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Uma variavel em todos objetos

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Mensagem por Phillipe Qua 26 Jan 2011, 19:43

Ae,agluem podia me ajudar??Tava querendo saber como que eu poderia checar uma variavel em todos os objetos.
Simplificando:

Se os inimigos nao estiverem atacando nem recuando,acontece tal ação...

Código:
if obj_inimigo.recuar=false
if obj_inimigo.atacar=false
{
bla bla bla
}

Eu fiz isso,só que ele só checou 1 dos inimigos! Rolling Eyes
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Mensagem por Licht Qua 26 Jan 2011, 19:47

Isso aconteceu só com um único OBJETO (contando todas as intâncias dele na room) do inimigo ou com uma só INSTÂNCIA (Uma só instância de um objeto inimigo) deles?
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Mensagem por Markituh Qua 26 Jan 2011, 19:50

Colega, sabe o que são IDs? Se não, melhor se dedicar a aprender o que é. Ele só checa um objeto pois o GM tenta alcançar a mais recente instância do objeto inimigo(ou a mais próxima, não sei), o meio mais viável é você fazer esse esquema quando colidir, ou até mesmo usar instance_nearest.
Código:
var ini;
ini = instance_nearest(x+20,y,obj_inimigo)
if ini.recuar = false
if ini.atacar = false
{
bla bla bla
}
instance_nearest(x,y,obj) é uma função que retorna a instância mais próxima nos pontos x e y, de tal objeto.
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Mensagem por Phillipe Qua 26 Jan 2011, 20:04

Acho que nao daria muito certo checar a distancia,pq cada um fica em uma posição aguardando o proximo turno e depois de atacar eles voltam para a mesma posição Sad
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Mensagem por Markituh Qua 26 Jan 2011, 20:15

Tipo cara, não tem como fazer por obj_inimigo, pois há vários deles na room e esses vários são as instâncias do mesmo. Não sabe o que é uma instância? Google it; YoyoGames it; GameMakerWiki it. O que você tem que fazer? Tem que pegar a ID da instância utilizando os conceitos de distância, o instance_rearest, e armazenar a instância que te atacou numa variável, sendo assim facilmente daria para fazer operação assim que ele voltasse para o lugar.
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 26 Jan 2011, 20:31

tente de alguma forma criar um variavel global, vai facilitar e muito seu trabalho, pode crer
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Mensagem por vinians Qua 26 Jan 2011, 20:47

Amigão, o jeito mais fácil que conheço seria assim:

with (all)
{
if (obj_inimigo.recuar == false) && (obj_inimigo.atacar == false)
{
//Faça algo aqui
}
}

Com este código é garantido que todas as instâncias serão pocessadas. É o poder do "with"
Flws!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 26 Jan 2011, 21:34

vinnians, isso não vai dar certo pois de qualquer forma ainda existem multiplos obj_inimigos, olhA AÊ

pergunta, o que significa ==? eu sempre uso =. vc usa ==, tem diferença ou nao?
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Mensagem por vinians Qua 26 Jan 2011, 21:38

Henrique_GJ escreveu:vinnians, isso não vai dar certo pois de qualquer forma ainda existem multiplos obj_inimigos, olhA AÊ

pergunta, o que significa ==? eu sempre uso =. vc usa ==, tem diferença ou nao?
Geralmente eu uso bastante esse tipo de código e sempre dá certo, pois ao encontrar a condição ele vai realizar a tarefa que nosso amigo deseja e vai continuar olhando em todas as instâncias.
Quando ao sinal '==' eu uso sempre que estou testando uma condição. O GM aceita o '=' separado, mas como uso bastante C e o GM permite essa sintax eu a utilizo no GM tambem, pois separa a atribuição da relação de igualdade.
Flws!
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Mensagem por Markituh Qua 26 Jan 2011, 21:45

Tem. = é usado para atribuir algo, == é usado para comparar algo. Dê uma sacada em Bitwise operators no Google ou procure sobre Expressions na Wiki da Yoyogames. E o código do vinians não parece estar errado, pois com o with(all) dá-se a fazer muita coisa.

Edit:
Bom, já que o vinians respondeu, o == cai como comparação nas demais linguagens, mas o GM reconhece tanto = como ==.
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Mensagem por Phillipe Qui 27 Jan 2011, 15:53

Aew,vinians,funcionou o código!Brigadão ai e a todo mundo que se empenhou em ajudar! Very Happy
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