Quanto estudo e quanto tempo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por mwss em Dom 16 Jan 2011, 07:21

Eu não tenho certeza se está é a seção certa, mas foi a que eu achei que fosse.
Eu mecho jogos há bastante tempo, e estou planejando um jogo com um amigo. A historia está completa, falta revisar, e desenhar as fases. O jogo será um jogo completo, com começo, meio e fim, terá uma trama e tudo que um jogo de RPG tem. Ele seria feito em RPG Maker, mas decidi fazer o jogo em Game Maker e em 3D. O 3D será modelado no Blender (se for possível). Minha duvida é: Quanto tempo de estudo levaria para conseguir criar um jogo completo de RPG no Game Maker e em 3D?

mwss

Número de Mensagens : 12
Idade : 20
Data de inscrição : 03/11/2010
Reputação : -1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Shadow10 em Dom 16 Jan 2011, 09:16

Isso depende de como a pessoa estuda e se da bastante atenção.
Tem que entender como funciona exatamente, é como matemática você
só precisa saber somar, subtrair, multiplicar e dividir. Sabendo essas 4 você sabe matemática o resto vai da sua imaginação. Foi o que você e seu amigo usaram quando fizeram a história do jogo. Imaginação e compreenção dos fatos que ocorrem no jogo pra que aja concordancia e não seja uma história embaralhada como"Dragon Ball Z".

E sobre o Blender que você usa. Eu to estudando esse software e queria dividir experiêcia com você como dividimos aqui com GML.
Até! blz

Shadow10

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/11/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 19
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por PedroX em Dom 16 Jan 2011, 10:45

Creio que programar no GM em 3D voce aprendera em 1 semana, se for dedicado. Um jogo de RPG nao é tao dificil de fazer mas é trabalhoso. Voce precisara aprender mais sobre variaveis, level up, hud, movimento etc. Isso voce aprende nas aulas do Joao Neto. Creio que voce aprende tudo isso em 40 dias, se ja souber modelar.

Depois disso sabera fazer, mas se for online, ai ja aumenta o tempo.

FLW


PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Alexandre Dias em Dom 16 Jan 2011, 10:53

Olha, falando sinceramente, o Blender não é um software que você pega da noite pro dia. Depois de um mês lendo tutoriais na internet e lendo meu livro, só agora estou me acostumando a interface dele. E só agora eu comecei a tentar fazer alguma coisa sem tutoriais. Lhe garanto que o caminho é tão difícil quando programação.

Eu estava tentando aprender programação e computação gráfica em outubro do ano passado, pra fazer um jogo com meu amigo. Furada. Mesmo o cara sendo meu melhor amigo,só eu ralava. Passava horas pesquisando e ele nem tinha baixado os programas. Até hoje ele não se importou em ver o que o programa fazia.

Sobre a programação e a computação gráfica,sugiro que "baixe a bola" e tente aprender um de cada vez. Foi o que eu fiz. Estava tentando assimilar Blender e C++ mas não tem como. É muito mais difícil eu estudar e praticar C++ do que Blender. Agora,depois e um mês, já consigo dar alguns passos no Blender, mas em C++ eu estava nas estruturas básicas de um programa ainda.

Sei que GML é mais fácil pra aprendizado, mas se quiser fazer algo bem feito, primeiro de tudo, converse com seu amigo. Fazer um jogo com um amigo pode ser divertido(como eu fazia com o meu amigo na época do RPG Maker) mas quando vocês querem uma coisa bem feita, os dois tem que estar cientes de que vão ter que ralar. Deixar o trabalho inteiro pra uma pessoa pode até "estragar" sua amizade. Eu tive que abandonar o nosso projeto pra não perder a amizade com o cara. Já não tenho muito contato com ele, imagina se isso acabar por causa de um jogo?

Pense bem no que vai fazer. Assim como falei, sugiro que comece pelo Blender e aprenda todas as técnicas básicas e intermediárias pra você conseguir se virar sozinho e poder praticar enquanto aprende GML. Caso queira aprender os dois juntos, saiba que será um longo e doloroso caminho. E pense a respeito do fazer um jogo com seu amigo. Converse com ele e pergunte realmente se é o que ele quer, o que ele está disposto a fazer e quanto tempo ele pode dedicar ao projeto.

E outra, não ligue se os primeiros modelos e os primeiros jogos saírem ruins porque eles realmente vão sair ruins se vocês não tomarem todos cuidados. Os modelos que estou fazendo no Blender estão saindo horríveis e a primeira tentativa que eu tive de fazer um jogo em GML, foi pior ainda. Então, antes de tudo é preciso estudar. Estude muito. Não tenha medo de encarar livros,apostilas e outros pra aprender. Invista em livros se quiser se sair bem nessa área. Como vocês ainda não começaram a fazer o projeto, podem até arriscar Phyton e fazer o jogo inteiro no Blender. Sobre isso, você pode pesquisar sobre Super Blender Galaxy e vai ver um jogo que foi feito com a Blender Game Engine. Pode usar esse site pra pesquisas e tirar suas dúvidas : http://www.blender.com.br/.

O bom da Blender Game Engine é que o jogo feito é multiplataforma, então usuários de Linux como eu, também poderiam testar seu jogo. Foi só uma dica mesmo, nesse site você pode ver alguns trabalhos feitos na BGE. É só pesquisar e ver se ela te atende.

Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Idade : 22
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 16 Jan 2011, 12:09

cara, se vc num sabe nada de GM....


vai demorarrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

tipo vc faz bem rapidamente se vc simplesmente baixar uma negine ou extensão pronta e fizer rapidin fica pronto, mas o interessante é um jogo totalmente feito por vc, e se vc não sabe nada de gm, vai demorar um bucado, vc vai conhecer a interface do GM, ai em tipo uma semana vc ja domina toda a interface dele, ja vai croar sprites e sons, backgrounds, roms e o mais importante, objetos, ai vai começar a aprender D&D e vai começar a surgir duvidas sobre como fazer um hud ou etc, e isso vai demorar um pouco pra vc se acostumar, embora seja simples, se vc nunca mexeu vai ser um mundo novo pra vc. um jogo de rpg completo vai exigir conhecimento em variaveis, e muita coisa, e não sera possivel fazê-lo em D&D, vc tera que aprender GML, que é uma linguagem d eprogramação, ate pq o jogo é 3d, coisa que se faz em gml, impossivel em D&D, logo vc vai ter que aprender uma linguagem de programação, mas não so o basico, vc vai ter que aprender o avançado, a maioria de nossos usuarios mais avançados não entende de 3d, eu mesmo estou aqui a mais de um ano, estou desde 2009 e estou apredendo com calma pois eu quero dominar bem, então quero ser bom em cada coisinha então estou aprendendo devagar, eu sei bem de 2d, mas não sei fazer um bom jogo em 3d.

pra mim eu acho que vc ta sendo meio ousado, pois mesmo assim, ninguem aqui chegou e foi ja fazendo o projeto dos sonhos, a maioria começou com jogos inferiores ou semelhantes a um pac-man, claro que quem chegou ja com noção em outra linguagem ja fazia uns jogos melhores pois ja tinah esse lado mais desenvolvido, mas mesmo assim os jogos eram bem simples, e pro seu jogo ficar bom vc vai te rque ter esperiencia e ja ter feito outros jogos

se seu jogo fosse em 2d, daria pra fazer, mas é em 3d eu acho que não vai dar não cara, é melhor vc começar a aprender devagarzinho com o pessoal daqui e ir se acostumando com a lentidão '-'

e eu não te aconselho usar programas prontos como RPG maker que só faz um jogo de RPG, pois isso não lhe tornará um bom programador, caso queira ser um, mesmo que por diversão. vc programar em GM é facil mas vc faz o jogo desde o zero, cria cada objeto e define todas as variaveis e cada movimento, então vc pode dizer EU FIZ ESSE JOGO, nas no RPG o movimento e tudo mais não foi vc que fez, vc so editou imagens e outras coisas, eu nunca usei esse programa mas foi o que eu ja li na descrição, e então vc não pode dizer EU CRIE ESSE JOGO, VC TERA QUE FALAR QUE FEZ A HISTORIA o programa fa tudo prontu ja vc nem programa nada '-'

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Alexandre Dias em Dom 16 Jan 2011, 12:26

Henrique_GJ, seu post foi completamente inútil.

Cara, é óbvio que D&D é só o começo. Todo mundo que inicia em GM sabe que uma hora vai ter que evoluir, que coisa mais óbvia.

Sobre dizer que um jogo no RPG Maker não é seu, é claro que é caramba. Só porque o RTP é bem mais completo que a pasta resource do GM? Pelo amor de Deus cara. Se toca. Quem lida com RPG Maker tem que lidar com Scripts também, que na minha opinião, são mais difíceis de se trabalhar do que em GML. Mexi vários anos com RPG Maker e só sei editar scripts, não sei fazer os meus. Outra coisa, o GM tem funções pré-definidas, ou seja, você também não fez seu jogo.

Se vai falar mal de algo, que fale com categoria e de algo que você usou e não que apenas comentaram com você ou que você tenha lido. Pff, um cara no RPG Maker tem tanto trabalho quando um cara no GM, cada um tem suas peculiaridades.


Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Idade : 22
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por mwss em Dom 16 Jan 2011, 18:08

Eu já conheço ambos os programas, mas apenas o básico dos dois (O que facilita bastante). Mas é o básico mesmo, em GM não da nem para fazer um joguinho com o que sei. È claro que não vou sair criando um jogo dos sonhos, começarei criando coisas simples e testando possibilidades, e se um dia eu chegar ao 3D também será de forma simples, com joguinhos simples. Meu amigo está bastante disposto a trabalhar (Eu acho), alem do mais que a historia do jogo é dele.

O jogo será grande, a história tem 230 paginas e ainda nem revisada foi. Então sem duvida dará muito trabalho e vai exigir bastante.

Obrigado por todas as dicas e vou seguir o conselho, aprendendo primeiro modelagem no Blender e cogitando a possibilidade de usar a Game Engine.

mwss

Número de Mensagens : 12
Idade : 20
Data de inscrição : 03/11/2010
Reputação : -1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Henrique_GJ em Dom 16 Jan 2011, 21:50

Nazkrolevy escreveu:Henrique_GJ, seu post foi completamente inútil.

Cara, é óbvio que D&D é só o começo. Todo mundo que inicia em GM sabe que uma hora vai ter que evoluir, que coisa mais óbvia.

Sobre dizer que um jogo no RPG Maker não é seu, é claro que é caramba. Só porque o RTP é bem mais completo que a pasta resource do GM? Pelo amor de Deus cara. Se toca. Quem lida com RPG Maker tem que lidar com Scripts também, que na minha opinião, são mais difíceis de se trabalhar do que em GML. Mexi vários anos com RPG Maker e só sei editar scripts, não sei fazer os meus. Outra coisa, o GM tem funções pré-definidas, ou seja, você também não fez seu jogo.

Se vai falar mal de algo, que fale com categoria e de algo que você usou e não que apenas comentaram com você ou que você tenha lido. Pff, um cara no RPG Maker tem tanto trabalho quando um cara no GM, cada um tem suas peculiaridades.


opa, queira me descupar, não fiz por mal

eu não quiz dizer que não é seu, ele não é inteiramente seu pois vc não programa ele desde o inicio

eu nunca usei o RPG maker, como disse no meu post, eu disse que li uma descrição dele, isso, em varios lugares, e as pessoas diziam que ele ja fazia os movimentos e outras coisas sozinho vc so mudava imagens e outras coisas

o cara pelo que eu vi ele nem mexe com GM ainda, acredito que ele nem saiba como funciona, não sei se é verdade pois ele não disse, mas ai eu so disse que no GM vc tem que primeiro aprender o D&D pra depois apreder uma linguagem

nem todos os programas tem uma linguagem, e nem todos que tem linguagem vc aprede outro sistema antes, como o D&D do Game maker

eu antes de encontrar o GM devo ter baixado uns 30 programas, rodei boa parte da internet baixando programas, o GM foi um dos primeiros, mas eu não entendi nada e fui logo baixar outros e nem dei atenção com tanto programa, só depois de um tempo eu abri denovo e fui pesquisar tutos pela net, nos outros programas, a minoria tinha linguagem de programação, era poucos, eu me lembro de panda 3D, o GM que eu fui descobrir que tinha linguagem so depois de ja estar na GMBR, e os outros eu nem sei, mas alguns como adventure maker (que faz menos coisas que o power point '-') novelty que não mexi muito, entre outros eles não tem linguagem eu so quiz dizer que o GM TEM UMA LINGUAGEM E UM SISTEMA DE CLICAR


e quanto ao RPG Maker, pelo que eu li sobre o programa muitas coisas ja vem prontas, e vc termina o jogo rapidinho, pelo que eu li sobre ele, expliquei isso no meu proprio post '-' eu disse que eu ACHAVA isso porque eu LI, eu disse isso, e eu imaginei um programa que vc só desenhasse umas coisas e pronto, e se for assim, vc pode dizer que as imagens são suas, o enredo é seu mas a programação não, pois vc so editou algumas coisas

eu disse que achava que era isso pois foi o que eu li, não disse com toda a certeza do mundo ¬¬

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Alexandre Dias em Dom 16 Jan 2011, 22:03

GML é tudo pré-definido. Você tem função pra definir movimento,gravidade e vários outros, Então tecnicamente, o jogo também não é seu.

e eu não te aconselho usar programas prontos como RPG maker que só faz um jogo de RPG, pois isso não lhe tornará um bom programador, caso queira ser um, mesmo que por diversão. vc programar em GM é facil mas vc faz o jogo desde o zero, cria cada objeto e define todas as variaveis e cada movimento, então vc pode dizer EU FIZ ESSE JOGO, nas no RPG o movimento e tudo mais não foi vc que fez, vc so editou imagens e outras coisas, eu nunca usei esse programa mas foi o que eu ja li na descrição, e então vc não pode dizer EU CRIE ESSE JOGO, VC TERA QUE FALAR QUE FEZ A HISTORIA o programa fa tudo prontu ja vc nem programa nada '-'

Em nenhum momento você diz que acha ou não acha alguma coisa. Você afirma. E o pior, afirma sem fundamento. RPG Maker tem switchs,variaveis,condições, tudo que o GM tem. A diferença é que você faz isso por uma interface. Carai, é dificil entender isso?
Só porque você tem um quadradinho onde você configura variáveis, quer dizer que você não programou? Aprender a lógica da programação com o RPG Maker é a coisa mais simples do mundo. Você não precisa aprender códigos pra entender a lógica, e essa talvez seja a maior proposta do RPG Maker.

Se quiser falar algo, que deixe claro. Você apenas saiu afirmando e confirmando o que tinha lido. E outra, RPG Maker tem scripts muito mais complicados que GML =x
XAS Hero é prova viva.

O autor já está agradecido. Por favor, não poste mais nada no tópico.

Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Idade : 22
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por mwss em Seg 17 Jan 2011, 02:11

Eu não concordo nem discordo que o RPG Maker XP seja todo pré-pronto. Depende de quem usa, ele realmente já tem tudo pré pronto, gráficos, sistemas e etc. Mas se a pessoa quiser pode criar o que bem entende lá usando scripts ou os próprios eventos de jogo.

E sobre aprender D&D antes, eu só vou seguindo os tutorias que encontro por aqui. A algum tempo eu havia começado a aprender a mecher no Game Maker e passei a noite toda copiando e reescrevendo códigos e assim aprendi o básico de GML (básico mesmo), mas tinha parado de mexer. Agora voltei por causa deste projeto e devido ao fato que estou enjoado do RPG Maker.

mwss

Número de Mensagens : 12
Idade : 20
Data de inscrição : 03/11/2010
Reputação : -1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Licht em Seg 17 Jan 2011, 02:41

Nossa que complicação gente tonto

mwss, D&D faz muita coisa que GML faz, mas GML vai lhe permitir maior controle, eu mesmo uso pouco GML, pois nunca preciso usar muito, já que a versão Lite tem seus limites, e por isso não vai fazer muita diferênca... só quero programar totalmente GML daqui há um tempo...

Agora, pro tipo de jogo que você quer fazer, é bem possível que rode bem lento, ou talvéz nem rode em algumas máqunas '-'

Tipo, a pessoa faz uns joguinhos primeiro pra ir treinando, mas se a pessoa quiser ela pode MUITO BEM aprender um monte de coisa pra então criar o primeiro jogo... foi baseado nisso que eu não fiz meu primeiro jogo de um simples joginho de maze sem view e background (lembrando que não estou criticando. nem um pouco), fiz algo que realmente poderia se conciderar um jogo que uma pessoa vá querer jogar, fiz fases em tipos diferentes de pespectiva (que nem percebi que era tão legal assim no começo), bônus e tudo mais. e depois desse jogo, eu agora crio jogos grandes e infinitamente melhores que nem parece o primeiro jogo e que dão de 10 a 0 no primeiro.

Boa sorte! se o jogo for bom em todos os seus aspectos será um sonho de consumo! santa

Licht

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1217
Idade : 18
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

http://lightsoftworks.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 17 Jan 2011, 09:33

Nazkrolevy escreveu:GML é tudo pré-definido. Você tem função pra definir movimento,gravidade e vários outros, Então tecnicamente, o jogo também não é seu.

e eu não te aconselho usar programas prontos como RPG maker que só faz um jogo de RPG, pois isso não lhe tornará um bom programador, caso queira ser um, mesmo que por diversão. vc programar em GM é facil mas vc faz o jogo desde o zero, cria cada objeto e define todas as variaveis e cada movimento, então vc pode dizer EU FIZ ESSE JOGO, nas no RPG o movimento e tudo mais não foi vc que fez, vc so editou imagens e outras coisas, eu nunca usei esse programa mas foi o que eu ja li na descrição, e então vc não pode dizer EU CRIE ESSE JOGO, VC TERA QUE FALAR QUE FEZ A HISTORIA o programa fa tudo prontu ja vc nem programa nada '-'

Em nenhum momento você diz que acha ou não acha alguma coisa. Você afirma. E o pior, afirma sem fundamento. RPG Maker tem switchs,variaveis,condições, tudo que o GM tem. A diferença é que você faz isso por uma interface. Carai, é dificil entender isso?
Só porque você tem um quadradinho onde você configura variáveis, quer dizer que você não programou? Aprender a lógica da programação com o RPG Maker é a coisa mais simples do mundo. Você não precisa aprender códigos pra entender a lógica, e essa talvez seja a maior proposta do RPG Maker.

Se quiser falar algo, que deixe claro. Você apenas saiu afirmando e confirmando o que tinha lido. E outra, RPG Maker tem scripts muito mais complicados que GML =x
XAS Hero é prova viva.

O autor já está agradecido. Por favor, não poste mais nada no tópico.

ok, me desculpe, eu realmente não sabia o que eu estava falando, eu li em alguns lugares e postei o que eu li, foi mal, se eu não me engano ate aqui no forun ja vi outro user dizer isso, por isso falei, queira me desculpar, foi mal

eu ate pensava que rpg maker nem tinha uma linguagem, vc ate tirou minha duvida, desculpe

mas de qualquer forma não vamos dar off topic, mas tipo, rpg maker pra mim o nome diz tudo, um programa que so faz RPG, parece ser tão predefinido '-' tipo o GM ele tem suas funções predefinidas mas vc usa elas pra fazer o jogo desde o zero, as funções existem mas não vem nenhuma por padrão, vc usa elas pra fazer o jogo todo, pelo que me falaram ate então, o RPG maker ja tem os movimentos e colisões tudo prontu '-' vc só muda as sprites

no seu post eu entendi o que vc quiz dizer, não foi dificil, me desculpe, é seriu, falei sem saber o que tava falando não fica com raiva de mim

mas não vamos dar off topic, ok? daqui a pouco trancam o topico

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Markituh em Seg 17 Jan 2011, 11:02

Dá pra fazer um The Sims com RPG Maker, para isso que servem os scripts. Ele não tem de fato uma linguagem própria, mas sim uma IDE, para funcionar ao estilo do objetivo do programa. Ruby é uma linguagem orientada a objetos, parecida com GML em alguns quesitos, só isso mais nada. Você realmente já trabalhou com todo ele para sair dizendo afirmações que você viu? Afinal, você pode ser o fodão, enquanto um cara fica de saco cheio por que acha o código complicado, quer tudo na mão. Ali é um script base, você pode modificar fazendo até com que o boneco ande pulando que nem um coelho, só é saber mexer na linguagem.

Agora vamos parar com o Off-Topic, definitivamente. Mas espera, isso não é bem um off-topic, estamos falando do que o RPG Maker e o GM portam, diferenças entre os makers.

Existe uma certa engine que eu vi, no Baixaki mesmo, que é para criar um jogo de RPG 3D. Mas se você procurar na internet, existe até mesmo um programa chamado RPG Maker 3D, que nada menos é que uma versão 3D do RPG Maker. Mas eu sei que você quer criar no GM, então não hei de falar sobre outras engines, ou hei?

Se você tiver calma e paciência, pode começar fazendo uma mesa no Blender. Aí depois você faz uma cadeira, uma caneca; até checar a uma construção, ou até um bairro todo. Depois, só é exportar para obj e sacar no GM, com um script que você acha por aí. Um RPG completo, 3D, sem erros e nem bugs, é adquirido com tempo e experiência. Até que você domine totalmente um 3D básiquinho, você faz o seu RPG. Leia as aulas 3D do Kabeção, procure internet afora, na GMC mesmo, e depois nos mostre o que você aprendeu - afinal é assim que as coisas funcionam Happy

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por mwss em Seg 17 Jan 2011, 19:14

Quanto discutição sobre o que o RPG Maker tem e o que não tem. Acho que o verdadeiro objetivo dele e fazer com que qualquer um possa criar um RPG de boa qualidade sem precisar ter qualquer conhecimento alem da interface do programa, bastando criar a historia e desenvolver as cenas. Mas essa é a idéia inicial, para aqueles que quiserem algo a mais se pode criar incontáveis sistemas pelos próprios eventos do programa, o que seria equivalente ao D&D do GM. E para quem tiver interesse, basta aprender RGSS (uma linguagem do RM) e criar os sistemas que bem entende.

Tempo não é problema para mim, Fico no computador todo meu tempo (è serio). Então em breve acho que já poderemos fazer algum joguinho para postar aqui para vocês verem. Mas a uns dias atrás quando eu criei este tópico tudo parecia muito mais simples, agora que comecei a estudar cada dia as coisas parecem mais complicadas (isso não quer dizer que estou desanimado), mas acho que é sempre assim, é como olhar para um rio antes de atravessar-lo, sempre parece menor do que é (Vi isso na Discovery Chanel...).

mwss

Número de Mensagens : 12
Idade : 20
Data de inscrição : 03/11/2010
Reputação : -1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 17 Jan 2011, 19:49

eu fiz esse post pois eu fiquei curioso um pouco sobre o RPG maker

ele ja vem com os movimentos do personagens prontos ou não?


~~~~

@markituh

eu ja pedi desculpas por dizer aquilo, e ja expliquei que eu disse aquilo por ter lido na descrição do programa, desculpem-me se falei coisa errada, eu errei, foi mal, eu so disse o que eu li por ai, AQUI MESMO NO FORUM JA VI UM MEMBRO DIZER ISSO SOBRE O RPG MAKER e é um dos motivos por exemplo de eu ter pensado isso pois eu ja li tbm em outros sites, peço desculpas, mas eu ja EXPLIQUEI E PEDI DESCULPAS por ter falado isso, eu ja tinha feito dois posts, acho que ja chega, não?

@mwss

bom cara, embora se vc pegar e comparar o GM com a maioria de outros softs o GM vai ser bem mais facil de se lidar do que com os outros, não deixa de ser complicado para os iniciantes, como eu por exemplo que só sei utilizar o GM pra fazer soft e jogo, so que é bem legal vc estudar GML, e tbm é bom que se vc pegar outra linguagem vc ja tem uma pequena noção de programação e fica mais facil de aprender, alem do mais sempre vale a pena aprender o que é dificil e complicado, primeiro que lhe da varios beneficios como por exemplo, o RPG maker é mais utilizado pra RPG (não vão dizer que num é Happy ) ja o GM pra jogos em geral, então se vc um dia quizer fazer plataforma da pra fazer sem se tornar um bixo de 7 cabeças, e se quizer fazer um tetris dá da mesma forma, alias, se vc souber fazer o que é dificil e complicado, isso é o que te destaca na frente dos outros

ps.: eu quando terminar de aprender o suficiente em GM vou procurar outra linguagem que seja mais reconhecida, pois o GM não é muito conhecido e nem sempre da pra falar eu SEI programar pois ele ja vem com muita coisa ja feita, mas claro, eu falo eu programo em GML, mas se me botar no meio de outras pessoas que programam em outras lingagens eu pareço um rato '-'



@off

eu disse que se vc faz um jogo no RPG maker ele não é seu, bom, depois do que disse o Nazkrolevy eu entendi melhor, o que eu quiz dizer, é que tipo existem programas que vc so seleciona as imagens e algumas coisinhas e ele ja deixa o jogo pronto, eu pensava que o RPG maker fosse assim mas eu ja mudei de ideia

mas tem OUTROS programas que NA MINHA OPNIÃO eles fazem tanta coisa ja protinha que pra mim quem faz um jogo nele na verdade não fez, ele so fez a historia (isso se o programa der suporte a enredo xD) e algumas imagens e fez as fazes e ta prontu '-' na minha opinião o cara pode falar assim ESSE JOGO EU FIZ OS DESENHOS A HITORIA E AS FAZES, mas eu não acho que ele pdoeria falar EU FIZ O JOGO, fez nada, o programa fez, não ele

mas eu ja não penso mais assim quanto ao RPG maker, ja vi que ele é bem complicado


mas voltando ao assunto do post, lembra eu comecei com uma pergunta

o RPG maker os personagens ja vem com os movimentos e colisão tudo pronto ou o car tem que programar eles?

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por mwss em Seg 17 Jan 2011, 19:55

Henrique o RPG Maker tem um sistema ate bem interessantes. Nele pode-se criar eventos e definir como travesaveis ou não. Os chars se movem por tiles de 32X32, cada passo ele anda um tile, e cada evento tem um bloqueio de 32X32.

mwss

Número de Mensagens : 12
Idade : 20
Data de inscrição : 03/11/2010
Reputação : -1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Markituh em Ter 18 Jan 2011, 19:28

Sim, sim. Mas vale lembrar que RGSS não é uma linguagem, a linguagem é Ruby, RGSS é a API. RGSS é basicamente a estrutura RPG do programa em si, para definições de classes como Bitmap,Window,RPG(que é a classe essencial, já que o nome é RPG). Se você procurar no Google por RGSS...:
RGSS (acrônimo para Ruby Game Scripting System; em português: Sistema de Scripting de Jogo em Ruby) é uma linguagem de script baseada na linguagem Ruby, utilizada nos motores de jogo, RPG Maker XP e RPG Maker VX (esse último com o nome "RGSS2"). O RGSS possui uma extensão da biblioteca original do Ruby.
Ruby é uma linguagem orientada a objetos, e como um RPG precisa de muuuuitos objetos e definições, os carinhas tiveram que fazer uma Happy
mwss escreveu:Henrique o RPG Maker tem um sistema ate bem interessantes. Nele pode-se criar eventos e definir como travesaveis ou não. Os chars se movem por tiles de 32X32, cada passo ele anda um tile, e cada evento tem um bloqueio de 32X32.
O GM também faz isso, só que diferente do RPG Maker, você tem que criar. E os eventos só tem bloqueio se tiverem um charset, sem char set eles servem mais como placas de pressão. Eu mexo com RPG Maker nas horas vagas...
Henrique_GJ escreveu: RPG maker os personagens ja vem com os movimentos e colisão tudo pronto ou o car tem que programar eles?
Vem tudo pronto. Mas se você souber mexer com RGSS você pode mudar essa prontidão e deixar do jeito que você quer. Existem vários scripts, que inclusive o Naskrolevy citou, o XAS Hero é um deles. É um ABS, e esses ABS modificam muuuito o jogo, na questão de batalhas e movimentação. Action Battle System, pelo nome, já dá para saber. Ele deixa você bater nos inimigos sem entrar naquelas telas chatas de luta, como se fosse feito numa engine de plataforma livre como o GM.

Mas então mwss, o que você escolhe? Pode tentar estudar, e fazer no GM com o aprendizado. Ou pode procurar uma engine mais específica(que eu citei anteriormente) e fazer nela.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Henrique_GJ em Ter 18 Jan 2011, 20:08

Markituh escreveu:Sim, sim. Mas vale lembrar que RGSS não é uma linguagem, a linguagem é Ruby, RGSS é a API. RGSS é basicamente a estrutura RPG do programa em si, para definições de classes como Bitmap,Window,RPG(que é a classe essencial, já que o nome é RPG). Se você procurar no Google por RGSS...:
RGSS (acrônimo para Ruby Game Scripting System; em português: Sistema de Scripting de Jogo em Ruby) é uma linguagem de script baseada na linguagem Ruby, utilizada nos motores de jogo, RPG Maker XP e RPG Maker VX (esse último com o nome "RGSS2"). O RGSS possui uma extensão da biblioteca original do Ruby.
Ruby é uma linguagem orientada a objetos, e como um RPG precisa de muuuuitos objetos e definições, os carinhas tiveram que fazer uma Happy
mwss escreveu:Henrique o RPG Maker tem um sistema ate bem interessantes. Nele pode-se criar eventos e definir como travesaveis ou não. Os chars se movem por tiles de 32X32, cada passo ele anda um tile, e cada evento tem um bloqueio de 32X32.
O GM também faz isso, só que diferente do RPG Maker, você tem que criar. E os eventos só tem bloqueio se tiverem um charset, sem char set eles servem mais como placas de pressão. Eu mexo com RPG Maker nas horas vagas...

com tanta linguagem assim vc podia falar na minha pra mim conseguir entender? eu falo em portugues Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

seriu eu não entendi, mas não faz mal, eu entendi que o GM usa GML e RPG Maker usa scripts baseados em Ruby, ta bom

mas tipo, se so da pra fazer RPG, e se quizer fazer algo diferente com tanta dificuldade, não compensa 1000x mexer com GM? no GM vc faz praticamente qualquer jogo ainda mais se for 2d, e é tão facil Happy

Henrique_GJ

Número de Mensagens : 1344
Idade : 19
Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://sitedosjogos.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Alexandre Dias em Ter 18 Jan 2011, 20:13

No RPG Maker o cara consegue fazer tudo através de eventos. Os mesmos podem fazer jogos de plataforma,sistemas de batalhas diferentes,bancos,compra de casas,pesca,pegar pokémons e até onde a criatividade for. Scritps só ajudam ainda mais a criação de sistemas pra deixar seu jogo único.

Se no Game Maker você considera ações como pulo,tiro,abaixar,correr,andar, importantes, no RPG Maker o pessoal considera seus sistemas, o que você é capaz de fazer com eventos, sem deixar o jogo bugado.

Com switchs,variáveis,condições(ifs) no RPG Maker, o cara é capaz de através de uma interface, fazer o que ele quiser. Programa essencial pra quem quer pegar a lógica da programação. Muito simples de se trabalhar mas não deixa de trazer resultados satisfatórios.

Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Idade : 22
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quanto estudo e quanto tempo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:34


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum