Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Checar se o mouse esta no objeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por lukbebalduke2 em Ter 01 Fev 2011, 20:47

Como faz pra realisar uma ação se o mouse etiver no objeto tipo assim se o mouse esta dentro do objeto tem a opção mouse enter só que tem que fica entrando e saindo com o mouse pra fucionar por exemplo a movimentação. Alguem sabe ?
avatar
lukbebalduke2

Data de inscrição : 13/10/2010
Número de Mensagens : 111
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por Markituh em Ter 01 Fev 2011, 20:50

O que você pode fazer é o seguinte:
Código:
if mouse_x>=x1 and mouse_y>=y1 and mouse_x<=x2 and mouse_y<=y2
{
// Faz o que você quiser
}
Caso queira uma função de pressionamento, só adicionar mouse_check_button_pressed, ou pode colocar isso num evento Left Pressed(ou Right, você que escolhe). Se você tiver noção básica de trabalho com formas, vai saber o que é x1,y2,x2 e y2. Se quiser pode procurar um script que postei chamado mouse_check_area, que usa esssa estrutura, porém simplifica o trabalho.
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por saim em Qua 02 Fev 2011, 15:45

if instance_position(mouse_x,mouse_y,id) //pode trocar "id" por "self", se preferir
//mouse está em cima
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por .:Allison:. em Qua 02 Fev 2011, 16:02

A resposta do Markithu não deu certo mais a do saim deu!
avatar
.:Allison:.

Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Número de Mensagens : 630
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário http://clubmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por saim em Qua 02 Fev 2011, 17:19

A do Markithu considera um objeto retangular. Deveria funcionar, também, desde que você defina o que são x1, x2, y1 e y2. Usualmente, são os bboxes. É uma solução mais interessante pra quando o objeto não tem uma máscara definida.
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por elicray em Qua 02 Fev 2011, 17:27

Também existe um evento chamado - Mouse Enter - que pode ser encontrado em mouse->mouse enter... Para além desse evento tens também o Mouse Leave que pode ser encontrado logo abaixo do Mouse Enter

elicray

Data de inscrição : 20/12/2010
Número de Mensagens : 109
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por Markituh em Qua 02 Fev 2011, 17:47

Primeiramente meu nome não é Markithu, é Markituh. E sim, a minha não deu certo pois a mesma considera uma área retângular, específica, enquanto a do saim considera toda a sprite do objeto. Como ele disse, é caso você não tenha uma mask/sprite definida. O instance_position é nada mais e nada menos que o Mouse Enter, colocando um else, Mouse Leave.
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Checar se o mouse esta no objeto

Mensagem por saim em Qua 02 Fev 2011, 22:40

@Markituh escreveu:Primeiramente meu nome não é Markithu, é Markituh
Woops!
Copiei da fonte errada...
Foi mal.
avatar
saim

Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum