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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
+4
Kabeção
Natan Kawan Araujo Freire
Hiroshi Ymamoto
SIGILOSO
8 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Pipolho: Raios... agora você fica aí se achando só porque virou colaborador, né?
SIGI: Nada disso.... não curti muito esse azul no meu nick...
Pipolho:
Hello gente boa! Seguindo a dica do amigo Fuzenrad, os SIGI-TUTOS a partir de agora, não serão mais escritos com abreviações de internet, tornando-se algo mais agradável de se ler! =D
Muito bem, neste tuto, irei dar dicas para criar sprites grandes, sem que fiquem aqueles detalhes de pixels ampliados, o que deixam a sprite mais feia, utilizando para isso, o editor de imagens do GM8! =D
Nome: FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Descrição: Dicas para desenhar sprites grandes com qualidade, no editor de imagens do GM8.
Nível de dificuldade: Iniciante/mediano
Requerimentos: GM8 PRO, e muita, MUITA paciência....
COMO COMEÇAMOS, SIGI??
Antes de começar, devo lembrar que para criar sprites grandes sem perder qualidade, você poderá usar outras ferramentas que permitem isso, no caso, utilizar vetores. Mas, como muita gente tem medo dessa palavra, podem usar uma "técnica" que eu venho usando a algum tempo. Com certeza alguém a utiliza também, mas mesmo assim, eu a batizei de traços imaginários.
Lembrando que essa técnica não faz milagres, não espere facilidade para criar aquele monstro gigante que ocupa toda a tela do jogo!!
Sim, imaginários! Essa técnica poderá ajudar você a criar sprites com formatos e detalhes que ficam difícies de se fazer na pixel art quando são maiores que o normal. Sem mais lero-lero, vou ensinar a utilizar essa técnica, com um exemplo bem fácil.
(não sei se esse "fantasma" já existe, mas enfim...)
Reparem que essa sprite, mesmo sendo grande, não perde a qualidade, e não está torta!
Nesse exemplo, usamos apenas duas cores, para sprites mais coloridas e com sombreamento, ou o resultado não sai tão bom, ou a coisa piora muito...
E agora vou mostrar aos meus camaradas, como diabos eu cheguei e esse resultado!
== LEMBRANÇAS DO SIGILOSO ==
Tudo começou quando eu, um pequeno e frágil mortal, ganhei meu primeiro videogame, um Master system III. Quando eu consegui fechar o Sonic 1, fiquei tão feliz, que pensei:
"Daqui a 13 anos, irei criar uma sprite de um fantasma, bem grandona!"
E 13 anos se passaram... Então, eu comecei a pensar...
"Como é um fantasma??"
E naquele momento, visualizei em minha mente limitada, como seria a sprite. Abri o editor de imagens do GM8 e criei uma nova sprite, de 577x579 pixels. Mas como ela ficaria muito grande, seria um cão chupando laranjas pra fazer apenas traços com o mouse... Mas percebi que, já que ele teria um formato arredondado, eu teria que usar a ferramenta para desenhar círculos!
Para isso, selecionei a ferramenta círculo, sem opacidade. Me lembro de como eu havia deixado as opções.
Arriscando em algumas tentativas e tendo como base a sprite em minha mente, comecei a desenhar os círculos em diferentes tamanhos e posições que formariam o corpo do ghost. Mas cheguei a uma situação que parecia impossível de se resolver:
"Ora essa!!", pensei de imediato. Não tenho como fazer essa sprite, pois as linhas irão se misturar!! "*$%&$**!!!", gritei naquele momento.
Mas então, percebi mais uma coisa. Eu estava certo! O homem realmente nunca havia pisado na lua! Minutos depois, acabei notando que, no meio daqueles círculos, era possível sim desenhar meu fantasma. Comecei a imaginar os traços.
Isso! Aí estava meu fantasma! Eu tinha apenas que apagar as linhas que não fariam parte da sprite! Comecei rapidamente a deletar os traços que sujavam o desenho. Me lembro bem do tormento que foi essa parte. Mas, depois de inúmeras tentativas, consegui, me sobrando apenas o contorno de meu amigo penado.
Pipolho: Ooh.... que história mais bonita....
SIGI: Hey!! Saia da minha cabeça!!
Enfim, colori meu fantasma de branco, quando havia chegado a hora de meu fantasma ganhar seu rosto nada assustador...
Novamente com meu editor de círculos, comecei a desenhar seus olhos e sua boca. Mas oops... novamente eu teria que apagar traços indesejáveis para fazer sua boca.
Mas dessa vez tudo era mais fácil, já que se tratava de apenas um círculo cortado. Rapidamente resolvi isso, colorindo assim seus olhos e sua boca de preto!
E depois tudo foi ainda mais fácil, bastava apenas dar um efeito de iluminação na alma perdida!
Selecionei a opção Gradient Fill na aba Image...
...e depois selecionei as cores do efeito, definindo as opções daquela tela!
Enfim, o gaspar estava pronto. Finalmente, meu trabalho tinha chegado ao fim.
Pipolho: Puxa... você deve ter ficado muito orgulhoso...
SIGI: Não não, achei que ele ficou com cara de idiota e apaguei logo em seguida!
Pipolho:
Utilizando essa técnica é possível fazer grandes sprites, com ainda mais detalhes. Para colorir cada parte separadamente utilizando Gradient FIll, recomendo fazer cada parte separada, e ir colorindo, para depois juntar.
SIGI: Ei Pipolho, o que achou deste tutorial?
Pipolho: Hmmm....Era melhor ir ver o Pelé.....
SIGI: PIADINHAS DE CHAVES PRA CIMA DE MIM NÃO!!!
Até a próxima!!
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Parabéns!
O seu tutorial está muito bem explicado, apesar de simples, facilitará a vida de quem fica fazendo personagens que são arredondados com outras ferramentas, como o lápis por exemplo, o que deixa o desenho ou poko torto.
O seu tutorial está muito bem explicado, apesar de simples, facilitará a vida de quem fica fazendo personagens que são arredondados com outras ferramentas, como o lápis por exemplo, o que deixa o desenho ou poko torto.
Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
gosto de seus tuturiais eles são engraçados e encinam ao mesmo tempo
essa tecnica eu ja usava estou fazendo iso num projeto que tenho que virar e revirar uma eespada ai eu contono da cor certa e depois tiro os borroes e fica perfeito sem nenhum pixel queimado
essa tecnica eu ja usava estou fazendo iso num projeto que tenho que virar e revirar uma eespada ai eu contono da cor certa e depois tiro os borroes e fica perfeito sem nenhum pixel queimado
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
É bem fácil mesmo, até fiz um no editor do GM também:
As mãos ficaram bem estranhas. xD
As mãos ficaram bem estranhas. xD
Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
esses fantass estão cada fez mais estranho "animados"
Natan Kawan Araujo Freire- Data de inscrição : 23/08/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
\o/ tá até inventando técnica shusashauhsau, como diria meu vovozinho:
Congratulations
Grande dica hein cara, isto inspira as pessoas a não "importarem" recursos de outros lugares, como tem sido discutido em outro tópico... mas produzirem os seus proprios =DVoce é zica msm, hein?...
Congratulations
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Very good SIGI! Geralmente as coisas mais fantasticas estão nas mais simples! Vai ajudar muita gente!
Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
como o vinians disse, coisas que parecem dificeis, são muito faceis de criar!!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Obrigado pelos coments galera! =D
Hey Kabeção, ficou batuta seu fantasma! Gostei msm!
Concordo com vc Vinians, na simplicidade estão as coisas mais elaboradas e belas! Basta ter um pouco de criatividade para achar formas alternativas de se fazer um trabalho bonito
Hey Kabeção, ficou batuta seu fantasma! Gostei msm!
Concordo com vc Vinians, na simplicidade estão as coisas mais elaboradas e belas! Basta ter um pouco de criatividade para achar formas alternativas de se fazer um trabalho bonito
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Re: [ SIGI-TUTO ] FAZENDO SPRITES GRANDES!!
Ótimo tuto Sigi
e...
e...
O nome dele não é vinians é correiajoaoSIGILOSO escreveu:
...Concordo com vc Vinians...
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