[RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 12:24

Então, to eu aqui com uma pergunta TENSA... yes Muito TENSA:

é o seguinte, tenho de novo o meu objeto preto, que quando eu clico em qualquer lugar da room ele aparece a vai caindo aos poucos, com uma gravidade de 0.2 e quando ele sair da room, a room muda para uma room de "compra" onde eu tenho um objeto que quando eu clico em cima ** eu preciso que ele deixe a gravidade daquele objeto preto em 0.5 ** Obrigado... affraid TENSO né?


Última edição por Soul Limaloko em Seg 24 Jan 2011, 17:46, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 12:28

TENSO... É tenso ver coisas que pessoas acham tensas, e na verdade não são.
Código:
obj_preto.gravity = 0.5
Tandam! surpreso Mano, já trabalhou com Pascal, Ruby, e linguagens orientadas a objetos? Por que nelas o "."(ponto) significa um conceito de propriedade, que tal coisa é propriedade daquele tal objeto. Uma outra alternativa é usar with
Código:
with (obj_preto)
{
gravity = 0.5
}
Mas aí você escolhe a melhor maneira para ti.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por gustavo ferreira em Seg 24 Jan 2011, 12:35

coloca assim no step do obj que vai ser clicado
Código:
if (mouse_check_button(mb_left){
gravity=0.5}else{
gravity=0.2}
num testei mais deve dar certo blz?! falow

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 12:43

é verdade Markituh eu tinha esquecido desse negócio de "obj_obj.gravity" vlws vou tentar! UI UI UIII quase deixer double post =]

hmm... não deu certo nenhum dos dois =/, lembrando que este objeto de compra está em outra room que está marcada como persistent! e o obj_preto não está sempre na sala é somente a cada vez que eu clico ele aparece!

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Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 13:04

Espera, então você quer criar o objeto com a gravity 0.5 não é? É necessário trabalhar com variáveis para isso.
Código:
var o;
o = instance_create(x,y,obj_preto)
o.gravity = 0.5
Se a direção da gravidade(gravity_direction) não estiver definida, defina.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 13:09

Esse código ai eu coloco onde? =] é isso ai mas quando eu clicar no objeto de compra, que a gravity do obj_preto fique 0.5 ai quando eu clicar em qualquer lugar da outra room crie o objeto preto mas com a gravity 0.5 entende?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 13:17

pera, deixa eu ve se eu entendi, vc quer fazer o seguinte:
o fulano clica em qualquer lugar da tela, ai se cria um objeto que vai caindo (esse objeto cai na mesma posicao x do mouse?).
ai quando ele sai da tela passa pra outra room q vc pode compra um objeto (??)


isso parece aquele joguinho de mina, do velhinho q joga um trocinho e vai pegando os ourinhos, kkk

me explica ai que eu ja te ajudo

--------------------edit------------------
ops, eu n tinha entendido direito, faz assim:

quando vc vai fazer a gravidade do obj_preto, em vez de coloca um numero, coloca uma variavel, tipo: gravit=v_gravit
ai no create, vc coloca: v_gravit=0.3

ai no objeto q compra, vc coloca assim, no evento, click, vc coloca: v_gravit=0.5

pronto, na proxima vez q o objeto cair, ele vai cair como 0.5, e pra quando ele sai da room, é em Other -> outside room

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 13:22

Am... Entendo. Seguinte, quando clicar no objeto compra:
Código:
obj_preto.gravity = 0.5
Quando clicar em qualquer outro lugar da room, este código tem que estar no Step e no objeto de compra:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and !(mouse_x>=x and mouse_y>=y and mouse_x<=x+largura da sprite and mouse_y<=y+altura da sprite)
{
var o;
o = instance_create(10,10,obj_preto)
o.gravity = 0.5
}
O esquema entre os colchetes é se você estiver com a origem da sprite no 0, se não estiver só é modificar. O que o código irá fazer? Ele vai checar se você apertou o botão esquerdo do mouse e se o mouse não está em cima do objeto de compra. Se retornar true(ou seja, estiver dentro das especificações), cria o objeto com a gravity 0.5

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 13:23

Ok, então é o seguinte olhem este jogo: http://www.ojogos.com.br/jogo/Pirate-Launch.html

é parecido com este que eu quero fazer! vejam que quando vc pega pontos vc pode fazer um upgrade no seu barco, no seu canhao e no seu pirata! e conforme indo ele vai mais longe!

Am... Entendo. Seguinte, quando clicar no objeto compra:
CÓDIGO:
obj_preto.gravity = 0.5

Quando clicar em qualquer outro lugar da room, este código tem que estar no Step e no objeto de compra:
CÓDIGO:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and !(mouse_x>=x and mouse_y>=y and mouse_x<=x+largura da sprite and mouse_y<=y+altura da sprite)
{
var o;
o = instance_create(10,10,obj_preto)
o.gravity = 0.5
}

O esquema entre os colchetes é se você estiver com a origem da sprite no 0, se não estiver só é modificar. O que o código irá fazer? Ele vai checar se você apertou o botão esquerdo do mouse e se o mouse não está em cima do objeto de compra. Se retornar true(ou seja, estiver dentro das especificações), cria o objeto com a gravity 0.5

Cara isso também não deu! da uma olhada nessa minha engine ai! =D vlws


Última edição por Soul Limaloko em Seg 24 Jan 2011, 17:23, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 13:58

q fera kra, mas se vc quer fazer bem parecido, é necessario o gm pro


vo ve se consigo fase uma engine sem gm pro, ai te mando!

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 14:01

Amigo eu tenho gm PRO =D

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Mensagem por Markituh em Seg 24 Jan 2011, 14:07

Hahaha, ownei tudo e fechei com 6450 pontos Very Happy Bom, esse tipo de jogo trabalha muito com hspeed,vspeed e ângulo, que já é necessário o GM Pro. Eu vou fazer um pequeno exemplo e depois te mando. Um pequeno exemplo, não o jogo todo.

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Mensagem por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 14:28

kra, é q eu n tenho gm pro, mas to fazendo um aki, to indo bem
---------------EDIT----------------------
FINISH

até q n é dificil faze jogos assim
Canhao.gmk
ta ai, se n intender, só posta ai q eu to ligado

-----------EDIT--------------
AFF, 2 edit

eu errei um codigo na engine, no obj_speed, o codigo q aparece ta errado, quando vc compra, ele n faz nada, eu vo tenta concerta e depois mando outra


Última edição por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 14:50, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 14:40

é viu como o joguinho é legal! =D adoro esses jogos de upgrade =D Ok então.

Aguardando Engines...

Nuusa cara, é sua engine funcionou, mas tem como vc explicar esses códigos malukos! Eu so nubão no gm! =/ Vlws

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Mensagem por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 15:00

oi kra, eu tentei arruma um erro q tinha, mas n deu, eu coloquei uma explicacao pra tudo, ta ai:
Canhao_2.gmk

o problema é q quando vc "Compra" o speed, ele n faz nada, to tentando arruma, flw

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 15:48

Ai, esse é o problema que eu to tentando resolver tbm! =D Vlws mas ainda nao ta resolvido! =/

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Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 15:52

Hmm... ta aki, um EDIT da minha engine: http://dl.dropbox.com/u/8556803/Master%20Teste.gmk

EDIT: DESCULPA AGORA QUE EU VI O POST DUPLO, NÃO DEU PARA TIRAR A TEMPO! =/ FOI MAL!


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Mensagem por Tedi Ripper em Seg 24 Jan 2011, 16:05

kra, legal sua engine, mas eu n tenho pro, por isso n posso testa, espero ter ajudado ai, flw

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]trocar / adicionar / subtrair: VARIAVEIS

Mensagem por Limalokão em Seg 24 Jan 2011, 16:07

hmm... pena, mas vlws entao! me add no msn! =D Mais alguem pode tentar me ajudar com a minha engine PRO!? Vlws


COOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOONSIGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Criei um obj_controle e nele declarei a variavel: global.gravidade=0 e no step da bola coloquei if global.gravidade=0 {gravity=1} e logo após if global.gravidade=1 {gravity=0.5}

e o left pressed do obj_preto: global.gravidade=1 e declarei ele e o controle como persistent! =D vlws galera!

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