[Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

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[Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por Markituh em Sab 29 Jan 2011, 22:36

Olá pessoal! Não sei se a pergunta é realmente avançada, mais me caiu como uma. Seguinte, eu estou tentando fazer meu objeto deslizar ao encostar num outro objeto, que é um tipo de rampa inclinada. Já olhei uns tópicos e a engine Key3 do Kabeção, mas eu não consegui entender muito bem, e não consegui interpretar aqui. Já tentei usar uma certa estrutura do script de movimento da Key3 mas não deu muito certo, o objeto fica sempre, em qualquer método que eu faça, travado no objeto:

Dá pra perceber que ele se encaixa de certa forma nos pixels da "rampa", pensando nisso tentei colocar
Código:
x-=1
y+=1
na colisão, mas ele trava por alguns instantes e depois lança o objeto room afora. Qualquer auxílio é muito bem-vindo!


Última edição por Markituh em Dom 30 Jan 2011, 12:31, editado 1 vez(es)

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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por vinians em Sab 29 Jan 2011, 23:02

Você deve tirar o seu objeto do "estado de colisão", precisamos de mais informação para ajudá-lo. Por exemplo, se estiver usando hspeed, vspeed, gravity ou somente movimentação direta de x e y etc.
Fica mais facil ainda se você criar um objeto específico pra rampas. Em caso positivo, quando colidir com o objeto rampa seu char deve sempre "deslisar"

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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por Markituh em Sab 29 Jan 2011, 23:07

Eu estou usando hspeed para os movimentos horizontais e vspeed para o pulo. Já tentei colocar move_contact_solid na colisão mas não deu muito certo...
Fica mais facil ainda se você criar um objeto específico pra rampas. Em caso positivo, quando colidir com o objeto rampa seu char deve sempre "deslisar"
Sobre isso, seria trocar a mask do objeto na hora da colisão? Pode até ser, não havia pensando nisso... Agora o que ainda me deixa confuso é como fazê-lo deslizar, acho que seria tirando -1 da coordenada x na hora da colisão.

Edit:
Parece que usando o conceito da mask não deu certo, o objeto atravessa o chão. Acho que eu teria que fazer um objeto para as duas "rampas", o que seria uma coisa desnecessária mas é o jeito.

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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por vinians em Sab 29 Jan 2011, 23:32

Tente:
Código:

move_contact_solid(direction, 4);
gravity = 0; //nao sei se voce esta esta usando gravidade
hspeed = -1;
vspeed = 1;


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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por Markituh em Dom 30 Jan 2011, 12:31

Funcionou beleza vinians, obrigado! Porém ele não consegue pular enquanto desliza, tentei tirar o move_contact_solid mas não adiantou, só aumentou a taxa de deslize... Talvez, se eu colocasse um código de pulo dentro da colisão, daria certo. Qualquer coisa eu dou um toque.

Edit:
Opa, consegui resolver! Eu criei uma variável chamada can_jump, e que o player só pulasse se essa variável fosse verdadeira(1). Então quando colidir com os 3 sólidos(quadrado, rampa esquerda, rampa direita) a variável fosse definida 1, deu extremamente certo! Tópico resolvido.

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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 30 Jan 2011, 17:15


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Re: [Resolvido]Deslizar ao colidir com o objeto

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