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[Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Qua 26 Jan 2011, 13:16
Para linguagens fracamente tipadas como o Game Maker Language, o "programador" não tem a necessidade de saber os tipos de variáveis que estão o tempo todo à ativa no programa. Calma, no final dessa aula eu explicarei o que é uma linguagem tipada.

Introdução
Em quase todas as outras linguagens de programação que não o Game Maker, ao definir uma variável você deve indicar que tipo de variável ela será.

*-*-*-*-*-*-*-*-*
Para a parte iniciante: Porque "a parte iniciante"? Bem, porque simplesmente quem não sabe o que são variáveis é claramente um iniciante. Variáveis são a parte fundamental do programa. Sem variáveis não dá pra fazer quase nada na programação. Variáveis são criadas pelo programador e sempre carregam um valor que pode ser mudado ao longo da execução do aplicativo. Exemplo tosco:
Eu estou com a barriga vazia e tenho que comer alguma coisa. Então eu crio a variável 'barriga' e dou a ela o valor de 0 (zero). Hmm... esse pão com vina e katchup tava gostoso, mas eu comi demais, estou de barriga cheia. Então eu mudo a variável 'barriga' e dou a ela o valor de 100.
É mais ou menos isso, não vou explicar demais porque se você quer sair do GML, é melhor saber pelo menos o que são variáveis, o que eu não estou aqui para explicar, mas sim como usa-las e os tipos de variáveis.

*-*-*-*-*-*-*-*-*


Os tipos de variáveis
Ao se declarar uma variável na maioria das linguagens, como eu já disse, se deve usar um sufixo indicando seu tipo. Os tipos de variáveis e pra que servem estão logo abaixo:

  • int (integer)
    Uma variável do tipo int carrega valores numéricos inteiros. Ela não suporta caracteres ou simbolos, e se você tentar o máximo que acontecerá é um erro e você não conseguirá compilar~executar seu projeto.


  • float (floating-point)
    Uma variável do tipo float carrega valores numéricos irracionais (quebrados). Assim como int, você não conseguirá êxito caso tente usar caracteres ou simbolos dentro dessa variável.


  • double (double precision floating-point)
    Uma variável double carrega valores numéricos irracionais (quebrados), assim como o float, com a diferença de que o double tem a potência duas vezes melhor que float. Não suporta caracteres e símbolos.


  • bool (boolean)
    Provavelmente você já ouviu falar no codigo binário. Sim, aquele cheio de 1 e 0. O tipo de dados boolean é provavelmente o mais primitivo de todos. Sabe quais os valores que ele retorna? Acertou quem respondeu 1 ou 0. Acertou também quem respondeu true ou false. Também acertou quem disse verdadeiro ou falso! Quanto ao 0 ou 1, que fique claro que 0 é falso e 1 é verdadeiro.


  • char (character)
    Exatamente. Até que enfim, chegou na hora tão esperada. Finalmente chegou num tipo de dados que aceita caracteres. Na verdade, o char não aceita caracteres, ela aceita caractere, singular. Mas há um jeito de usar essa variável de outro modo, como explicaremos na proxima aula.


  • string
    String é um tipo de variável que foi feita a partir do char. String é o melhor jeito quando se quer criar textos e frases, conjunto de vários caracteres juntos, não apenas caracteres únicos para serem usados


  • void
    Void é um tipo de variável muito usada na criação de funções, que ensinarei em uma de nossas próximas aulas. A variável void retorna simplesmente... nada. É, void é usado para quando não se tem um valor específico para retornar.



Finalização

Essa aula foi apenas uma inicialização do básico que precisamos saber antes de começar a programar. Na proxima aula, começaremos a programar e a usar essas variáveis. Obrigado por ter lido até o fim, nos vemos na proxima aula!


Última edição por F. Nizzio em Sex 28 Jan 2011, 15:26, editado 3 vez(es)
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Qua 26 Jan 2011, 19:50
Uma bela introdução pros iniciantes, conhecer o que tá sendo usado pra trabalhar é fundamental pra todo desenvolvedor _o/
Ficou muito bem detalhado, parabens!
afro
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Qua 26 Jan 2011, 20:50
@F. Nizzio escreveu:Para linguagens altamente tipadas com o Game Maker, o "programador" (quase) não tem a necessidade de saber os tipos de variáveis que estão o tempo todo à ativa no programa. Calma, no final dessa aula eu explicarei o que é uma linguagem tipada.

Introdução
Em quase todas as outras linguagens de programação que não o Game Maker, ao definir uma variável você deve indicar que tipo de variável ela será.

*-*-*-*-*-*-*-*-*
Para a parte iniciante: Porque "a parte iniciante"? Bem, porque simplesmente quem não sabe o que são variáveis é claramente um iniciante. Variáveis são a parte fundamental do programa. Sem variáveis não dá pra fazer quase nada na programação. Variáveis são criadas pelo programador e sempre carregam um valor que pode ser mudado ao longo da execução do aplicativo. Exemplo tosco:
Eu estou com a barriga vazia e tenho que comer alguma coisa. Então eu crio a variável 'barriga' e dou a ela o valor de 0 (zero). Hmm... esse pão com vina e katchup tava gostoso, mas eu comi demais, estou de barriga cheia. Então eu mudo a variável 'barriga' e dou a ela o valor de 100.
É mais ou menos isso, não vou explicar demais porque se você quer sair do GML, é melhor saber pelo menos o que são variáveis, o que eu não estou aqui para explicar, mas sim como usa-las e os tipos de variáveis.

*-*-*-*-*-*-*-*-*


Os tipos de variáveis
Ao se declarar uma variável na maioria das linguagens, como eu já disse, se deve usar um sufixo indicando seu tipo. Os tipos de variáveis e pra que servem estão logo abaixo:

  • int (integer)
    Uma variável do tipo int carrega valores numéricos inteiros. Ela não suporta caracteres ou simbolos, e se você tentar o máximo que acontecerá é um erro e você não conseguirá compilar~executar seu projeto.


  • float (floating-point)
    Uma variável do tipo float carrega valores numéricos irracionais (quebrados). Assim como int, você não conseguirá êxito caso tente usar caracteres ou simbolos dentro dessa variável.


  • double (double precision floating-point)
    Uma variável double carrega valores numéricos irracionais (quebrados), assim como o float, com a diferença de que o double tem a potência duas vezes melhor que float. Não suporta caracteres e símbolos.


  • bool (boolean)
    Provavelmente você já ouviu falar no codigo binário. Sim, aquele cheio de 1 e 0. O tipo de dados boolean é provavelmente o mais primitivo de todos. Sabe quais os valores que ele retorna? Acertou quem respondeu 1 ou 0. Acertou também quem respondeu true ou false. Também acertou quem disse verdadeiro ou falso! Quanto ao 0 ou 1, que fique claro que 0 é falso e 1 é verdadeiro.


  • char (character)
    Exatamente. Até que enfim, chegou na hora tão esperada. Finalmente chegou num tipo de dados que aceita caracteres. Na verdade, o char não aceita caracteres, ela aceita caractere, singular. Mas há um jeito de usar essa variável de outro modo, como explicaremos na proxima aula.


  • string
    String é um tipo de variável que foi feita a partir do char. String é o melhor jeito quando se quer criar textos e frases, conjunto de vários caracteres juntos, não apenas caracteres únicos para serem usados


  • void
    Void é um tipo de variável muito usada na criação de funções, que ensinarei em uma de nossas próximas aulas. A variável void retorna simplesmente... nada. É, void é usado para quando não se tem um valor específico para retornar.



Finalização

Essa aula foi apenas uma inicialização do básico que precisamos saber antes de começar a programar. Na proxima aula, começaremos a programar e a usar essas variáveis. Obrigado por ter lido até o fim, nos vemos na proxima aula!
Ótimo tutorial! Porém o Game Maker, no caso a GML (Linguagem do Game Maker) é fracamente "tipada" exatamente pelo fato de não exigir declaração de tipo.
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Qua 26 Jan 2011, 21:23
UUUUOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
nuu Feliz nuu Feliz nuu Feliz nuu Feliz nuu Feliz

KRA, vc posto isso no dia certo!!!!!!

hoje, exatamente hoje, eu tava procurando um tuto de linguagem C, mas n achei nenhum, esperando o proximo tuto
nuu Feliz
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Sex 28 Jan 2011, 14:56
@vinians escreveu:
Ótimo tutorial! Porém o Game Maker, no caso a GML (Linguagem do Game Maker) é fracamente "tipada" exatamente pelo fato de não exigir declaração de tipo.

Hahaha! Eu pensava que uma linguagem tipada era tipo GML... obrigado pelo aviso Happy
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Sex 28 Jan 2011, 15:01
muito bom, so faltou esclarecer mais como usar isso num codigo...
mas isso voce vai por nas proximas aulas ne?
ficou bom...
talvez vou estudar C#...

FLW
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Sex 28 Jan 2011, 15:11
@Pedro Henrique escreveu:muito bom, so faltou esclarecer mais como usar isso num codigo...
mas isso voce vai por nas proximas aulas ne?
ficou bom...
talvez vou estudar C#...

FLW

Sim, nas próximas aulas vou começar a explicar os códigos, e no final de cada aula vou dar os exemplos prontos.
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Re: [Nizzutorial] Introdução a C#: Tipos de Variáveis (1)

em Sex 28 Jan 2011, 15:18
hm, muito bem, voce explicou detalhadamente sobre as variaveis!
vale lembrar que o Game Maker usa variaveis genericas, ou seja podem armazenar qualquer tipo de valor.
enquanto as outras linguagens precisam ser declaradas o tipo de retorno.
declarar manualmente o retorno da variavel é bem mais rápido e o desenpenho é maior!
===========
muito bem Nizzio, vou apontar seu "Nizzutorial" as minhas futuras aulas!
;]
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