[Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

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Qualidade [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por CLS em Dom 19 Dez 2010, 14:07






Move Fixed:

Essa função serve para direcionar um objeto em uma certa direção e velocidade determinada pela

pessoa.

Código:

Código:
motion_set(direção,velocidade)

Exemplo:

Código:
if keyboard_check(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{
motion_set(090,5) //Mova-se para cima com uma velocidade de 5
}


Move Free:

Essa tem quase a mesma função do que a de cima, só que nessa você define só a direção do objeto.


Código:

Código:
direction = número da direção


Exemplo:


Código:
direciton = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y) //A direção do objeto é a posição do mouse
image_angle = direction //O ângulo da imagem do objeto equivale a sua direção


Move Towards:

Essa função faz com que o objeto vá até um certo ponto na room em uma velocidade, tudo

determinado pela pessoa.


Código:

Código:
move_towards_point(x,y,velocidade)


Exemplo:


Código:
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,5)


Speed Horizontal:

Essa função faz com que o objeto mova-se na horizontal numa velocidade definida pela pessoa. Se o

valor for negativo o objeto moverá para a esquerda, caso contrário o mesmo moverá para a direita.


Código:


Código:
hspeed = velocidade


Exemplo:


Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
hspeed -=12
}


Speed Vertical:

Essa função faz com que o objeto mova-se na vertical numa velocidade definida pela pessoa. Se o

valor for negativo o objeto moverá para cima, caso contrário o mesmo moverá para baixo.


Código:

Código:
vspeed = velocidade


Exemplo:


Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
vspeed -=12
}


Set Gravity:

Essa função serve para determinar a gravidade do objeto e sua direção. Geralmente usam essa função
para fazer jogos de plataforma.


Código:

Código:
gravity = ativar gravidade
gravity_direction = direção da gravidade


Exemplo:


Código:
if place_free(x,y+1) //Se o objeto estiver livre de colisões 1 pixel abaixo
{
gravity = true
gravity_direction = 270
}


Reverse Horizontal:

Essa função serve para inverter a direção do objeto na horizontal.


Código:

Código:
hspeed = -hspeed


Exemplo: (Evento: Collisio with: obj_bloco)


Código:
hspeed = -hspeed


Reverse Vertical:

Essa função serve para inverter a direção do objeto na vertical.


Código:

Código:
vspeed = -vspeed



Exemplo: (Evento: Collisio with: obj_bloco)


Código:
vspeed = -vspeed


Set Friction:

Essa função serve para determinar a fricção do objeto. O valor serve como efeito de desaceleração/aceleração.


Código:

Código:
friction = valor da lentidão


Exemplo: (Evento: Create)


Código:
friction = 0.3 //Valor da lentidão da fricção é 0.3


Jump to Position:

Essa função serve para fazer o objeto seguir uma posição determinada pela pessoa através de

coordenadas(x e y). Geralmente essa função é usada para fazer movimentos de jogos Top - Down.


Código:

Código:
x = posição X
y = posição Y


Exemplo:


Código:
if keyboard_check(ord("W")) then y-=5 //Se a tecla W for pressionada, então mova-se 5 pixels àcima
if keyboard_check(ord("S")) then y+=5 //Se a tecla S for pressionada, então mova-se 5 pixels àbaixo
if keyboard_check(ord("A")) then x-=5 //Se a tecla A for pressionada, então mova-se 5 pixels à esquerda
if keyboard_check(ord("D")) then x+=5 //Se a tecla W for pressionada, então mova-se 5 pixels à direita


Jump to Start:

Essa função serve para fazer o objeto ir para sua posição inicial.


Código:

Código:
x = xstart
y = ystart


Exemplo:


Código:
if score <= 0 //Se os pontos forem menores ou iguais à 0
{
x = xstart //Sua posição X atual será a inicial
y = ystart //Sua posição Y atual será a inicial
}


Jump to Random:

Essa função serve para fazer o objeto ir para uma posição aleatória da room.


Código:

Código:
move_random(grade X,grade Y)


Exemplo:


Código:
if lives -=1 //Se 1 vida for tirada
{
move_random(32,32) //Mova-se para uma posição aleatória na grade 32
}


Align to Grid:

Essa função serve para fazer o objeto alinhar-se à grade da room. O valor dela é determinado pela

pessoa.


Código:

Código:
move_snap(grade X,grade Y)


Exemplo:


Código:
SE ALGUÉM CONSEGUIR ME DAR UM EXEMPLO DESSA FUNÇÃO, ACEITO A AJUDA!


Wrap Screen:

Bom, eu não sei explicar direito essa função, se alguém quiser me ajudar eu aceito. O efeito é bem

legal, testem e vocês verão.


Código:


Código:
move_wrap(horizontal,vertical,margem)


Exemplo: (Evento: Outside Room)


Código:
move_wrap(0,0,1)

margem: Argumento desconhecido.


Move to Contact:

Essa função serve para fazer o objeto procurar manter contato com algum objeto numa certa direção,

seja normal ou sólido.


Código:

Código:
move_contact_all(direção,distância máxima) //Para objetos normais
move_contact_solid(direção,distância máxima) //Para objetos sólidos


Exemplo: (Evento: Collision with: obj_bloco)


Código:
move_contact_solid(direction,12) //Contato com objetos sólidos na direção atual
speed = 0


Bounce:

Essa função serva para fazer o objeto quicar quando colidir com algum outro objeto. A precisão do

efeito é determinada pela pessoa.


Código:

Código:
move_bounce_all(precisão) //Para objetos normais
move_bounce_solid(precisão) //Para objetos sólidos


Exemplo: (Evento: Collision with: obj_bloco)


Código:
move_bounce_solid(1) //"Quique" com precisão


Set Path:

Essa função serve para que o objeto siga um path.


Código:

Código:
path_start(nome do [i]path[/i],velocidade,endacation,absolute)



Exemplo:


Código:
path_start(pth_movimento,false,false) //Siga o path: pth_movimento
Endacation e Absolute: Não conheço esses argumentos, mas coloque false no campo de

valores deles.


End Path:

Essa função serve para parar o path que o objeto está seguindo.


Código:


Código:
path_end() //Pare de seguir o path.



Exemplo:


Código:
if speed >=20 //Se a velocidade for maior ou igual a 20
{
path_end() //Pare de seguir o path
}


Path Position:

Essa função serve para determinar a posição do path.


Código:

Código:
path_position = posição


Exemplo: Indisponível


Path Speed:

Essa função serve para determinar a velocidade em que o objeto vai seguir o path.


Código:

Código:
path_speed = velocidade



Exemplo:


Código:
if lives = 2 //Se o número de vidas for igual a 2
{
path_speed = 20 //Velocidade em que o objeto vai seguir o path é 20
}


Step Towards:

Essa função serve para o objeto mover-se para um ponto da room numa certa velocidade.


Código:

Código:
action_linear_step(x,y,velocidade)



Exemplo:


Código:
if global.balas <=0 //Se o número de balas for menor ou igual a 0
{
action_linear_step(obj_recarregar.x,obj_recarregar.y,10) //Vá até o obj_recarregar numa velocidade de 10
}


Step Avoiding:

Essa função serve para o objeto mover-se para um ponto da room numa certa velocidade e desviando

de objetos.


Código:

Código:
action_potential_step(x,y,velocidade,sólidos) //No campo "sólidos" coloque true se quiser que o
objeto só desvie de objetos sólidos, caso contrário coloque false.



Exemplo:


Código:
if global.balas <= 0 //Se o número de balas for menor ou igual a 0
{
action_potential_step(obj_recarregar.x,obj_recarregar.y,10,true) //Vá até o obj_recarregar desviando de objetos sólidos
}

Créditos: Primeiramente a mim, por ter feito o tutorial, e ao Isaias, eu peguei as imagens do tutorial dele, estava com preguiça de recortar todos os ícones! x-D

Até o próximo tutorial pessoal!


Última edição por CLS em Seg 20 Dez 2010, 20:56, editado 3 vez(es)

CLS

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por Licht em Dom 19 Dez 2010, 14:13

aê "DARK MAKER"! Quer dizer, CLS. Happy

hehe

de boa, o tutorial é muito bom pra quem quiser iniciar GML! Happy
A formatação ficou exelente! parabéns!

só que... tem um porém... já tem um tutorial assim e explicando todas as ações de todas as abas...

mas deve ter sido demorado pra fazer o seu...

Licht

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por CLS em Dom 19 Dez 2010, 14:43

Lucas Lunar escreveu:aê "DARK MAKER"! Quer dizer, CLS. Happy

hehe

de boa, o tutorial é muito bom pra quem quiser iniciar GML! Happy
A formatação ficou exelente! parabéns!

só que... tem um porém... já tem um tutorial assim e explicando todas as ações de todas as abas...

mas deve ter sido demorado pra fazer o seu...

Como você me reconheceu?
Nossa cara, agora você me desanimou!xD
Mas nesse meu tutorial, vou colocar um exemplo de uso, pelo menos algo diferenciado!Happy


Até!Happy

CLS

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por Licht em Dom 19 Dez 2010, 14:48

CLS escreveu:
Lucas Lunar escreveu:aê "DARK MAKER"! Quer dizer, CLS. Happy

hehe

de boa, o tutorial é muito bom pra quem quiser iniciar GML! Happy
A formatação ficou exelente! parabéns!

só que... tem um porém... já tem um tutorial assim e explicando todas as ações de todas as abas...

mas deve ter sido demorado pra fazer o seu...

Como você me reconheceu?
Nossa cara, agora você me desanimou!xD
Mas nesse meu tutorial, vou colocar um exemplo de uso, pelo menos algo diferenciado!Happy


Até!Happy

UMA BOA IDEIA! Happy

Ah, eu lhe reconheci, por que eu procurei por você (como Dark maker) nos membros e não encontrei, então eu procurei naquele tópico que eu te dei aquele sprite de menu exercito (lembra?) e vi que você mudou de nick. Happy

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por CLS em Seg 20 Dez 2010, 20:23

Tutorial Atualizado!

Como prometido, coloquei os exemplos de uso de cada função!

Até!

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por correiajoao em Seg 20 Dez 2010, 20:26

muito legal este tuto explicado tudo de como colocar em GML! Very Happy

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Qualidade Re: [Tutorial]De Drag and Drop para GML - Aba "Move" - ATUALIZADO!

Mensagem por Dan044 em Seg 20 Dez 2010, 21:06

"Wrap Screen"

Faz o objeto se mover na tela, tocando de lugar o número de vezes definido pelo usuário.

+ aki ->

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