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[Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
+2
elicray
uriel.56
6 participantes
Página 1 de 1
[Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
Super Tuto do Uriel !
ACONCELHO O USO DO MOZILLA FIREFOX
Eu vim lhe ensinarem isso... por que percebi muitos games nesse forum em 3d, vendo que o 2d já está ficando de fora...
Nivel Avançado
Descrição geral - um cubo em 3d, fixado ao chão, com movimentação nas setinhas
Plataforma Eu uso o gm 8.0 PRO , Não sei se pega nos outros...
Bem vamos começar
Abra o seu gm.. de preferencia o gm 8.0 PRO
depois de aberto, vamos criar
um sprite 32x32
''spr_mask'' -> Que será a mascara do cubo ( Pinte-o todo de verde)
e depois crie outro sprite 32x32
''spr_texture'' -> Que será a textura do cubo (faça janelas e portas)
e depois crie outro sprite 32x32
''spr_textureup'' -> Que será a textura da parte de cima do cubo (faça um desenho de um concreto)
Com os tres sprites prontos
Vamos criar os obj's
Primeiro
Crie o obj ''obj_camera''
e bote no Create
- Spoiler:
// POSIÇÕES DA CAMERA
d3d_start();
d3d_set_perspective(true);
d3d_set_hidden(true);
d3d_set_lighting(false);
draw_set_color(c_white);
d3d_set_culling(false)
d3d_set_shading(true);
texture_set_interpolation(false);
// AS VARIAVEIS
friction=.2;
zdirection=0;
blur=50;
zc=0;
e no Step
- Spoiler:
// Esses comando servem para seguir o futuro obj_main e para evitar bugs na camera
x=obj_main.view_follow.x
y=obj_main.view_follow.y
if view_object=obj_Character
exit
zc=obj_main.view_follow.speed*18
if zc>=180 zc=180;
else if zc<=-2 zc=-2;
E no Draw -> Crie dois códigos no primeiro bote
- Spoiler:
- d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);
draw_text(view_xview[0]+2,view_yview[0]+460,obj_main.name); //algum nome que vc quiser q apareça na tela, isto e opcional, para colocar digite no alarm[0] do futuro obj_main
e no outro código bote
- Spoiler:
- //DRAW WHAT CAMERA SEES
xf=x; //visão x
yf=obj_main.view_follow.y-0.01; //visão y
zf=400+zc; //visão z
xt=x; //visão x (na direçao correta)
yt=obj_main.view_follow.y; //visão y (na direçao correta)
zt=0; //visão z (na direçao correta)
// projeçao da camera
d3d_set_projection_ext(xf,yf,zf, xt,yt,zt, 0,0,-1, blur,1.33,1,1024+256);
Pronto...
agora com o obj_camera de lado
..
vamos criar o ''obj_main''
crie o obj_main..
com o obj_main criado... bote no create
- Spoiler:
- name=""; //nome que quiser. opcional (coloque entre aspas)
global.mid_x=view_xview[0]+(view_wview[0]/2);
global.mid_y=view_yview[0]+(view_hview[0]/2);
view_follow=obj_Character;
alarm[0]
- Spoiler:
- name=""; //aqui tambem e preciso colocar nomes, opcional, coloque entre aspas ""
e no Step
- Spoiler:
- if instance_exists(obj_Character) //se o obj_Character existir
view_follow=obj_Character; //view_follow será igual ao obj_Character
view_object[0]=view_follow; //view[0] ira seguir o futuro ''obj_Character''
global.mid_x=view_xview[0]+(view_wview[0]/2);
global.mid_y=view_yview[0]+(view_hview[0]/2);
e agora, vamos criar o Cubo...
crie o ''obj_wall''
com o obj_wall criado coloque o sprite spr_mask no obj_wall -> Que será a mascara do obj_wall
e depois
bote no Create
- Spoiler:
- xw=32; // valor de x
yw=32; // valor de y
z=32; // altura do teto
z1=0;// altura do chão
bem no Draw
- Spoiler:
- draw_set_color(c_white);
d3d_draw_block(x-xw/2,y-yw/2,z,x+xw/2,y+yw /2,z1,sprite_get_texture(spr_texture,0),1,1); // pegar a textura dos lados
d3d_draw_floor(x-xw/2,y-yw/2,z,x+xw/2,y+yw/2,z,sprite_get_texture(spr_textureup,0),1,1); // pegar textura do teto
draw_set_color(c_black);
Bem agora crie o ''obj_Character'' com o C maiusculo
e bote os comandos fáceis como o apertando left jump_to_posision e tal's (vcs ja devem saber disso para poder ta aki! )
ensinei o mais difícil o resto vcs ja sabem... por que agora vou explicar os códigos
bem com todos os obj em mão ...
basta botar todos na room...
bote o obj_camera no canto que quiser, o obj_main tambem,
o obj_Character vai fazer o movimento, para testar o 3d
e o obj_wall é um cubo, bote no canto q quiser...
bem
.
se vc quiser aumentar o cubo, basta ir no create e mudar os valores de x e y e z e z1
e se mudar o valor de X ou de Y
vc deve botar a mask do mesmo jeito, ou se n, irá bugar na ora da colisão...
por exemplo
se x=32
y=32
mas Z=128
e z1 =0
não faz diferença
mais se
y=40
e x=10
a mask tem que ser no mesmo tamanho
na camera, se vc ja suber o sistemas de luze (da uma realidade a mais nos gráficos)
basta abilitar a função
''d3d_set_lighting de false para true''
por exemplo
d3d_set_lighting(false);
para
d3d_set_lighting(true);
e se não ouver luz na room, o jogo irá ficar completamente escuro...
para diferenciar, vc pode criar vários obj_wall mas tambem várias mask...
bem.. por enquanto é só isso
Por favor digam se deu erro ou bug... ou diga se achou ruim... ou bom...
se sintam lindos e postem
RESULTADO bem pra quem quiser ver como ficou...
ta ai... é igual aos gráficos do meu game 3D cubic game
Está como link... pq o 4shared está em manutenção... e eu só tenho conta lá
https://2img.net/r/ihimizer/i/imagemwke.jpg/ Se quiser raclamar me prosesi
Última edição por uriel.56 em Sáb 29 Jan 2011, 19:51, editado 1 vez(es)
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
Bem, eu ainda não dei uma lida no tópico por causa da formatação... Tópicos assim não me atraem...
Devia melhorar isso... Está uma confusão
Devia melhorar isso... Está uma confusão
elicray- Data de inscrição : 20/12/2010
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Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
kra do ogeito q vc
coloco n chama mta atenção...
pra ficar um bom tutorial q
chame atenção vc precisa de
imagens e separar os codes
de texto normal
tenta melhora esse tutorial
(sem aetnção, sem comentarios)
coloco n chama mta atenção...
pra ficar um bom tutorial q
chame atenção vc precisa de
imagens e separar os codes
de texto normal
tenta melhora esse tutorial
(sem aetnção, sem comentarios)
Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
aki nn carregou as imagens(ou spoiler sei la)dos eventos,
sera que podia postar os codes de botar nos eventos ou mandar por mp?
sera que podia postar os codes de botar nos eventos ou mandar por mp?
Luca$***- Data de inscrição : 26/12/2009
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Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
vou ver se dou um edit... mais, sei lá, quando eu num boto quase nad ano título
..
o pessoal nem olha... :|
..
o pessoal nem olha... :|
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
Cara se você quem fez esse tuto eu sou o Super Man.
Achei muita coisa estranha, olha:
Pra começar, essas funções não serve pra a posição da câmera. E outra coisa, se isso e um tuto porque você não explicou pra que serve uma por uma.
De novo, você manda um baita código e só explica que e pra evitar bug.
Isso aqui você nem deu uma explicação. Acho que você nem sabe pra que serve essa função.
Você esqueceu de traduzir essa parte. Sera que você copiou isso? (Claro que sim!)
Aqui não explica nada. Não da pra adivinhar cara, isso poderia ser um codigo pra ivocar o demo, mais você ta tão preucupado com o
ctrl c + ctrl v, que nem liga.
Vou admitir, eu chorei de ri com essa explicação. Acho que você tem que se preocupar em explicar o que vai acontecer se eu fizer isso.
Sinceramente, acho que você tem que procurar um dicionario e ver o que significa "ensinar".
Achei muita coisa estranha, olha:
// POSIÇÕES DA CAMERA
d3d_start();
d3d_set_perspective(true);
d3d_set_hidden(true);
...
Pra começar, essas funções não serve pra a posição da câmera. E outra coisa, se isso e um tuto porque você não explicou pra que serve uma por uma.
// Esses comando servem para seguir o futuro obj_main e para evitar bugs na camera
x=obj_main.view_follow.x
y=obj_main.view_follow.y
...
De novo, você manda um baita código e só explica que e pra evitar bug.
d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);
Isso aqui você nem deu uma explicação. Acho que você nem sabe pra que serve essa função.
//DRAW WHAT CAMERA SEES
xf=x; //visão x
...
Você esqueceu de traduzir essa parte. Sera que você copiou isso? (Claro que sim!)
global.mid_x=view_xview[0]+(view_wview[0]/2);
global.mid_y=view_yview[0]+(view_hview[0]/2);
view_follow=obj_Character;
Aqui não explica nada. Não da pra adivinhar cara, isso poderia ser um codigo pra ivocar o demo, mais você ta tão preucupado com o
ctrl c + ctrl v, que nem liga.
view_follow=obj_Character; //view_follow será igual ao obj_Character
Vou admitir, eu chorei de ri com essa explicação. Acho que você tem que se preocupar em explicar o que vai acontecer se eu fizer isso.
ensinei o mais difícil o resto vcs ja sabem... por que agora vou explicar os códigos
Sinceramente, acho que você tem que procurar um dicionario e ver o que significa "ensinar".
Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
foi mal... ERA MELHOR EU NUM TER FEITO!!!!
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
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Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
Me decepcionei, quando eu li o título pensei que o tutorial fosse do Super Games ... Hehe... brincadeiras a parte.
O tutorial está bom, ainda não uso 3D, então para mim por enquanto não vai servir muito, mas talvez no futuro . Mas tente se preocupar mais com a formatação dos tópicos, isso é importante, pois torna o tópico mais chamativo.
Editado:
O tutorial está bom, ainda não uso 3D, então para mim por enquanto não vai servir muito, mas talvez no futuro . Mas tente se preocupar mais com a formatação dos tópicos, isso é importante, pois torna o tópico mais chamativo.
Editado:
Não diga isso, cara D=. É óbvio que foi bom você ter feito. É sempre bom expandirmos nossa mente com os usuários do fórum. Além do mais, é assim que nós aprendemos, no futuro com certeza você fará tutoriais incríveis .Era melhor eu nem ter feito
Última edição por Suadao em Sáb 29 Jan 2011, 22:15, editado 2 vez(es)
Re: [Super tuto] Como criar um cubo em 3D(GML){AVANÇADO}{Edit:1}
vlw pelo o post suadao...
vou pensar nisso, depois de criar a parte dois que nóis iremos utilizar as luzes
vou pensar nisso, depois de criar a parte dois que nóis iremos utilizar as luzes
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
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