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Duvida, como coloro sprites com comandos?

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Duvida, como coloro sprites com comandos? Empty Duvida, como coloro sprites com comandos?

Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:04

Bom, eu li algumas duvidas de alguns membros... e gostaria de saber como eu faço pra colorir um sprite??
eu tenho um objeto:
controller_obj (objeto q controla tudo no meu game)
e nele, muda-se os cursores do mouse de acordo com a mira da arma(pois meu game sera de tiro/platform)
eu fiz uma mira de cruz comum, vermelha, gostaria de saber qual comando uso pra colorir a sprite partindo de um outro objeto?

ja tentei: aim_cross_cursor.image_blend = c_blue (aim_cross_cursor é o sprite da minha mira.)

alguem sabe?

VLW!!!
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Mensagem por Mr. Kaleb Ter 01 Fev 2011, 15:18

Tenta deixar a mira branca, o branco é mais leve pra ser colorido.
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Mensagem por Willy Ter 01 Fev 2011, 15:19

Image Blend é o caminho certo =D
Tem uma engine minha, com a inalcançavel marca de 0 respostas e 0 downloads ¬¬

[ENGINE] Ok, Vamos Colorir!

Lembre-se que para o image_blend funcionar certo, a area afetada deve ser branca.

Espero que ajude (e que alguem baixe a engine ¬¬)
investigador
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:22

ASehsauehaheuaheeaheahehuaehuehaaeuhhue tranquilo vo testar e ja edito se deu certo!!!
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Mensagem por vinians Ter 01 Fev 2011, 15:24

Amigão, crie uma variavel com a cor que você desenha e no Evento DRAW do objeto onde está o sprite a colorir use:

draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, 1, 1, 0, cor, image_alpha);

Nesse caso usei a variável "cor". Se você desenha a cor original do sprite use c_white, qualquer outra cor muda pra ela.

**Somente na versão Pro do GM.
flws!
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:26

Não... não deu certo, tipo acho q o problema é o seguinte, é certo colocar

spr_mira.image_blend = c_blue ?????

ou comandos referenciais com ponto (.) é apenas para objetos??


[edit]
Vinians, mas o problema é q a sprite não pertence a um objeto, ela é o cursor do game, porem e feita no obj_controlador

se eu colocar draw_sprite vai mudar a sprite do obj_controlador
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Mensagem por Willy Ter 01 Fev 2011, 15:29

Não, você deve usar:

nome_do_objeto.image_blend=cor

Você não vai colorizar a sprite, mas sim o objeto.
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:29

Willy, então, não tem como colorir apenas o sprite do cursor?
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Mensagem por Willy Ter 01 Fev 2011, 15:31

Quando me refiro a colorir o objeto, quero dizer que a função vai colorir a sprite do objeto.
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:32

Sim, entendi, mas de outra maneira, tem como colorir apenas o sprite do cursor?
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Mensagem por Markituh Ter 01 Fev 2011, 15:34

se eu colocar draw_sprite vai mudar a sprite do obj_controlador.
Aí que você se engana, meu caro. draw_sprite desenha uma sprite na posição que você quiser, seja no 0, ou nas coordenadas do objeto. sprite_index que vai mudar a sprite do obj_controlador.
tem como colorir apenas o sprite do cursor?
Se você estiver usado cursor_sprite nem dá, mas caso esteja usando um obj_controlador que desenha uma sprite nas coordenadas do mouse, aí sim, você pode usar o conceito do vinians.
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Mensagem por Willy Ter 01 Fev 2011, 15:37

Se você estiver usando um cursor do windows, não vai funcionar.
Apenas se estiver usando um sprite.

Sim, entendi, mas de outra maneira, tem como colorir apenas o sprite do cursor?

Use um objeto unico para o mouse.
Caso não seja possivel, você pode optar por criar duas sprites ou sub-imagens para o mouse.

Ai ao invez de image_blend, você usa image_index OU sprite_index dependedo do caso.

Se for uma imagem nimada, você usa o sprite index.

Se for uma iamgem parada, coloque as duas imagens na mesma sprite.
No create do mouse, coloque image_speed=0
Ai quando for trocar de imagem, use image_index=1 ou =0
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:39

sim, tentei criar um objeto, mas ele n fica na posição do mouse, coloquei

Step:

x = mouse_x
y = mouse_y

mas o sprite não aparece
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Mensagem por vinians Ter 01 Fev 2011, 15:41

bimorx escreveu:Não... não deu certo, tipo acho q o problema é o seguinte, é certo colocar

spr_mira.image_blend = c_blue ?????

ou comandos referenciais com ponto (.) é apenas para objetos??


[edit]
Vinians, mas o problema é q a sprite não pertence a um objeto, ela é o cursor do game, porem e feita no obj_controlador

se eu colocar draw_sprite vai mudar a sprite do obj_controlador
Entendo amigão, na verdade o mais simples seria você criar um objeto cursor que sempre siga a posição do mouse, e então desabilitar o mouse original. Assim você tem mais controle sobre o esse tipo de operação. Nesse caso, você pode usar do jeito que lhe falei que funciona.

Exemplo de um objeto cursor:
Nome: objCursor
Evento STEP:

cor = c_white; //cor padrao do sprite

Evento STEP:

x = mouse_x;
y = mouse_y;

Evento DRAW:

draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, 1, 1, 0, cor, image_alpha);

Assim você terá mais controle
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Mensagem por Markituh Ter 01 Fev 2011, 15:48

bimorx escreveu:sim, tentei criar um objeto, mas ele n fica na posição do mouse, coloquei

Step:

x = mouse_x
y = mouse_y

mas o sprite não aparece
Duas coisas:
- Você colocou o objeto na room?
- Você colocou uma sprite no objeto? Veja a instrução do Vinians, ele detalhou mais o que você pode fazer.
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Mensagem por bimorx Ter 01 Fev 2011, 15:53

Sim sim, deu tudo certo, segui o q o Vinians disse, muito obrigado a todos vcs aeee q ajudaram!!! Very Happy e muitissimo obrigado ao Vinians tb!!!! vlww geral aeeeeeeeeeeeeeeeee !! logo espero poder ajudar tbm, mas por enquanto só tenho 1 ano de GML, sou meio novato... rs vlw ! [RESOLVIDO]
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