RPGs - Sistema de Classes/Vocações/Profissões/ETC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RPGs - Sistema de Classes/Vocações/Profissões/ETC

Mensagem por guiagge em Ter 25 Jan 2011, 17:08

Pessoal, estou fazendo um MMO(RPG provavelmente) inspirado em Cave Story. A ideia seria um jogo meio medieval da vida, se passando numa "ilha flutuante" (assim como o tal jogo) de plataforma. Sempre quis criar um MMO e quando joguei Cave Story pensei: "imagine se isso fosse online alien ". Não vou de maneira alguma plagiar jogos como Maple Story, até porque acho a jogabilidades deste(s) extremamente monótona, estranha, travada. Você pensa que vai jogar um Mario online e acaba jogando no máximo um Double Dragon bem fajuto. Razz

Enfim, indo ao assunto do tópico, muitas veses jogo RPGs e acho o sistema de classes algo meio limitado demais. Por mais que você ache as classes do jogo "perfeitas e equilibradas", você sempre fica imaginando que podia ter uma outra classe, que fizesse isso e aquilo. Por isso quero a opinião de vocês sobre o que eu estou pensando para o meu jogo. É o seguinte: estou pensando em um sistema em que você não escolhe uma classe, pois elas não existem. Ao invés disso, você começa o jogo como uma "criatura limpa", sem nehuma habilidade com qualquer coisa que seja. No decorrer do jogo você vai ganhando habilidade com certas coisas. Isso lhe permite aprimorar suas habilidades nessa coisas. Você pode se desenvolver em mais de uma coisa, mas isso faz com que você não possa se aprimorar tanto nessas coisas como poderia em menos coisas. Vejamos por exemplo este exemplo hipotético rídiculo da árvore de habilidades do meu jogo:

Assim, por exemplo, um jogador poderia chegar até a habilidade "Clava", por exemplo, mas não poderia ter outras habilidades além dessa. Um outro poderia ter as habilidades "Destreza" e "Inteligência", mas não poderia se aprofundar nessas duas. É como se fosse um "mapa" com cidades (as habilidades) e as rotas para chegar nelas. Você tem que contruir estradas para ligar as cidades que lhe interressem ao "Início", a sua cidade. Mas você tem fundos limitados. Assim se quizer se ligar a cidades mais distantes (habilidades mais avançadas) você não terá $ para se ligar a outras cidades mais próximas (outras hablidades mais básicas). Acho que até aí está tudo bem explicado. O que não sei direito é como começar essa "separação" dos caminhos que os jogadores podem seguir. Seria dando armas iniciais diferentes para o jogador escolher, e dependendo da arma ele começa a desenvolver um tipo de habilidade diferente?

OBS: essas tais habilidades de que falei aí não são atributos como força. inteligência, ect. No jogo elas seria como magias (não falo magias porque guerreiros e afins também poderam e utilizaram muito elas). Existiram ativas, usadas como magias, e passivas, que permitiram que se use armas ou outras coisas diferentes, como por exemplo uma habilidade passiva chamada "Ambidestrismo", que perimitiria ao jogador usa duas armas.

Por favor, opinem sobre o meu "sistema novo" e digam no que ele pode ser melhorado. Espero muitas respostas, pois estou precisando de opiniões de fora. Agradeço desde já.

FLW!

guiagge

Número de Mensagens : 90
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: