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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Arquivo externo
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Arquivo externo
E ai Jedis, é o seguinte:
Para evitar um load demorado ao iniciar o executavel, no game que estou criando, os png's maiores estou carregando assim:
no evento create:
global.sprite=sprite_add("frente.PNG",0,1,1,0,0,sprite_index,sprite_index)
sprite_index = global.sprite
alarm[0] =270;//após ser criada pelo obj_controle é destruida no step 270
No evento alarm[0]:
instance_destroy();
No evento draw:
draw_sprite(global.sprite, sprite_index ,x,y)
Criei um obj_controle e fiz:
No evento alarm[0]:
instance_create(650,0,obj_CIRCUITO)
No evento create:
alarm[0] = 150;//cria
Tudo esta funcionando como o esperado, o load caiu drasticamente, tudo perfeito, EXETO que no momento em que vai carregar o/os arquivo/s acontece uma parada(não é a gay) no jogo de + ou - 1 segundo.
Pergunta:
Alguma coisa errada nos codes? Tem como contornar esse problema? No momento estou sem placa de video off-board, pode ser isso? Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.
Para evitar um load demorado ao iniciar o executavel, no game que estou criando, os png's maiores estou carregando assim:
no evento create:
global.sprite=sprite_add("frente.PNG",0,1,1,0,0,sprite_index,sprite_index)
sprite_index = global.sprite
alarm[0] =270;//após ser criada pelo obj_controle é destruida no step 270
No evento alarm[0]:
instance_destroy();
No evento draw:
draw_sprite(global.sprite, sprite_index ,x,y)
Criei um obj_controle e fiz:
No evento alarm[0]:
instance_create(650,0,obj_CIRCUITO)
No evento create:
alarm[0] = 150;//cria
Tudo esta funcionando como o esperado, o load caiu drasticamente, tudo perfeito, EXETO que no momento em que vai carregar o/os arquivo/s acontece uma parada(não é a gay) no jogo de + ou - 1 segundo.
Pergunta:
Alguma coisa errada nos codes? Tem como contornar esse problema? No momento estou sem placa de video off-board, pode ser isso? Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.
Última edição por Da Galáxia em Sex 12 Nov 2010, 10:18, editado 1 vez(es)
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: [Resolvido] Arquivo externo
claro, se vc for carregar uma imagem externa "grande" a cada vez que o objeto for criado, isso é crueldade com o game maker
xD
faça isso.
crie um objeto controle/banco de dados/buffer algo do tipo que carregue todas as imagens que voce for usar apenas 1 vez.
mas n destrua esse objeto e nem crie mais de um.
e entao vc usa as imagens que esta dentro do objeto "objeto controle/banco de dados/buffer" pelos outros objetos
por exemplo
Objeto Controle
Create Event:
step event:
;]
xD
faça isso.
crie um objeto controle/banco de dados/buffer algo do tipo que carregue todas as imagens que voce for usar apenas 1 vez.
mas n destrua esse objeto e nem crie mais de um.
e entao vc usa as imagens que esta dentro do objeto "objeto controle/banco de dados/buffer" pelos outros objetos
por exemplo
Objeto Controle
Create Event:
- Código:
global.image=sprite_add("frente.PNG",0,1,1,0,0,sprite_index,sprite_index);
step event:
- Código:
sprite_index=global.image;
;]
Re: [Resolvido] Arquivo externo
CAMARADA, funcionou, muito obrigado.
Isso é o mesmo que se faz em C++ por exemplo. Cria-se uma variavel para ser o back buffer, para a imagem ir carregando na memoria, aí quando um buuffer esta sendo usado, o outro esta sendo carregado DOUBLE BUFFER. FANTASTICO não sabia que dava pra fazer em gml, VALEU MUITO OBRIGADO.
-----------------------------edit
podem trancar
Isso é o mesmo que se faz em C++ por exemplo. Cria-se uma variavel para ser o back buffer, para a imagem ir carregando na memoria, aí quando um buuffer esta sendo usado, o outro esta sendo carregado DOUBLE BUFFER. FANTASTICO não sabia que dava pra fazer em gml, VALEU MUITO OBRIGADO.
-----------------------------edit
podem trancar
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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