AULA DE C++ PARTE 4 - Calculadora SEM interface gráfica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AULA DE C++ PARTE 4 - Calculadora SEM interface gráfica.

Mensagem por Da Galáxia em Ter 25 Jan 2011, 21:13

AULAS ANTERIORES.

Aula 1 – http://gmbr.forumeiros.com/t13494-aula-de-c-parte-1
Aula 2 – http://gmbr.forumeiros.com/t13639-aula-de-c-parte-2
Aula 3 - http://gmbr.forumeiros.com/t13638-aula-de-c-parte-3

Aqui estou usando a IDE DEV C++.

C++ é a linguagem mais utilizada no mundo dos games, ela pode ser usada com inumeras bibliotecas graficas como a Allegro e a OpenGL, apenas para citar duas.

A minha intenção é criar alguns tutoriais com codigos nativos, e depois disto criar um proto-jogo utilizando a biblioteca ALLEGRO.

Neste quarto tutorial aprenderemos a criar uma calculadora porem SEM interface gráfica.

Crie uma pasta com o nome Exemplo4C++

Com o dev C++ aberto vá em ARQUIVO – NOVO – PROJETO na tela que aparece escolha EMPTY Project selecione projeto C++ (geralmente já é padrão) aperte OK ache e entre na pasta que criamos (Exemplo4C++) e salve.
Agora vá em ARQUIVO – NOVO – ARQUIVO FONTE e aperte YES é nesta tela branca que escreveremos nossos códigos.

OBS: Os comandos aqui que NÃO foram explicados e/ou comentados, estão explicados e/ou comentados nas aulas anteriores. Seus links estão no topo deste poste.

Então vamos programar:

Digite isto:

Código:
#include <iostream>
using namespace std;

//PROTOTIPO DE FUNÇÕES
float F_somar(float, float );
float F_subtrair(float , float );
float F_multiplicar(float , float );
float F_dividir(float , float );

//PROGRAMA PRINCIPAL
int main()
{
   
//os tipos char, float e int, foram explicados no tutorial 2   
    char operation;
    float x,z;
    int opt = 1;
    char continua;

//LAÇO PRINCIPAL DO PROGRAMA
while (opt > 0){ 
//somente continua a rodar o programa se a variavel opt for maior que zero   
//ou seja, quando o usuario for perguntado, ele digitar r ou R   
    cout<<"entre com o primeiro valor e prima ENTER."<<endl;   
    cin>>x;
    cout<<"entre com o segundo valor e prima ENTER"<<endl;   
    cin>>z;
    cout<<"Aperte A para somar, S para subtrair, M para multiplicar ou D para dividir."<<endl<<endl;   
    cin>>operation;
    cout<<endl;
//criando ponteiro para a função F_somar   
    float (*somar)(float,float);
    somar = F_somar;
    float n1 = (*somar)(x,z);
//criando ponteiro para a função F_subtrair       
    float (*subtrair)(float,float);
    subtrair = F_subtrair;
    float n2 = (*subtrair)(x,z);
//criando ponteiro para a função F_multiplicar
    float (*multiplicar)(float,float);
    multiplicar = F_multiplicar;
    float n3 = (*multiplicar)(x,z);
//criando ponteiro para a função F_dividir   
    float (*dividir)(float,float);
    dividir = F_dividir;
    float n4 = (*dividir)(x,z);
   
//switch, case e break, igual na linguagem do Game Maker
//especificando letras minusculas e maiusculas
 
    switch (operation)
        {
            case 'a': case 'A':
            cout<<"Resultado "<<n1<<endl;
            break;
            case 's': case 'S':
            cout<<"Resultado "<<n2<<endl;
            break;
            case 'm': case 'M':
            cout<<"Resultado "<<n3<<endl;
            break;
            case 'd': case 'D':
            cout<<"Resultado "<<n4<<endl;
            break;
        }
  cout<<endl;
  cout<<"R e ENTER >>> Refaz.  Outra Tecla e ENTER Sai do programa." <<endl<<endl;   
  cin>>continua;
  cout<<endl;
  if (continua == 'r' || continua == 'R')
    {
//incrementando + 1 a variavel opt, poderia ser opt+=1 como no gm     
    opt++ ;
//esse comando limpa a tela   
    system("cls");
    }
  else
//se ao término do programa a resposta do usuario for diferente...
//...de r ou R o programa fecha.   
    opt = 0;
}//fim laço   

    getchar();
    return 0;
}//fim do programa principal   
             
//CRIANDO AS FUNÇÕES
float F_somar(float a, float b){
      return a+b;
      }

float F_subtrair(float a, float b){
      return a-b;
      }

float F_multiplicar(float a, float b){
      return a*b;
      }

float F_dividir(float a, float b){
      return a/b;
      }

PRECIONE F9 E SALVE DENTRO DA PASTA Exemplo4C++ COM O NOME TESTE4
VÁ EM EXECUTAR – COMPILAR & EXECUTAR
FIM DO TUTO.

Estou a disposição para qualquer pergunta.

Da Galáxia

Número de Mensagens : 348
Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AULA DE C++ PARTE 4 - Calculadora SEM interface gráfica.

Mensagem por Isaias em Ter 25 Jan 2011, 21:28

Muito Interessante Sua aula de c++, continue assim, vou precisar delas em breve Happy

Isaias

Número de Mensagens : 374
Idade : 23
Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AULA DE C++ PARTE 4 - Calculadora SEM interface gráfica.

Mensagem por Da Galáxia em Ter 25 Jan 2011, 21:41

Isaias escreveu:Muito Interessante Sua aula de c++, continue assim, vou precisar delas em breve Happy


Vlw. Vou continuar sim, vai ter momentos em que eu não vou ter didatica pra explicar com detalhes, mas nesse caso é so formular a pergunta que responderei da melhor forma possivel.

Da Galáxia

Número de Mensagens : 348
Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: AULA DE C++ PARTE 4 - Calculadora SEM interface gráfica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:43


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum