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Mensagem por uriel.56 Sáb 29 Jan 2011, 12:16

Super Tuto do Uriel ! Cool


ACONCELHO O USO DO MOZILLA FIREFOX

Eu vim lhe ensinarem isso... por que percebi muitos games nesse forum em 3d, vendo que o 2d já está ficando de fora... Happy

Nivel Avançado

Descrição geral - um cubo em 3d, fixado ao chão, com movimentação nas setinhas

Plataforma Eu uso o gm 8.0 PRO GM8 , Não sei se pega nos outros...

Bem vamos começar

Abra o seu gm.. de preferencia o gm 8.0 PRO GM8

depois de aberto, vamos criar
um sprite 32x32
''spr_mask'' -> Que será a mascara do cubo ( Pinte-o todo de verde)

e depois crie outro sprite 32x32
''spr_texture'' -> Que será a textura do cubo (faça janelas e portas)

e depois crie outro sprite 32x32
''spr_textureup'' -> Que será a textura da parte de cima do cubo (faça um desenho de um concreto)

Com os tres sprites prontos

Vamos criar os obj's

Primeiro

Crie o obj ''obj_camera''

e bote no Create

Spoiler:

e no Step

Spoiler:

E no Draw -> Crie dois códigos no primeiro bote

Spoiler:

e no outro código bote


Spoiler:

Pronto...

agora com o obj_camera de lado
..
vamos criar o ''obj_main''

crie o obj_main..

com o obj_main criado... bote no create

Spoiler:

alarm[0]

Spoiler:

e no Step

Spoiler:

e agora, vamos criar o Cubo...

crie o ''obj_wall''

com o obj_wall criado coloque o sprite spr_mask no obj_wall -> Que será a mascara do obj_wall

e depois

bote no Create

Spoiler:

bem no Draw
Spoiler:

Bem agora crie o ''obj_Character'' com o C maiusculo

e bote os comandos fáceis como o apertando left jump_to_posision e tal's (vcs ja devem saber disso para poder ta aki! Happy )

ensinei o mais difícil o resto vcs ja sabem... por que agora vou explicar os códigos alien

bem com todos os obj em mão ...

basta botar todos na room...

bote o obj_camera no canto que quiser, o obj_main tambem,

o obj_Character vai fazer o movimento, para testar o 3d

e o obj_wall é um cubo, bote no canto q quiser...

bem
.
se vc quiser aumentar o cubo, basta ir no create e mudar os valores de x e y e z e z1

e se mudar o valor de X ou de Y

vc deve botar a mask do mesmo jeito, ou se n, irá bugar na ora da colisão... cat

por exemplo

se x=32
y=32

mas Z=128
e z1 =0

não faz diferença

mais se

y=40

e x=10

a mask tem que ser no mesmo tamanho

na camera, se vc ja suber o sistemas de luze (da uma realidade a mais nos gráficos)

basta abilitar a função

''d3d_set_lighting de false para true''

por exemplo

d3d_set_lighting(false);
para
d3d_set_lighting(true);

e se não ouver luz na room, o jogo irá ficar completamente escuro...

para diferenciar, vc pode criar vários obj_wall mas tambem várias mask...

bem.. por enquanto é só isso

Por favor digam se deu erro ou bug... ou diga se achou ruim... ou bom...

se sintam lindos e postem pirat

RESULTADO bem pra quem quiser ver como ficou...

ta ai... é igual aos gráficos do meu game 3D cubic game

Está como link... pq o 4shared está em manutenção... e eu só tenho conta lá No
https://2img.net/r/ihimizer/i/imagemwke.jpg/ Se quiser raclamar me prosesi melhor n Happy


Última edição por uriel.56 em Sáb 29 Jan 2011, 19:51, editado 1 vez(es)
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Mensagem por elicray Sáb 29 Jan 2011, 15:03

Bem, eu ainda não dei uma lida no tópico por causa da formatação... Tópicos assim não me atraem...

Devia melhorar isso... Está uma confusão --\'
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Mensagem por Godsil4 Sáb 29 Jan 2011, 15:07

kra do ogeito q vc
coloco n chama mta atenção...

pra ficar um bom tutorial q
chame atenção vc precisa de
imagens e separar os codes
de texto normal

tenta melhora esse tutorial
(sem aetnção, sem comentarios)
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Mensagem por Luca$*** Sáb 29 Jan 2011, 16:08

aki nn carregou as imagens(ou spoiler sei la)dos eventos,
sera que podia postar os codes de botar nos eventos ou mandar por mp?
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Mensagem por uriel.56 Sáb 29 Jan 2011, 19:24

vou ver se dou um edit... mais, sei lá, quando eu num boto quase nad ano título
..
o pessoal nem olha... :|
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Mensagem por Salathiel Sáb 29 Jan 2011, 21:31

Cara se você quem fez esse tuto eu sou o Super Man.
Achei muita coisa estranha, olha:

// POSIÇÕES DA CAMERA
d3d_start();
d3d_set_perspective(true);
d3d_set_hidden(true);
...

Pra começar, essas funções não serve pra a posição da câmera. E outra coisa, se isso e um tuto porque você não explicou pra que serve uma por uma.

// Esses comando servem para seguir o futuro obj_main e para evitar bugs na camera
x=obj_main.view_follow.x
y=obj_main.view_follow.y
...

De novo, você manda um baita código e só explica que e pra evitar bug.

d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0);

Isso aqui você nem deu uma explicação. Acho que você nem sabe pra que serve essa função.

//DRAW WHAT CAMERA SEES
xf=x; //visão x
...

Você esqueceu de traduzir essa parte. Sera que você copiou isso? (Claro que sim!)

global.mid_x=view_xview[0]+(view_wview[0]/2);
global.mid_y=view_yview[0]+(view_hview[0]/2);
view_follow=obj_Character;

Aqui não explica nada. Não da pra adivinhar cara, isso poderia ser um codigo pra ivocar o demo, mais você ta tão preucupado com o
ctrl c + ctrl v, que nem liga.

view_follow=obj_Character; //view_follow será igual ao obj_Character

Vou admitir, eu chorei de ri com essa explicação. Acho que você tem que se preocupar em explicar o que vai acontecer se eu fizer isso.

ensinei o mais difícil o resto vcs ja sabem... por que agora vou explicar os códigos

Sinceramente, acho que você tem que procurar um dicionario e ver o que significa "ensinar".
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Mensagem por uriel.56 Sáb 29 Jan 2011, 21:56

confused foi mal... ressaca ERA MELHOR EU NUM TER FEITO!!!!

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Mensagem por Suadao Sáb 29 Jan 2011, 21:57

Me decepcionei, quando eu li o título pensei que o tutorial fosse do Super Games Sad... Hehe... brincadeiras a parte.

O tutorial está bom, ainda não uso 3D, então para mim por enquanto não vai servir muito, mas talvez no futuro Happy. Mas tente se preocupar mais com a formatação dos tópicos, isso é importante, pois torna o tópico mais chamativo.

Editado:
Era melhor eu nem ter feito
Não diga isso, cara D=. É óbvio que foi bom você ter feito. É sempre bom expandirmos nossa mente com os usuários do fórum. Além do mais, é assim que nós aprendemos, no futuro com certeza você fará tutoriais incríveis Happy.


Última edição por Suadao em Sáb 29 Jan 2011, 22:15, editado 2 vez(es)
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Mensagem por uriel.56 Sáb 29 Jan 2011, 21:59

vlw pelo o post suadao... Very Happy

vou pensar nisso, depois de criar a parte dois que nóis iremos utilizar as luzes pirat
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