Ajuda com munição.

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Ajuda com munição.

Mensagem por lukbebalduke2 em Dom 09 Jan 2011, 22:10

Alguem pode me ajudar a fazer um simples sistema de balas, sem recaregar, sem nada.Só tipo assim um negocio que quado eu clicase diminuise 1 , e uma granada que quando eu apertase pra cima gastase um tb. bem simples olha um desanho que eu fiz pra mostra como eu quero:
http://img577.imageshack.us/img577/6624/balasegranadas.png
Já pesquisei e nada me ajudo...


Última edição por lukbebalduke em Dom 09 Jan 2011, 22:40, editado 1 vez(es)

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por biscoito em Dom 09 Jan 2011, 22:34

coloca no evento create:
global.balas= 20
global.granada = 10
ai no evento de apertar space ou pra cima pra bala sair faça isso:
va na aba control e arraste o set variable e coloque:
variable:global.balas
Value:-1
marque a opçao relative e teste.

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por Markituh em Dom 09 Jan 2011, 22:39

Tem um monte de pergunta dessa no fórum, custava nada procurar? E para de colocar o nome URGENTE, beleza? Não sei por que, mas sempre te confundo com o Mannoroth Razz Os avatares são bem parecidos

Primeiro, cria a variável. Vamos usar para a façanha um objeto chamado obj_municao:
Código:
global.municao_tiro = 100 // Começa com 100 de munição no tiro
global.municao_granada = 3 // Começa com 3 granadas
Ai no Evento Step:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) // Se apertar A
{
global.municao_tiro -= 1 // Remove uma bala
}
if keyboard_check_pressed(ord"S")) // Se apertar S
{
global.municao_granada -=1 // Tira 1 granada
No evento Draw do objeto:
Código:
draw_text(0,0,"Munição: "+string(global.municao_tiro))
draw_text(0,20,"Granadas: "+string(global.municao_granada))
Prontinho!

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por lukbebalduke2 em Dom 09 Jan 2011, 22:45

o Draw text nun funfo cara ! E realmente o meu avatar é bem parecido com o dele por isso vo muda agora Razz

--EDIT--

Como se faz uma variavel mesmo ?(isso é pra não dize: EU NÃO SEI CRIA UMA VARIALVEL !)

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por Markituh em Dom 09 Jan 2011, 22:53

No evento Create de um objeto formado

Não funfo? Pow, acho que é porque tu não criou a variável Razz Nas ações/D&D/como preferir, você dá um Set Variable da aba Control. Para fazer com GML, você pega uma folhinha com traços sem o play(o que tem play é executar script). As variáveis devem ser colocadas no evento Create yes

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por lukbebalduke2 em Dom 09 Jan 2011, 22:54

bom eu chutei no evento creat a 1 vez que tentei faze isso é nun funfo

--EDIT--

Consegui sosinho haaaa !


Última edição por lukbebalduke em Dom 09 Jan 2011, 23:18, editado 1 vez(es)

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por Markituh em Dom 09 Jan 2011, 23:17

Ok, filho do Skywalker, acho que hei de fazer uma engine para você - ou no mínimo uma mini-aula.

O Evento Create é o evento de criação, ele é executado antes de executar a room, justamente para o carregamento de coisas essenciais, como variáveis. Se você dar um get_string no Create de um objeto, a tela irá ficar preta, pois ele foi executado antes que a room fosse desenhada. Agora, como trabalhamos com o evento Create?

No objeto, clique em Add Event, em seguida em Create. Pronto, o evento Create foi adicionado na lista de eventos, maravilhoso! Clique nele - no Evento Create - e vamos fazer do jeito tradicional, com ações. Vá até a aba Control, e pegue o quadradinho azul com o nome VAR, o Set Variable.

Em Name, coloque o nome da variável.
Em Value, o valor dela.

Name: global.municao_tiro
Value: 100

Repita este processo para fazer a outra variável. Pronto, depois é só fazer as operações com a variável.

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por lukbebalduke2 em Dom 09 Jan 2011, 23:19

Consegui eu fiz assim olha coloquei no creat do obj munição

score=20

ai no draw:

draw_text(view_xview+10,view_yview+30, "Balas: "+string(score))

ai no key press up:

if score>=1
{
//comprar
score-=1//diminuir do score
alarm[0]=1
}
else
{
show_message("Balas insuficientes")
}

ai no alrm 0 coloquei pra atira

O de vcs tb pega só que eu esquisi que eu colokei pra clica no player e tava clicando em qualquer lugar.

A e o quadradinho azul era o quadrado cinza ou o octagono azul ?

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por Willy em Dom 09 Jan 2011, 23:58

Você pode usar uma de minhas engines, que esta postada aqui no forum, conforme o link abaixo:

http://gmbr.forumeiros.com/t3193-engine-troca-de-armas-e-municao?highlight=troca+de+armas

Creio que seja isto que você quer.
Espero ter ajudado, e caso precize de auxilio pra entender a engine, não exite em me perguntar.

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Re: Ajuda com munição.

Mensagem por Markituh em Seg 10 Jan 2011, 00:05

O quadradinho azul é o quadrado cinza, o octagono é para checar se uma variável tem tal valor.

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Re: Ajuda com munição.

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