Entendendo personagens modulares.

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Resolvido Entendendo personagens modulares.

Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 13:39

Fala pessoal!

Cadê meu cadastro?? Nossa, pensei que havia sumido o fórum, já estava até pensando em fazer um novo =\

Enfim, como estão?

Bom, é o seguinte, de tanto quebrar a cabeça eu desisto do fórum do Yoyo, os gringos são muito ruins em termos de compartilhar conhecimento.

Estou precisando fazer um Personagem modular, porque quero fazer um modo de seleção de personagens e cada personagem terá "tronco e cabeça" diferentes, mas os braços e pernas iguais.

Nessa eu pensei em fazer um strip para as cabeças, contendo todas as sprites possíveis e usadas no jogo e outra strip para troncos, etc.

Com isso, irei fazer com que o jogo selecione o personagem pelo input do player e monte o personagem que ele quiser, ligando a cabeça, tronco, etc nos pontos de ancoragem, feitos por meio de coordenadas relativas e offsets, manjou?

Porque disso? bom, fiz um jogo em flash, agora que estou no meio do desenvolvimento o jogo está ficando muito lento, tornando viável somente para XBOX, já que um PC normal iria superaquecer se você ficar jogado-o, por isso estou migrando para k, não se preocupe, flash trabalha muito bem com xml e irei portar todos os personagens para o GML se aprender a reproduzir o mesmo aqui.

Agora, minha praia é IGM e Flash. Estou começando agora no GM e ainda não consegui achar um bom tutorial ou mesmo bons posts falando a respeito de um sistema parecido.

Se alguém conseguir fazer um exemplo, que seja completo, agradeço muito.

Se quiser fazer um sistema de personagem + escudo + espada em sprites separadas, posta o script e as ações incluidas no objeto para que eu possa entender o que foi feito. Blz? Vlw!

ps.: se conseguir incluir efeitos de giro, scale, etc, só a título de exemplificação, por favor, não deixe de incluir.


Última edição por telles0808 em Seg 17 Jan 2011, 09:20, editado 4 vez(es)

telles0808

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por itarodrigo em Sex 14 Jan 2011, 14:03

sugestao:

voce pode criar variaveis:

pernas = 0
braco = 0
cabeca = 0
etc...

use o evento draw para criar os sprites

Código:

draw_sprite(sprite_pernas,pernas,x,y);
draw_sprite(sprite_braco,braco,x,y);
draw_sprite(sprite_cabeca,cabeca,x,y);

entao, voce deve fazer com que o usuario escolha qual sprite usar, e ligar ele a variavel correspondende, depois é só usar o draw para desenhar.

abraço.

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por Licht em Sex 14 Jan 2011, 14:17

Manolo, você pode criar um objeto para as colisões e outras coisas que os karinhas tem em comum, e coloca ele no parent desses objetos, e então nos karinhas você põe as suas diferêncas particulares.


Licht

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 14:24

para desenhar o personagem, já que meu sistema só mostra sprites na lateral, eu fiz dois scripts em uma pasta, 001 - Movimentação e 001 - Core Sprites, nelas eu fiz o seguinte script:

Código:
{
  spd = 4;
  if (keyboard_check(vk_left))
    x -= spd;
  if (keyboard_check(vk_right))
    x += spd;
  if (keyboard_check(vk_up))
    y -= spd;
  if (keyboard_check(vk_down))
    y += spd;
}

e

Código:
{
  spd = 4;
  if (keyboard_check(vk_left))
    sprite_index = spr_player_left;
  if (keyboard_check(vk_right))
    sprite_index = spr_player_right;
}

Só que isto é a título de testes preliminares.

Ou seja, li todo manual 3x até agora para tentar ser o máximo autodidata e descobri que para desenhar a sprite no player é necessário usar sprite_index.

Então, tentando usar Draw, com a ação Draw lá no objeto, eu não consegui fazer ela mostrar estas sprites, poderia me demonstrar como eu uso sua lógica na construção do player, incluindo as ações do player?

E também não consegui alienar partes do corpo na coordenada que gostaria.

Acho que GML funciona parecido com flash, em flash eu fiz pontos ancoras e simplesmente animei as sprites de tal forma que quando disparava elas, fornecendo angulos e offsets (nas animações) elas faziam todo resto no ponto de ancoragem, sem precisar ficar editando milhares de linhas de código para cada pose.

Vlw

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por Licht em Sex 14 Jan 2011, 14:28

Viu meu último post? =P

Bem, quanto ao DRAW, você só pode usar esse evento num objeto invisível por isso mesmo, se você usar o DRAW em um objeto com sprite, a sprite não vai aparecer.

Licht

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Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 14:34

Lucas Lunar escreveu:Viu meu último post? =P

Bem, quanto ao DRAW, você só pode usar esse evento num objeto invisível por isso mesmo, se você usar o DRAW em um objeto com sprite, a sprite não vai aparecer.

agora vi, estava compondo minha mensagem na hora.

Entendi, +/-

O Player será um objeto invisível, no qual posso colocar a colisão com outros objetos, e as sprites dos personagens eu ancoro nele por meio do parent? Cada sprite eu usaria o parent, e como eu disparo o objeto dentro do objeto personagem, já que terei que compor vários objetos para combinarem com o player?

Outra coisa que fiquei assustado, o sistema de colisão é muito legal e tal, no flash eu usava imagens invisiveis e tal. Aqui a colisão com paredes e objetos são coisas distintas, certo? se eu compor a arma ela não vai colidir com o player e dar damage nele?

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por Licht em Sex 14 Jan 2011, 14:41

Veja bem:

Você tem os objetos dos Karinhas, e o objeto para ter as coisas que todos os outros tem em comum, nesse objeto, faça as colisões que os karinhas vão ter, nele e também se tiver outras coisas que todos os karinhas tem em comum, mas não ponha ele na room. e nos karinhas, você só põe os eventos que vão acontecer coisas diferentes em cada, e NELES aonde tem "Parent" (perto de mask) você põe o objeto sensor.

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Mensagem por itarodrigo em Sex 14 Jan 2011, 14:59

vou fazer uma engine a noite e posto aqui pra voce ver.

abraço

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Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 15:11

vlw a ajuda.

bom, não entendi muito bem a parte do objeto sensor, na verdade isso é bem confuso e mal explicado no manual, parece que o manual não leva nada a sério, tudo não passa de breve citações e coisas superficiais, só um expert em GML leria ele e entenderia bem, mas com certeza, sem conhecimento prévio, fica impossível deduzir aquele manual.

estou no aguardo da engine, acho que é a melhor forma de ajuda.

Vlw.

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por itarodrigo em Sex 14 Jan 2011, 15:38

ve se é isso:

Código:
http://irgames.com.br/engine_modular.gmk

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Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 16:26

perfeito, valeu!

acho que a dúvida já foi solucionada e se algum mod quiser, pode trancar o tópico.

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por itarodrigo em Sex 14 Jan 2011, 18:26

Lucas Lunar escreveu:Viu meu último post? =P

Bem, quanto ao DRAW, você só pode usar esse evento num objeto invisível por isso mesmo, se você usar o DRAW em um objeto com sprite, a sprite não vai aparecer.

o evento draw pode ser usado em qualquer objeto, inclusive nos que tem sprite, entretanto, ao usa-lo uma vez, será necessario desenhar a sprite todo o tempo.

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Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 19:52

epa, pera ai, isso quer dizer que terei que ficar mandando ele animar quadro a quadro? bom, melhor começar logo então! Happy

Eu tenho o jogo em flash, estou trabalhando encima de um código pra pegar as informações do xml e transformar em GML.

Logo logo estarei postando um tópico sobre o projeto e dispondo os códigos para quem quiser usar =)

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por itarodrigo em Sex 14 Jan 2011, 20:14

quando voce tiver com os sprites prontos, posta aí que te ajudo a animar da forma que voce quer.

abraço.

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por telles0808 em Sex 14 Jan 2011, 20:37

receio que todas as animações levarão meses para serem portadas, mas vou postar aqui um set de imagens do joguinho, prontinho pra uso no GM.

Fiz o arquivo, a animação é do standby é esta, o resultado final no jogo deverá ficar parecido com este.




http://www.megaupload.com/?d=4TB5QYIK

no arquivo que upei os nomes das sprites estão começando com 001-, tirei isso no meu arquivo porque parece que GML buga com essa sintax.

olha, reproduzi tudo exatamente igual, e não sei que diabos, mas não desenha, draw não desenha, que desespero rapaz, que droga.
--
enfim descobri, precisa sim estar a opção visible ativada, basta não selecionar uma sprite no personagem para que ele desenhe tudo, mas se escolher, tanto irá fazer, as outras sprites irão sobrepor ela na ordem de layers que colocar.

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por itarodrigo em Sab 15 Jan 2011, 00:26

http://irgames.com.br/R001_editado.gmk

baixa aí.

se tiver precisando de alguem para ajudar no desenvolvimento, posso te ajudar.

me manda informacoes por MP

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Resolvido Re: Entendendo personagens modulares.

Mensagem por Licht em Sab 15 Jan 2011, 00:34

Não, aliás, eu quis dizer sem sprite, não invisível nervoso

Licht

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Mensagem por telles0808 em Sab 15 Jan 2011, 16:52

valeu pela ajuda!

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