurso.
é por isso que sou amente fiel do photoshop, nunca largo ele, e por saber que se dá pra fazer não só pinturas como também logotipos, layouts, banners e etc que ue não desgrudo dele, o PS pode fazer de tudo, o céu é o limite, só basta ter talento.
O paint é apenas uma ferramenta do que o PS é, é inutil querer fazer pixel art nele se o PS tem a ferramenta lápis e muito mais.
Só que eu sei desenhar e pintar no PS, mais nãosei animar por isso psotei perguntando algumas dicas pra mi mfazer os frames nele entendeu?


guilherme disse:
Eu não disse que ele deveria mover as partes do corpo no paint ou GM
pencil realmente é otimo pra isso, vlw pela dica
tbm concordo com que voce disse
tipo o paint, cara tem melhor que isso
vlw

Não disse mesmo não. Tudo que o guilherme fez foi me ajudar, ele não seria burro em me indicar o paint para mover as partes do desenho, e quando ele me indicou o GM, não foi pra juntar as partes do desenho no editor básico do GM, e sim juntar e animar em programação, é uma técnica de animação experiente que vc não deve conhecer.

Vlw aí a todas as respostas, e muito obrigado pela atenção guilherme!
Precisar estou aí Ok? no que precisar com relaçãoa gráficos ou design pode pedir, creio que mando muito bem!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por guilhermemig17 em Qua 2 Fev 2011 - 21:45

vlw por ter agradeçido e reconheçido a todos que ajudaram
boa sorte!
e obrigado por elogios!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Shadow10 em Qua 2 Fev 2011 - 22:21

Acho que é bem mais fácil usar o software Blender pra fazer qualquer movimento, objeto e sprites.
Você pode até demorar a modelar e ajustar os ossos, mas quando acabar isso e der os movimentos pra ele,
é só clicar emanimar.

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por guilhermemig17 em Qua 2 Fev 2011 - 22:38

Mas o blender é 3D
se fosse 3D eu ja teria dado infinitas opções pra ele(esse é o meu ramo principal)
vlw pela dica pelo menos!

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Re: Como fazer animação de personagem andando?

Mensagem por Rafael Giovannini em Qua 2 Fev 2011 - 23:37

Mas o blender é 3D
se fosse 3D eu ja teria dado infinitas opções pra ele(esse é o meu ramo principal)
vlw pela dica pelo menos!
Disse tudo!
Eu preciso de dicas de animação 2D o que é mais dificil e chato de fazer do que a animação 3D.
Vlw pela atenção guilherme!
Como eu disse, precisar estou ai pra ajudar a vc que me ajudou amigão!

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