Pac-Man open source [código aberto]

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Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 15:59

Nome: Pac-Man open source

Plataforma: GM 6.1 registrado

Gênero: Arcade clássico

Descrição:
Pac-Man baseado na versão original de arcade, com conteúdo livre (F1 para mais infos.) e pequenos comentários nas linhas de código (bom para quem está passando do DnD para GML!)

Controles:
Setas direcionais = movimento
F1 = Informações

Andamento:
Programação = 50%
Gráficos = 50%
Sons = 5%

Imagens:





Download: Pac-Man open source.rar




É isso ae galera... quem nunca fuçou os exemplos "pacman" e "treasure" (GM 6 e 7) quando tentava fazer o 1° game? XD...

...mas não se enganem!, esta engine não é tão simples como tais exemplos XP

Lembrete: Conforme descrito nas informações (F1), a utilização do conteúdo é totalmente livre desde que citados créditos ao fórum!



Colaborem comentando, sugerindo ou mesmo reportando erros Razz


Última edição por fmanna em Ter 04 Nov 2008, 18:16, editado 4 vez(es)

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Hélio em Sex 31 Out 2008, 16:00

parece estar legal, qr dizer pacman e lgl so e dificil rabbit

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 16:03

so e dificil
...hmm, será que é uma hora ruim pra dizer que o movimento de certos inimigos "não é tão aleatório" assim o.o?

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Hélio em Sex 31 Out 2008, 16:05

bom, eu acho dificil, e otra os graficos estao 1000000! parabéns

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 16:08

Vlw... só aproveitando... quem quiser saber um pouco mais sobre a IA dos inimigos (não, vc não leu errado... eles tem comportamento desde a versão original XDD) e outras infos. mais detalhadas pode visitar http://en.wikipedia.org/wiki/Pac-Man (em inglês)

flw

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por yurivbdasilva em Sex 31 Out 2008, 16:43

legal o jogo!

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Froidz em Sex 31 Out 2008, 16:59

Nunca gostei de Pac-Man oO

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por RKNF1995 em Sex 31 Out 2008, 17:04

parecido com a que o pessoal mais conhece mas esse nao e o grafico original pq o grfico original era uma "merda" levando em contab que eles tinha de trabalhar em menos de 8-bit
deprimente xD

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 17:34

Nunca gostei de Pac-Man oO
...pra falar a verdade eu tmb nunca fui muito apreciador da série XD

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Ticky em Sex 31 Out 2008, 17:47

Sad Que discriminação, só pq ele eh amarelo! XD *tô zoando..* Razz
Mas até que eh legal; Mesmo eu não gostando muito de pac-man os gráficos tão 10!
Spoiler:
Eu sou... XD Eu gosto de pac-man... XD

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por HooD em Sex 31 Out 2008, 18:00

Que porcaria precisa da versão pro.

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 20:45

muito legal, ótimo exemplo (ops.... jogo)

pac-man faz parte da minha infância, como se eu já tivesse saido dela! Kkkkkk

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 20:57

Que porcaria precisa da versão pro.
...esse "porcaria" ae se refere à "situação" ou ao "conteúdo" ??? XDD


@Ne@R™: Vlw... espero que ajude o pessoal que tá começando =]



Vlw ae pelos comentários de forma geral!... mas digam tmb o que acharam da jogabilidade e tal ;D

flw

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por HooD em Sex 31 Out 2008, 20:58

A porcaria é a situação, mas agora eu consegui a versão Pro (Vlw Ne@R) e achei que está muito bom ;)

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 21:02

Nem... era zuera HooD XD

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 21:16

a jogabilidade está muito boa, esta bem parecido com o original, esse é o problema!!!!

ninguem quer jogar um jogo que já conheçe, tipo, pelo menos eu não...
dai, a partir disso, de uma idéia já pronta, as modifiquem e crie seu proprio universo...

sei lá, talvez uma pac sangrento, ou do futuro, etc....

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sex 31 Out 2008, 21:34

Mas a intenção não era criar nada velho... vc leu aquela parte em que eu zuei falando de tentar fazer um 1° game olhando o treasure, então, assim como muitos eu tmb comecei nesse esquema...

...mas na época não consegui nada além de um treasure com outras sprites pois mal sabia mexer com DnD! Por isso eu tive essa idéia de tentar novamente um projeto de Pac-Man e a diferença deste para a 1° tentativa é enorme =]


Fora isso se eu estivesse fazendo da forma que vc disse não iria ser "open source", e como não tenho intenção de fazer um pac original achei legal juntar a idéia com a distribuição do código pra "possivelmente" ajudar alguém ae que esteje começando;

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Serrazine em Sab 01 Nov 2008, 07:49

bem maneiro,

se o objetivo era recriar o original ta indo muito bem

a organização tá 10, o grafico bem parecido com o saudoso original do atari, mas infelizmente não tem sons... a jogabilidade ta boa exceto pela dificuldade

o original que vem como exemplo no GM contava com um script que dava um comportamento mais "aleatório" aos fantasmas.

o seu ficou mais difícil porque no lugar tu usou mp_potential_step! ou seja... pathfind

assim não ha como o fantasma perder seu rastro! hehe



mas é isso aí

[]

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por vinians em Sab 01 Nov 2008, 09:59

rogerio escreveu:parecido com a que o pessoal mais conhece mas esse nao e o grafico original pq o grfico original era uma "merda" levando em contab que eles tinha de trabalhar em menos de 8-bit
deprimente xD
Acho que esta enganado, O pac-man saiu pra absolutamente todos os computadores pessoais da época e inclusive pro fliperama. E não era tão "merda" assim.
Veja estes gráficos:
De um fliperama:

Outro:

Bem parecida com a qualidade porposta pelo fmanna.

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sab 01 Nov 2008, 11:33

@Serrazine: Assim cara, os desenvolvedores afirmam que o comportamento dos fantasmas existe desde a 1° versão... mas pra falar a verdade eu estou com ele aqui no MAME e não é possível notar uma real diferença entre eles...

...e é aí que está a graça! Eu fiz com que tal comportamento proposto fosse mais "atuante", e sendo assim o vermelho irá persegui-lo de verdade e não só vaguear por aí =]

Quanto à dificuldade, eu tentei compensar deixando o vermelho levemente mais lento que o pac-man, pois ele sempre irá ganhar nas "curvas", repare que é sempre ao trocar de direção que vc perde campo em relação à ele e acaba capturado...

...mas isso é interessante pois vc pode "exercitar" suas manobras para virar no ponto exato e não deixar ele se aproximar XD

De qq forma não é um jogo completo e está totalmente suscetível a revisões em alguns pontos, e pretendo fazê-lo assim que tiver uma engine mais completa e tmb mais alguns níveis (telas);



@vinians: Concordo... é claro que não se pode esperar muito dos gráficos de um game do início dos anos 80, mas isso era o padrão da época e o que os hardwares permitiam. Assim como vc disse eu nada mais fiz do que gerar sprites "parte 3D-parte Ps"...

...até pq de nada adianta uma sprite em altíssima resolução se o GM não tem suporte à PNG, por ex, como outros makers tipo aquele novo "Construct"...

...se fosse o caso, eu teria usado gráficos até melhores pois não teria qualquer problema com a camada Alpha, AA, etc;


Vlw ae pelos comentários =]

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Gusba em Sab 01 Nov 2008, 12:38

cara, está ótmo!, uma coisa que vc poderia fazer é fazer um sistema aleatorio que escolhece o comportamento dos fantasmas, pq assim como tah, sempre o vermelho é o mais "ESPERTO"

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sab 01 Nov 2008, 21:55

Projeto atualizado!

Após achar uma solução funcional pro problema da checagem de direção do mp_potential_step consegui add o efeito de movimento dos olhos dos fantasmas... a 2° e 3° imagens mostram a diferença na nova versão;


Queria saber se alguém ae deu uma olhada no código fonte... se sim, teriam algum comentário ou observação???

Aproveitem o download...

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por vinians em Sab 01 Nov 2008, 22:44

Bom pra início de conversa, parabéns pela iniciativa open-source!!!! Eu também adoro criar remakes, acho legal passar as vezes pelos mesmos problemas que o programador original passou, e pela emoção de ver o projeto pronto depois Smile Bom, o código fonte esta muito bem comentado e muito bem organizado, também gosto de programar assim, estruturando cada coisa em uma pasta, fica até mais facil caso alguem queira realmente participar do projeto com você. Gostei muito. Parabéns. Ah, coloque alguns sons!!!!

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Sab 01 Nov 2008, 22:55

Vlw vivians =]
Ah, coloque alguns sons!!!!
...tudo a seu tempo XD

Nem, sério agora, eu não mexi no áudio ainda pq simplesmente não encontrei nada na net que não os sons originais (bastante irritantes por sinal)...

...como eu fiz um "upgrade" nos gráficos acho que não cabe usar tais sons, e para isto pretendo buscar efeitos de versões mais recentes do jogo (pra dizer a verdade nunca joguei nenhuma dessas versões e nem mesmo sei se há alguma melhoria no áudio XDD)

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por vinians em Dom 02 Nov 2008, 12:37

fmanna, se quiser, tenho a rom do ms-pacman pro Mame (do fliperama) me manda PM que te envio. Dai da pra vc ver o comportamento, os sons etc.

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Dom 02 Nov 2008, 12:53

Vlw cara... mas eu tenho não só a original de arcade como várias outras de consoles... e o pior é que depois da original os sons já não tem muito a ver com o clássico >.<

Eu já desisti de buscar por isso e estou criando os efeitos "na mão" mesmo XD

...em breve estarei postando novidades;

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

Mensagem por Convidad em Ter 04 Nov 2008, 18:15

No more replies = 2post detected >.<

Bom galera, desta vez trouce uma "pequena" atualização... ainda fico devendo o áudio pois só consegui fazer o "sonzinho" inicial;

Add sistema de vidas com indicação através de sprites e um efeito simples (porém não é aqueles padrões do GM XD) de partículas para perda de vida do Pac-Man

flw

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Re: Pac-Man open source [código aberto]

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