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Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 18:40
Galera tava fazendo um jogo de 2 players online e me surgiu uma duvida, eu quero que as ações do player 1 só sejam exucatadas se o player 1 for true e as do player 2 se se o player 2 for true (isso são variaveis !).Só que não sei como fazer para em 1 computador a variavel player2 for false e no outro true (eu quero saber como fazer para nun PC a varivel for falsa e no outro verdadeiro).
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 18:55
Bom, cada instância num jogo pode ter seu valor arbitrário. Então, quando queremos que tal instância tenha tal valor em tal variável, simplesmente damos o valor. Como deves saber para se trabalhar com instâncias é necessário usar variáveis, pois a função instance_create retorna a ID da instância.
Código:
var obj1,obj2;
obj1 = instance_create(x,y,player)
obj1.variavel = true
obj2 = instance_create(x,y,player)
obj2.variavel = false
Então toda vez que enviar a informação de que vai criar o player, mandar neste conjunto a informação acerca do valor da variável, que irá definir o valor dela. Eu não sei se no GM se é a mesma operação no Delphi, usando Sockets, mas acho que deve ser similiar. Sendo assim, quando receber o valor:
Código:
var obj1,obj2;
obj1 = instance_create(x,y,player)
obj1.variavel = valor_recebido1
obj2 = instance_create(x,y,player)
obj2.variavel = valor_recebido2
As variáveis valor_recebido1 e valor_recebido2 seriam enviadas pelo servidor para preencher os dois players.
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 18:57
Cafundiu essa, tem tipo uma engine ou um mini tuto ?
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 19:03
>_____< Eu expliquei da melhor forma possível, e isto foi basicamente um mini-tuto. Vou explicar novamente, preste atenção.

Toda instância num jogo tem seu próprio valor, nunca há uma instância igual a outra, pois todas tem sua própria ID. E quando queremos que tal instância tenha um valor só para ela, simplesmente temos que ter em mãos a ID dela. Mas como não tem como saber a ID de uma instância criada recentemente, qual a solução? Usamos variáveis, já que a função instance_create retorna a ID da instância. Então, só declarar a variável.
Código:
var obj;
obj = instance_create(x,y,objeto)
obj.variavel = valor
Pronto, definimos. Para implantar este sistema no online, simplesmente quando recebermos a informação do cliente para criar o player, só colocarmos o valor da variável nesse conjunto de informações, e armazená-lo numa variável, que será definida no código de verificação. Então, quando receber o pedido de conexão e criação do player:
Código:
var obj;
obj = instance_create(x,y,player)
obj.variavel = valor_recebido
Entendeu agora?
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 19:11
E mais o menos mas deu pra capitar o mais importante Very Happy
Em falar nisso vc é o cara mais inteligente do GMBR que eu já vi (que responde pelo menos 1 % das perguntas)Mas nunca vi um jogo seu !
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 19:16
Hehe... Obrigado Very Happy Realmente, eu não postei nenhum projeto. É que quando começo um, sempre encontro problemas... Eu tento até hoje me concentrar num bom projeto, mas os recursos gráficos,sonoros e outros recursos me impedem de realizar. Eu postei um projeto simples, foi um quiz de Matemática, mas nada muito sério. Eu me contento em responder as dúvidas de quem necessita, no dia que eu postar um bom projeto com certeza será o melhor que algum dia já fiz.
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 21:05
mas a variavel não fica online so com aquilo ali, ela é alterada, mas não chega a ficar online
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 21:10
Não chega? Esse código é para ser colocado quando receber uma informação do cliente, e nessa informação tem o valor da variável. Então armazena-se o valor recebido na variável valor_recebido, e altera. Eu não disse como armazenar, cabe a ele ver as aulas do João Neto e aprender como.
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 22:17
e aquela extensão chamada net var? como se usa? ela serve pra isso tbm?
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Re: Variavel Online

em Seg 24 Jan 2011, 22:24
Dei uma olhada nessa Netvar, no tópico tem um monte de gente mostrando vários erros. O esquema ao qual me refiro é usando Sockets, não armazenar num host, o que é mais complicado.
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