GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO}

2 participantes

Ir para baixo

[Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO}

Mensagem por uriel.56 Dom 30 Jan 2011, 13:37

Bem seguido da parte 1 do nosso Super tuto, de como criar um cubo em 3d

nós iremos agora, fazer com quer o nosso obj_Character seja a luz Suspect

Bem continuando...

abra o gm, e nós iremos tranformar o nosso obj_Character em um cubo em 3D

para isso, coloque o sprite ''spr_mask''

e depois crie a textura para ele, como a mask é 32x32, crie as texturas 32x32, (lembre-se que são 2 texturas, textura da parte de cima, e textura dos lados)

depois com as duas texturas do obj_Character em mãos

abra o obj_Character e bote

[right]Create

Spoiler:

-> Como expliquei no tópico passado, essas variaveis servem para definir autura largura e entre outros...

bem e no draw carregem as texturas

Spoiler:

-> 3d3_draw_block, serve para construir o Cubo e dentre ''()'' são as sua configurações
entre elas a definição de texturas por exemplo '',sprite_get_texture()'' Serve para usar um sprite de textura, e se vc tiver um background ñ tem problema, basta mudar '',sprite_get_texture'' para ''background_get_texture()''
e perceba que no código carreguei minhas texturas, se tiver colocado com outro nome, basta mudar
( Vcs devem saber onde mudam as texturas não é !? Suspect )

agora, nós transformamos o nosso obj_Character em 3D ....

agora², nós iremos fazer com que ele seja a luz

para isso, basta ir no create do obj_Character e adicionar a linha

Spoiler:

no meio das outras linhas do create...

e esta linha é uma váriavel que eu criei, para facilitar a criação da luz.. tongue

bem.. e no draw basta adicionar a linha

Spoiler:

-> A primeira linha serve para definir o ponto da luz, (usei a variavel ''Height'')
e a segunda serve apenas para ligar a luz... (caso vcs queiram q desligem, é só colocar false)

bem... a nossa luz ta feita ->''([{MAS}])''<- ainda falta nós ativala para isso,
vamos até o obj_camera

[left]e editar o codigo do create

ativando a linha
d3d_set_lighting(false);
para
d3d_set_lighting(true);

pronto...

Digam quaquer bug, ou outras coisas

sintam-se maravilhosos ao postarem alien

vlw
uriel.56
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
Prêmios : [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty Re: [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO}

Mensagem por Grotle Dom 30 Jan 2011, 14:23

Eu já tinha visto tutoriais sobre isso, mas não tinha entendido direito como funcionava a luz.
Mas agora sim eu entendi.
Parabéns pelo tutorial cara!
Você vai fazer mais tutoriais sobre 3D?
Se for, eu vou ficar louco pra lê-los e aperfeiçoar as minhas técnicas!
Grotle
Grotle

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 559
Prêmios : [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty Re: [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO}

Mensagem por uriel.56 Dom 30 Jan 2011, 15:11

acho que sim... sobre cameras... Very Happy
uriel.56
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
Prêmios : [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO} Empty Re: [Super tuto] Como iluminar um cubo em 3D {AVANÇADO}

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos