GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Duvida com colisao

4 participantes

Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo Ter 21 Dez 2010, 20:47

oi pessoal,

estou com duas duvidas a respeito de colisoes:

1 - no codigo:

Código:
colisao = collision_circle(x,y,100,all,true,true);

uso a palavra all, mas na verdade eu preciso que o codigo retorne falso se um tipo de objeto 'caminho' seja encontrado.

ex:
objetos o_1, o_2, o_3 e caminho
quero que o codigo retorne verdadeiro se colidir apenas com o_1, o_2 e o_3 e nao com o objeto caminho, como fazer?

2 - no mesmo codigo acima, quando existe mais de uma instancia dentro do circulo, o objeto deve atacar o que estiver mais proximo, porem, ele ataca por ordem de criacao (acredito que seja pelo id da instancia)

como fazer para atacar o que estiver mais proximo?

abraços a todos e um feliz natal.
itarodrigo
itarodrigo

Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por All-x Qua 22 Dez 2010, 10:20

Crie um script chamado colide:

Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)

return colisao;

Ai você checa assim:

Código:
if colide()=true {//bla bla bla}

Espero que ajude...

FLWS!


Última edição por Alex FC em Qua 22 Dez 2010, 10:30, editado 1 vez(es)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por PedroX Qua 22 Dez 2010, 10:27

Existe uma maneira boa:

Script colisao:

if collision_circle(x,y,100,o_1,true,true) return 1;
if collision_circle(x,y,100,o_2,true,true) return 2;
if collision_circle(x,y,100,o_3,true,true) return 3;
return 0;


Ai voce checa assim:

if colisao()=0 {//nao colisionou}
if colisao()=1 {//objeto1}
if colisao()=2 {//objeto2}
if colisao()=3 {//objeto3}

Ai voce pode por assim:

if colisao()=1
{
vou_atacar=instance_nearest(x,y,objeto1)
//codigo de mover ate o obj1 e atacar
//a variavel vou_atacar guarda o id do mais proximo
// ai voce pode usar vou_atacar.x, vou_atacar.y etc
// se te ajudei, agradeça xD
}
etc

FLW


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Henrique_GJ Qua 22 Dez 2010, 11:12

Alex FC escreveu:Crie um script chamado colide:

Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)

return colisao;

Ai você checa assim:

Código:
if colide()=true {//bla bla bla}

Espero que ajude...

FLWS!

como assim variavel()?

explica esse codigo pra mim por favor

alias, como assim la em cima vc usa colisao e depois em baixo vc coloca if colide? não teria que ser if colisao tbm?
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por All-x Qua 22 Dez 2010, 11:51

Você ainda não estudou Scripts né Henrique_GJ? Cada função pode retornar um valor ou uma string. Exemplo pra checar colisão com sólidos você usa:

Código:
if place_free(x+5,y){x+=5}

A função place_free pode retonar 2 valores, true e false (0 ou 1), então poderiamos muito bem fazer isso:

Código:
if place_free(x+5,y)=true{x+=5}

Entendeu? Na minha função também só podem retornar dois valores, true e false. Então eu poderia usa-la assim também:

Código:
if colide() {//bla bla bla}

Fiz um resuminho, pois estou com preguiça de explicar tudo xD.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo Qua 22 Dez 2010, 23:31

oi pessoal,

nao consegui.

upei a engine, se alguem conseguir ajudar, ficarei muito grato.

o codigo está no evento timer do objeto o_lutador.

ao iniciar o jogo, basta aguardar um pouco para os monstros comecarem a aparecer.

ao clicar no boneco do lado direito, voce 'compra' um novo.

abraços.

link: http://irgames.com.br/defenderatorre.gmk
itarodrigo
itarodrigo

Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : Duvida com colisao Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com colisao Empty Re: Duvida com colisao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos