Duvida com colisao

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Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Ter 21 Dez 2010, 20:47

oi pessoal,

estou com duas duvidas a respeito de colisoes:

1 - no codigo:

Código:
colisao = collision_circle(x,y,100,all,true,true);

uso a palavra all, mas na verdade eu preciso que o codigo retorne falso se um tipo de objeto 'caminho' seja encontrado.

ex:
objetos o_1, o_2, o_3 e caminho
quero que o codigo retorne verdadeiro se colidir apenas com o_1, o_2 e o_3 e nao com o objeto caminho, como fazer?

2 - no mesmo codigo acima, quando existe mais de uma instancia dentro do circulo, o objeto deve atacar o que estiver mais proximo, porem, ele ataca por ordem de criacao (acredito que seja pelo id da instancia)

como fazer para atacar o que estiver mais proximo?

abraços a todos e um feliz natal.

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Re: Duvida com colisao

Mensagem por Alex FC em Qua 22 Dez 2010, 10:20

Crie um script chamado colide:

Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)

return colisao;

Ai você checa assim:

Código:
if colide()=true {//bla bla bla}

Espero que ajude...

FLWS!


Última edição por Alex FC em Qua 22 Dez 2010, 10:30, editado 1 vez(es)

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Re: Duvida com colisao

Mensagem por PedroX em Qua 22 Dez 2010, 10:27

Existe uma maneira boa:

Script colisao:

if collision_circle(x,y,100,o_1,true,true) return 1;
if collision_circle(x,y,100,o_2,true,true) return 2;
if collision_circle(x,y,100,o_3,true,true) return 3;
return 0;


Ai voce checa assim:

if colisao()=0 {//nao colisionou}
if colisao()=1 {//objeto1}
if colisao()=2 {//objeto2}
if colisao()=3 {//objeto3}

Ai voce pode por assim:

if colisao()=1
{
vou_atacar=instance_nearest(x,y,objeto1)
//codigo de mover ate o obj1 e atacar
//a variavel vou_atacar guarda o id do mais proximo
// ai voce pode usar vou_atacar.x, vou_atacar.y etc
// se te ajudei, agradeça xD
}
etc

FLW


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Re: Duvida com colisao

Mensagem por Henrique_GJ em Qua 22 Dez 2010, 11:12

Alex FC escreveu:Crie um script chamado colide:

Código:
colisao =
(
collision_circle(x,y,100,o_1,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_2,true,true)
or collision_circle(x,y,100,o_3,true,true)
)

return colisao;

Ai você checa assim:

Código:
if colide()=true {//bla bla bla}

Espero que ajude...

FLWS!

como assim variavel()?

explica esse codigo pra mim por favor

alias, como assim la em cima vc usa colisao e depois em baixo vc coloca if colide? não teria que ser if colisao tbm?

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Re: Duvida com colisao

Mensagem por Alex FC em Qua 22 Dez 2010, 11:51

Você ainda não estudou Scripts né Henrique_GJ? Cada função pode retornar um valor ou uma string. Exemplo pra checar colisão com sólidos você usa:

Código:
if place_free(x+5,y){x+=5}

A função place_free pode retonar 2 valores, true e false (0 ou 1), então poderiamos muito bem fazer isso:

Código:
if place_free(x+5,y)=true{x+=5}

Entendeu? Na minha função também só podem retornar dois valores, true e false. Então eu poderia usa-la assim também:

Código:
if colide() {//bla bla bla}

Fiz um resuminho, pois estou com preguiça de explicar tudo xD.

FLWS!

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Re: Duvida com colisao

Mensagem por itarodrigo em Qua 22 Dez 2010, 23:31

oi pessoal,

nao consegui.

upei a engine, se alguem conseguir ajudar, ficarei muito grato.

o codigo está no evento timer do objeto o_lutador.

ao iniciar o jogo, basta aguardar um pouco para os monstros comecarem a aparecer.

ao clicar no boneco do lado direito, voce 'compra' um novo.

abraços.

link: http://irgames.com.br/defenderatorre.gmk

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Re: Duvida com colisao

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