Como uso Alarm?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como uso Alarm?

Mensagem por dani em Qui 23 Out 2008, 21:58

Queria saber como usar um alarm e explicar mais ou menos pra que serve.. pois não sei se realmente é isso que quero usar pro meu jogo.
Bom, em um determinado tempo do jogo queria que fossem criados certos objetos inimigos, como posso fazer?

dani

Número de Mensagens : 30
Idade : 27
Data de inscrição : 03/10/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Igor KinGamer em Qui 23 Out 2008, 22:10

Existem 8 alarms (eu acho). Usa-se assim: alarm[0 a 7] = quantidade.

Essa quantidade é contada em steps, e abaixa um a cada step. Para realizar uma ação ao ele chegar em zero, é só escolher o evento alarm e o número (0 a 7).

Mas se você quer em uma hora exata do jogo, contando do início, é melhor usar time line, o alarm conta o tempo a partir da hora que você ativou ele e realiza as ações, já o time line, depois de começar, realiza uma série de ações definidas por você. No lugar em que nos objetos você escolhe os eventos, nos timelines você coloca os steps (Ex.: Step 300 - Cria objeto; Step 3000 - Explode o computador do jogador (lol Razz)).

Os time lines estão na lista de resources. (ctrl+alt+T para criar um novo)


Última edição por Igor KinGamer em Qui 23 Out 2008, 22:15, editado 3 vez(es)

Igor KinGamer

Número de Mensagens : 890
Idade : 21
Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Janx em Qui 23 Out 2008, 22:11

tipo o alarm é como uma bomba relogio O.o

vc seta ele em um valor ex:

alarm[0] = 5*room_speed //aki daria 5segundos...

dai quando o tempo acabar
ele vai correr o evento alarm 0.

digamos que vc queira que depois de 15seg que o jogo começa aparece um bixo na tela:

room_start:
alarm[0] = 15*room_speed

evento alarm 0:

instance_create(200,200,bixo) //cria um objeto 'bixo' em x 200 e y 200

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Gusba em Qui 23 Out 2008, 22:29

nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Igor KinGamer em Qui 23 Out 2008, 22:32

Gusba escreveu:nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta

Mas é melhor mesmo colocar Nº*room_speed. A variável room_speed não vê automaticamente a variável da room atual?

Assim, alarm[0] = 30, se a velocidade for diferente daí sim vai dar erro ;)

Igor KinGamer

Número de Mensagens : 890
Idade : 21
Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Gusba em Qui 23 Out 2008, 22:37

pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Kabeção em Qui 23 Out 2008, 22:42

Gusba escreveu:pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed
Então você fez uma contagem errada pois se room_speed é igual a 30 então 2*room_speed=60, ou seja, da no mesmo.

room_speed não fica variando, o que pode variar é o fps.
Mas eu uso sempre n°*room_speed pois se eu mudar o speed da room não vou precisar de voltar no código procurando é mudando isso.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Gusba em Qui 23 Out 2008, 23:01

intaum fps = frames por seconds = room speed

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por vinians em Sex 24 Out 2008, 17:19

Dani, como disse o Igor KinGamer, vc até pode usar os alarmes para criação de objetos em um determinado tempo, mais sugiro que vc utilize Time Lines pra isso, pois são ilimitadas e se encaixam mais noque vc quer. Vc pode criar quantas "Time Lines" vc precisar e dentro de cada uma vc coloca os eventos que vc quer que aconteça. De uma olhada lá vc vai gostar de usa-las ;)

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Janx em Sex 24 Out 2008, 17:28

Gusba escreveu:intaum fps = frames por seconds = room speed
nao cara

room speed é a FPS MAXIMO que pode xegar ele nao varia. o FPS pode variar pq nao da para fikar constante. por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo, se o seu pc for bom ele roda com fps maximo (normalmente 60...)!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Kabeção em Sex 24 Out 2008, 18:46

janx escreveu:por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo
É o lag gráfico, quando o fps é menor que a velocidade da room fica travando.
As vezes no game maker nem é por causa de um pc ruim mais sim códigos desnecessários e complexos.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Gusba em Sex 24 Out 2008, 19:31

a tah, vlw!, desculpa se eu fui um ignorante.....

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Fabião em Sex 24 Out 2008, 19:59

ambos time line e alarms setam em milesegundos....

a diferença que os alarmes são limitados a 8 ou mais dependendo da versão do gm e os time lines são ilimitados....

um exempo:

a cada 4 segundos um objeto deve ir para uma direção diferente
seria melhor usar time lines...

outro caso:

se fosse fazer um contador de tempo poderia usar um alarme
que a cada 30 milisegundos equivale a um segundo em tempo real

exemplo:

alarm:0

segundo+=1;
alarm[0]:=30;


Fabião

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 247
Idade : 29
Data de inscrição : 06/07/2008
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como uso Alarm?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:26


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum