Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Duvida com colisao
4 participantes
Página 1 de 1
Duvida com colisao
oi pessoal,
estou com duas duvidas a respeito de colisoes:
1 - no codigo:
uso a palavra all, mas na verdade eu preciso que o codigo retorne falso se um tipo de objeto 'caminho' seja encontrado.
ex:
objetos o_1, o_2, o_3 e caminho
quero que o codigo retorne verdadeiro se colidir apenas com o_1, o_2 e o_3 e nao com o objeto caminho, como fazer?
2 - no mesmo codigo acima, quando existe mais de uma instancia dentro do circulo, o objeto deve atacar o que estiver mais proximo, porem, ele ataca por ordem de criacao (acredito que seja pelo id da instancia)
como fazer para atacar o que estiver mais proximo?
abraços a todos e um feliz natal.
estou com duas duvidas a respeito de colisoes:
1 - no codigo:
- Código:
colisao = collision_circle(x,y,100,all,true,true);
uso a palavra all, mas na verdade eu preciso que o codigo retorne falso se um tipo de objeto 'caminho' seja encontrado.
ex:
objetos o_1, o_2, o_3 e caminho
quero que o codigo retorne verdadeiro se colidir apenas com o_1, o_2 e o_3 e nao com o objeto caminho, como fazer?
2 - no mesmo codigo acima, quando existe mais de uma instancia dentro do circulo, o objeto deve atacar o que estiver mais proximo, porem, ele ataca por ordem de criacao (acredito que seja pelo id da instancia)
como fazer para atacar o que estiver mais proximo?
abraços a todos e um feliz natal.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com colisao
Crie um script chamado colide:
Ai você checa assim:
Espero que ajude...
FLWS!
- Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)
return colisao;
Ai você checa assim:
- Código:
if colide()=true {//bla bla bla}
Espero que ajude...
FLWS!
Última edição por Alex FC em Qua 22 Dez 2010, 10:30, editado 1 vez(es)
Re: Duvida com colisao
Existe uma maneira boa:
Script colisao:
if collision_circle(x,y,100,o_1,true,true) return 1;
if collision_circle(x,y,100,o_2,true,true) return 2;
if collision_circle(x,y,100,o_3,true,true) return 3;
return 0;
Ai voce checa assim:
if colisao()=0 {//nao colisionou}
if colisao()=1 {//objeto1}
if colisao()=2 {//objeto2}
if colisao()=3 {//objeto3}
Ai voce pode por assim:
if colisao()=1
{
vou_atacar=instance_nearest(x,y,objeto1)
//codigo de mover ate o obj1 e atacar
//a variavel vou_atacar guarda o id do mais proximo
// ai voce pode usar vou_atacar.x, vou_atacar.y etc
// se te ajudei, agradeça xD
}
etc
FLW
Script colisao:
if collision_circle(x,y,100,o_1,true,true) return 1;
if collision_circle(x,y,100,o_2,true,true) return 2;
if collision_circle(x,y,100,o_3,true,true) return 3;
return 0;
Ai voce checa assim:
if colisao()=0 {//nao colisionou}
if colisao()=1 {//objeto1}
if colisao()=2 {//objeto2}
if colisao()=3 {//objeto3}
Ai voce pode por assim:
if colisao()=1
{
vou_atacar=instance_nearest(x,y,objeto1)
//codigo de mover ate o obj1 e atacar
//a variavel vou_atacar guarda o id do mais proximo
// ai voce pode usar vou_atacar.x, vou_atacar.y etc
// se te ajudei, agradeça xD
}
etc
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida com colisao
Alex FC escreveu:Crie um script chamado colide:
- Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)
return colisao;
Ai você checa assim:
- Código:
if colide()=true {//bla bla bla}
Espero que ajude...
FLWS!
como assim variavel()?
explica esse codigo pra mim por favor
alias, como assim la em cima vc usa colisao e depois em baixo vc coloca if colide? não teria que ser if colisao tbm?
Re: Duvida com colisao
Você ainda não estudou Scripts né Henrique_GJ? Cada função pode retornar um valor ou uma string. Exemplo pra checar colisão com sólidos você usa:
A função place_free pode retonar 2 valores, true e false (0 ou 1), então poderiamos muito bem fazer isso:
Entendeu? Na minha função também só podem retornar dois valores, true e false. Então eu poderia usa-la assim também:
Fiz um resuminho, pois estou com preguiça de explicar tudo xD.
FLWS!
- Código:
if place_free(x+5,y){x+=5}
A função place_free pode retonar 2 valores, true e false (0 ou 1), então poderiamos muito bem fazer isso:
- Código:
if place_free(x+5,y)=true{x+=5}
Entendeu? Na minha função também só podem retornar dois valores, true e false. Então eu poderia usa-la assim também:
- Código:
if colide() {//bla bla bla}
Fiz um resuminho, pois estou com preguiça de explicar tudo xD.
FLWS!
Re: Duvida com colisao
oi pessoal,
nao consegui.
upei a engine, se alguem conseguir ajudar, ficarei muito grato.
o codigo está no evento timer do objeto o_lutador.
ao iniciar o jogo, basta aguardar um pouco para os monstros comecarem a aparecer.
ao clicar no boneco do lado direito, voce 'compra' um novo.
abraços.
link: http://irgames.com.br/defenderatorre.gmk
nao consegui.
upei a engine, se alguem conseguir ajudar, ficarei muito grato.
o codigo está no evento timer do objeto o_lutador.
ao iniciar o jogo, basta aguardar um pouco para os monstros comecarem a aparecer.
ao clicar no boneco do lado direito, voce 'compra' um novo.
abraços.
link: http://irgames.com.br/defenderatorre.gmk
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Duvida com colisao...sempre tive essa duvida...
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Dúvida com Colisão
» Duvida com colisao
» Dúvida na colisão?!
» Dúvida sobre alternar entre sprite parado antes da colisão e sprite movendo depois que colidir, mas quando acabar a colisão, voltar a ficar parado!
» Dúvida com Colisão
» Duvida com colisao
» Dúvida na colisão?!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|