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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Desenhando Sprites
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Desenhando Sprites
Nome: Desenhando Sprites
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: , ,
Olá a todos da GMBR!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Vamos Começar!
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.
draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room
draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.
As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO
draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.
draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)
Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.
Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!
さよぅなら!
Descrição: Ensina a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Nível: Intermediário/Avançado
Requerimentos: , ,
Olá a todos da GMBR!
Neste tutorial irei ensina-los a usar funções relacionadas ao draw_sprite
Vamos Começar!
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
A função mais simples de todas. Em sprite coloque o nome da sprite. Em subimg coloque a subimagem desejada. Em x e y coloque a posição desejada. Estes argumentos estarão presentes em todas as funções.
draw_sprite_stretched(sprite,subimg,x,y,w,h)
Esta função desenha a sprite com uma escala desejada. No campo w coloque a escala horizontal desejada, e em h coloque a escala vertical desejada.
draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Esta função desenha a sprite repetidamente a partir das posições x e y preenchendo toda a room
draw_sprite_part(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y)
Esta função desenha somente uma parte da sprite. Left e top indicam a partir de onde a sprite deverá ser desenhada. Height e width representam até onde deverá ser desenhada a sprite, levando em conta os valores iniciais.
As funções a seguir estão presentes somente na versão PRO
draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
Versão extendida de draw_sprite. xscale representa a escala horizontal da sprite e yscal a escala vertical, rot representa a rotação da imagem em graus, color representa a cor de mistura da sprite (use c_white para nenhuma mistura) e alpha representa a transparencia da sprite.
draw_sprite_stretched_ext(sprite,subimg,x,y,w,h,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_stretched, podendo alterar mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_tiled_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,color,alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_tiled, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_part_ext(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,
color, alpha)
Versão estendida da função draw_sprite_part, podendo alterar escala, mescla de cores e tranparencia.
draw_sprite_general(sprite,subimg,left,top,width,height,x,y,xscale,yscale,rot,
c1,c2,c3,c4,alpha)
Esta função contém as caracteristicas das outras, como escolher qual parte desenhar, mudar escala, rotação, mesclar em um gradiente 4 cores e mudar transparencia.
Bom, o tutorial acaba aqui. Espero que tenham gostado!
さよぅなら!
Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:14, editado 4 vez(es)
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Re: Desenhando Sprites
não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
Re: Desenhando Sprites
Acho que você não entendeu...Anderson3d escreveu:não conhecia o general sprite. Bem interessante na hora de criar inimigos de cores diferentes.
General sprite mescla a sprite com um gradiente de 4 cores diferentes, como no exemplo:
Eu dei uma editada pra ficar melhor de entender
Obrigado por comentar!
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Re: Desenhando Sprites
Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
Para usar a auto formatação e só usar:
Duvida:
Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
Para usar a auto formatação e só usar:
- Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Re: Desenhando Sprites
Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora , continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
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Re: Desenhando Sprites
Sobre o draw_sprite_tiled, vai preencher a room toda, a partir da posição x e y, fazendo um loop.Salathiel escreveu:Legal. Muito bom para quem quer aprender as funções das sprites.
Duvida:Se eu colocar por exemplo x = 0 e y = 0, então a room vai ser preenchida completamente?draw_sprite_tiled(sprite,subimg,x,y)
Você também pode colocar os códigos na auto formatação. Exemplo:
draw_sprite(sprite,subimg,x,y)
Para usar a auto formatação e só usar:
- Código:
<gml class="brush: gml;">
// Seu script
</gml>
Ah, e eu não gosto de usar a auto formatação prefiro o code mesmo, mas nesse caso não há tanta necessidade.
Obrigado por comentar!
Depois eu vou la comentar seu jogo, pois eu tenho baixado mais quase não deu tempo pra jogarFilipeJF escreveu: Ei cara, legal, gostei do tutorial, ja tinha visto antes, estou postando agora , continua assim cara, legal gostei, e alendo mas, da uma nota la no
"Alone Warrior", é o meu jogo ta em projetos completos. Valeu!
Obrigado por comentar!
Obs: Por que sua warning ta assim O.O?
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