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Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 21:58
Queria saber como usar um alarm e explicar mais ou menos pra que serve.. pois não sei se realmente é isso que quero usar pro meu jogo.
Bom, em um determinado tempo do jogo queria que fossem criados certos objetos inimigos, como posso fazer?
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:10
Existem 8 alarms (eu acho). Usa-se assim: alarm[0 a 7] = quantidade.

Essa quantidade é contada em steps, e abaixa um a cada step. Para realizar uma ação ao ele chegar em zero, é só escolher o evento alarm e o número (0 a 7).

Mas se você quer em uma hora exata do jogo, contando do início, é melhor usar time line, o alarm conta o tempo a partir da hora que você ativou ele e realiza as ações, já o time line, depois de começar, realiza uma série de ações definidas por você. No lugar em que nos objetos você escolhe os eventos, nos timelines você coloca os steps (Ex.: Step 300 - Cria objeto; Step 3000 - Explode o computador do jogador (lol Razz)).

Os time lines estão na lista de resources. (ctrl+alt+T para criar um novo)


Última edição por Igor KinGamer em Qui 23 Out 2008, 22:15, editado 3 vez(es)
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:11
tipo o alarm é como uma bomba relogio O.o

vc seta ele em um valor ex:

alarm[0] = 5*room_speed //aki daria 5segundos...

dai quando o tempo acabar
ele vai correr o evento alarm 0.

digamos que vc queira que depois de 15seg que o jogo começa aparece um bixo na tela:

room_start:
alarm[0] = 15*room_speed

evento alarm 0:

instance_create(200,200,bixo) //cria um objeto 'bixo' em x 200 e y 200
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:29
nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:32
@Gusba escreveu:nao aconselho colocar 2*room_speed, se a sua room esta com velocidade 30 por exemplo bote alarm[0] = 30, por o tepo da room varia e vai da errado tua conta

Mas é melhor mesmo colocar Nº*room_speed. A variável room_speed não vê automaticamente a variável da room atual?

Assim, alarm[0] = 30, se a velocidade for diferente daí sim vai dar erro ;)
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:37
pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 22:42
@Gusba escreveu:pois é, eu tambem pensava isso, mas analisando com um cronometro, aki em casa o tempo só sai certo se bota 60 e nao 2*room_speed
Então você fez uma contagem errada pois se room_speed é igual a 30 então 2*room_speed=60, ou seja, da no mesmo.

room_speed não fica variando, o que pode variar é o fps.
Mas eu uso sempre n°*room_speed pois se eu mudar o speed da room não vou precisar de voltar no código procurando é mudando isso.
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Re: Como uso Alarm?

em Qui 23 Out 2008, 23:01
intaum fps = frames por seconds = room speed
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Re: Como uso Alarm?

em Sex 24 Out 2008, 17:19
Dani, como disse o Igor KinGamer, vc até pode usar os alarmes para criação de objetos em um determinado tempo, mais sugiro que vc utilize Time Lines pra isso, pois são ilimitadas e se encaixam mais noque vc quer. Vc pode criar quantas "Time Lines" vc precisar e dentro de cada uma vc coloca os eventos que vc quer que aconteça. De uma olhada lá vc vai gostar de usa-las ;)
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Re: Como uso Alarm?

em Sex 24 Out 2008, 17:28
@Gusba escreveu:intaum fps = frames por seconds = room speed
nao cara

room speed é a FPS MAXIMO que pode xegar ele nao varia. o FPS pode variar pq nao da para fikar constante. por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo, se o seu pc for bom ele roda com fps maximo (normalmente 60...)!
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Re: Como uso Alarm?

em Sex 24 Out 2008, 18:46
@janx escreveu:por exemplo em jogos pesados o fps nao fica sempre no maximo se o seu pc for ruim + ele ainda assim tem um maximo
É o lag gráfico, quando o fps é menor que a velocidade da room fica travando.
As vezes no game maker nem é por causa de um pc ruim mais sim códigos desnecessários e complexos.
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Re: Como uso Alarm?

em Sex 24 Out 2008, 19:31
a tah, vlw!, desculpa se eu fui um ignorante.....
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Re: Como uso Alarm?

em Sex 24 Out 2008, 19:59
ambos time line e alarms setam em milesegundos....

a diferença que os alarmes são limitados a 8 ou mais dependendo da versão do gm e os time lines são ilimitados....

um exempo:

a cada 4 segundos um objeto deve ir para uma direção diferente
seria melhor usar time lines...

outro caso:

se fosse fazer um contador de tempo poderia usar um alarme
que a cada 30 milisegundos equivale a um segundo em tempo real

exemplo:

alarm:0

segundo+=1;
alarm[0]:=30;

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