Variavel Online

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Variavel Online

Mensagem por Kiko em Seg 24 Jan 2011, 18:40

Galera tava fazendo um jogo de 2 players online e me surgiu uma duvida, eu quero que as ações do player 1 só sejam exucatadas se o player 1 for true e as do player 2 se se o player 2 for true (isso são variaveis !).Só que não sei como fazer para em 1 computador a variavel player2 for false e no outro true (eu quero saber como fazer para nun PC a varivel for falsa e no outro verdadeiro).

Kiko

Número de Mensagens : 188
Idade : 18
Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 18:55

Bom, cada instância num jogo pode ter seu valor arbitrário. Então, quando queremos que tal instância tenha tal valor em tal variável, simplesmente damos o valor. Como deves saber para se trabalhar com instâncias é necessário usar variáveis, pois a função instance_create retorna a ID da instância.
Código:
var obj1,obj2;
obj1 = instance_create(x,y,player)
obj1.variavel = true
obj2 = instance_create(x,y,player)
obj2.variavel = false
Então toda vez que enviar a informação de que vai criar o player, mandar neste conjunto a informação acerca do valor da variável, que irá definir o valor dela. Eu não sei se no GM se é a mesma operação no Delphi, usando Sockets, mas acho que deve ser similiar. Sendo assim, quando receber o valor:
Código:
var obj1,obj2;
obj1 = instance_create(x,y,player)
obj1.variavel = valor_recebido1
obj2 = instance_create(x,y,player)
obj2.variavel = valor_recebido2
As variáveis valor_recebido1 e valor_recebido2 seriam enviadas pelo servidor para preencher os dois players.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Kiko em Seg 24 Jan 2011, 18:57

Cafundiu essa, tem tipo uma engine ou um mini tuto ?

Kiko

Número de Mensagens : 188
Idade : 18
Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 19:03

>_____< Eu expliquei da melhor forma possível, e isto foi basicamente um mini-tuto. Vou explicar novamente, preste atenção.

Toda instância num jogo tem seu próprio valor, nunca há uma instância igual a outra, pois todas tem sua própria ID. E quando queremos que tal instância tenha um valor só para ela, simplesmente temos que ter em mãos a ID dela. Mas como não tem como saber a ID de uma instância criada recentemente, qual a solução? Usamos variáveis, já que a função instance_create retorna a ID da instância. Então, só declarar a variável.
Código:
var obj;
obj = instance_create(x,y,objeto)
obj.variavel = valor
Pronto, definimos. Para implantar este sistema no online, simplesmente quando recebermos a informação do cliente para criar o player, só colocarmos o valor da variável nesse conjunto de informações, e armazená-lo numa variável, que será definida no código de verificação. Então, quando receber o pedido de conexão e criação do player:
Código:
var obj;
obj = instance_create(x,y,player)
obj.variavel = valor_recebido
Entendeu agora?

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Kiko em Seg 24 Jan 2011, 19:11

E mais o menos mas deu pra capitar o mais importante Very Happy
Em falar nisso vc é o cara mais inteligente do GMBR que eu já vi (que responde pelo menos 1 % das perguntas)Mas nunca vi um jogo seu !

Kiko

Número de Mensagens : 188
Idade : 18
Data de inscrição : 16/01/2011
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 19:16

Hehe... Obrigado Very Happy Realmente, eu não postei nenhum projeto. É que quando começo um, sempre encontro problemas... Eu tento até hoje me concentrar num bom projeto, mas os recursos gráficos,sonoros e outros recursos me impedem de realizar. Eu postei um projeto simples, foi um quiz de Matemática, mas nada muito sério. Eu me contento em responder as dúvidas de quem necessita, no dia que eu postar um bom projeto com certeza será o melhor que algum dia já fiz.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 24 Jan 2011, 21:05

mas a variavel não fica online so com aquilo ali, ela é alterada, mas não chega a ficar online

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 21:10

Não chega? Esse código é para ser colocado quando receber uma informação do cliente, e nessa informação tem o valor da variável. Então armazena-se o valor recebido na variável valor_recebido, e altera. Eu não disse como armazenar, cabe a ele ver as aulas do João Neto e aprender como.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 24 Jan 2011, 22:17

e aquela extensão chamada net var? como se usa? ela serve pra isso tbm?

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 22:24

Dei uma olhada nessa Netvar, no tópico tem um monte de gente mostrando vários erros. O esquema ao qual me refiro é usando Sockets, não armazenar num host, o que é mais complicado.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Variavel Online

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:12


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum