[Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

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[Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

Mensagem por Luca$ em Seg 27 Dez 2010, 14:48

Nome: Criando um Jogo de Top-Down Parte 1
Descrição: Nesta Parte: Player
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Game Maker 8

• - Introduçao:

Galera,como havia citado no tutorial de plataforma,eu perguntei se queriam um tutorial de top-down,entao como 80% quis,eu vou postar aki =D
Mas se nao gostarem,eu paro aki apenas com essa parte, e tentarei deixar bem parecido com o outro tutorial,porque todos gostaram do jeito que eu explico,mas aki falando de top down Happy

Desenvolvimento:

Bom,para começar,comece adicionando o sprite do player,o meu é "isso" suhausha:

nomeie-o para : spr_player
Agora,com o sprite do player pronto,adicione um objeto e ponha o sprite que adicionamos nele e nomeie-o para: obj_player
Agora Vamos trabalhar com o objeto,adicione um evento step nele,e escreva o código:
Código:
if keyboard_check(vk_left)// se a tecla para a esquerda for pressionada
{
x-=5//diminui o x em 5
}
if keyboard_check(vk_right)// se a tecla para a direita for pressionada
{
x+=5//almenta o x em 5
}
if keyboard_check(vk_up)// se a tecla para cima for pressionada
{
y-=5//diminui o y em 5
}
if keyboard_check(vk_down)// se a tecla para baixo for pressionada
{
y+=5//almenta o y em 5
}
Oque fizemos aqui?
Adicionamos a movimentaçao do Player,mas em top-down
Mas e a gravidade?
Em top down,nao existe um "pulo",porque ele apenas vai para cima da tela.Ou seja,nao precisa de gravidade

Agora vamos declarara a variavel das vidas e a dos pontos,adicione um evento create,e adicione o código:
Código:
global.vida = 5// cria a global.vida e poe o valor dela como 5
global.pontos = 0//cria a global.pontos e poe o valor inicial dela como 0

Bom galera, essa foi a primeira parte,eu sei que está pequena =X,mas um tutorial nao se mede a qualidade por tamanho,e sim pelo conteudo,mas o tutorial nao para por aki,ele será como o de plataforma,que tem 3 partes, mas esse, se axaram que está mtu parecido com o de plataforma,no jeito de explicar e axarem q isso atrapalha,eu mudo, mas se axarem que está mtu parecido no conteudo,é que é assim msm,o jogo muda mais radicalmente na visao,e o resto nao muda muito.
Mas as sprites,você deve lembrar: desenhe as sprites de modo que você esteja vendo as de cima,mas como o meu sprite é apenas uma bola,isso nao atrapalha Happy
Parte 1 - Parte 2
Download da engine desta parte:
Engine Tutorial de Top-Down Parte 1


Última edição por GMLucas em Qua 29 Dez 2010, 18:05, editado 1 vez(es)

Luca$

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

Mensagem por Tedi Ripper em Seg 27 Dez 2010, 15:03

cara, esse tuto, no futuro vai precisa de pró?

legal isso mas esse tuto praticamente n faz nada, tudo bem ser a 1 parte mas dava pra feze mais coisa

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

Mensagem por Luca$ em Seg 27 Dez 2010, 15:22

cara, esse tuto, no futuro vai precisa de pró?
Provavelmente nao cara
legal isso mas esse tuto praticamente n faz nada, tudo bem ser a 1 parte mas dava pra feze mais coisa
Cara,eu apenas quis manter o modelo do outro tutorial,e vai ter mais parte '-'

Luca$

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

Mensagem por zineron1234 em Seg 27 Dez 2010, 15:48

Gent dxa o gm lucas em paz ele so ta tentando ensinar alguma coisa
e alende +ele e um cara bem legal

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Top-Down - Parte 1

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