[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

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Oque achou desse tutorial de 3 partes?Axa que devo fazer um agora de Top Down?

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[Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Sab 18 Dez 2010, 21:57

Nome: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3
Descrição: Nesta parte do tutorial,iremos aprender a HUD com as vidas, o sistema de pontos, e o objeto que passa de fase e o Menu e um pause(básico)
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker Pro/Lite
Desenvolvimento:

Vamos começar,abra a engine dos tutoriais passados, e adicione um um sprite de um coraçao,o meu é este aki:

Nomeie ela para: spr_coracao
Obs: tente nunca por cedilha em nomes de coisas do jogo, porque o GM nao lê,e os espaços tambem,use sempre o "C" no lugar do cedilha e "_" no lugar dos espaços
Essa sprite ,fazerá parte da HUD das vidas,agora adicione um sprite para a moeda do jogo,o meu será esse:

E Nomeie-a para : spr_moeda
Pra que esses 2 sprites?
Para formar a HUD, e ela ficar bonita xD

Agora crie um objeto, e nomeie ele para : obj_vida,e ponha o sprite do coraçao nele.
Agora,vá no objeto do player, e no evento colisao com o obj_vida adicione o código:
Código:
global.vidas+=1//adiciona uma vida
with (other)//com o outro
{
instance_destroy()//destrói a instancia(objeto)
}
Oque fizemos aqui?
Colocamos que para quando o player colidir com uma vida, some mais uma vida,e destrua o objeto da vida.
Agora no obj_player ainda,vá no evento Create que adicionamos,e vá no código já existente, e nao apague nada, apenas pule uma linha e adicione o código:
Código:
global.pontos=0//pontos é igual a 0
Oque fizemos aqui?
Fizemos a variavel dos pontos,com ela fazeremos a HUD.
Agora crie um obj_moeda, e nele ponha a sprite da moedas que adicionamos.
Agora,denovo no obj_player,adicione um evento colisao com o obj_moeda,e adicione o seguinte código:
Código:
global.pontos+=1//pontos mais 1
with (other)//com o outro
{
instance_destroy()//destrói a instancia(objeto Happy)
}
Oque fizemos aqui?
Fizemos que qnd o player colidir com a moeda,adicioe um ponto e destrua a moeda.
Agora,iremos criar a HUD.
Crie um obj_hud, e nao ponha nenhum sprite nele, e adicione um evento Draw e ponha o seguinte código:
Código:
draw_sprite(spr_coracao,0,x-16,y)//Desenha o sprite do coraçao
draw_text(x,y,"x" + string(global.vidas))//Desenha o texto "x" e a variavel das vidas
draw_sprite(spr_moeda,0,x-16,y+16)//Desenha o sprite da moeda
draw_text(x,y+16,"x" + string(global.pontos))//Desenha o texto "x" e a variaval dos pontos
Oque fizemos aqui?
Desenhamos a HUD.Desenhamos as sprites pra ficar bonito e saber oque é cada coisa e os numeros
Agora,adicione um outro sprite,o sprite do objeto que passa de fase,o meu será este,que vem na pasta do GM e pintei de preto:

E nomeie para o nome que quiser, mas o meu será spr_placa, pois ele se parece com uma placa aushuahsuas
Crie um objeto, e nomeie ele para: obj_passafase.
Vá no objeto player, e adicione um evento colisao com o obj_passafase e adicone o seguinte código:
Código:
room_goto_next()//passa para a proxima room,ou seja, a proxima fase
Agora,vamos criar um pause muito básico, um com que ativa e desative com o ENTER
crie um obj_pause, e adicione um evento STEP nele e adicone o código:
Código:
if keybord_check(vk_enter)//se o enter for pressionado
{
message_alpha(0)//coloca o alpha como 0,ou seja transparente
show_message("")//mostra a mensagem sem nd, mas nao se preocupe,está transparente
}
Oque fizemos aqui?
Colocamos para que quando o enter for pressionado,o jogo pause com uma mensagem, mas a mensagem terá o alpha 0,ou seja,transparente Happy
Pronto, está feito o pause
Agora,para que nao tenha bugs de as vidas ficarem -1,-2 etc, vá no step do Player, e adicione o código:
Código:
if global.vidas = 0//se as vidas estiverem igual a 0
{
show_message("Infelizmente,você perdeu!")//mostrar a mensagem
game_end()//termina o jogo
}
Oque fizemos aqui?
Colocamos que quando as vidas acabarem,mostrar uma mensagem e terminar o jogo Happy
Agora o menu...
Crie um sprite escrito: Jogar,Ajuda,e Sair,vocês podem ver meus sprites do menu baixando a engine no fim do tutorial.
Crie um obj_jogar,e no create dele adicione o código:
Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0,ou seja,irá mostrar apenas a primeira imagem do sprite
Oque fizemos aqui?
Colocamos para que nao fique mostrando toda hr as imagens do sprite que nao queremos
Adicione um evento Mouse -> Left Pressed, e adicione o seguinte código:
Código:
room_goto_next()//vai para a proxima room
Oque fizemos aqui?
Colocamos para ir para a próxima room
adicione um evento Mouse -> Mouse Enter e adicione o código:
Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1.  Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Oque fizemos aqui?
Colocamos akele feito que qnd passamos o moouse em um botao, ele muda de cor
Agora adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Oque fizemos aqui?
Colocamos para que qnd o mouse saia do botao, o sprite volte para a imagem inicial
Agora crie o obj_ajuda,e nele adicione o evento Create,e adicione o código:
Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0
Adicione um evento Left Pressed e adicione o código:
Código:
show_info()//mostra as informaçoes do jogo: OBS: Vá em Game Information, e escreva a ajuda
Adicione um Evento Mouse Enter e adicione o código:
Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Adicione o Evento Mouse Leave e adicione o código:
Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Agora, crie o obj_sair, e adicione o evento Create e adicione o código:
Código:
image_speed=0//velocidade da imagem é 0
agora adicione o evento Left Pressed e adicione o código:
Código:
game_end()//termina o jogo
Agora um evento Mouse Enter adicione o código:
Código:
image_index=1//mostra apenas a imagem 1Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed
Adicione um evento Mouse Leave e escreva o código:
Código:
image_index=0//mostra apenas a imagem 0 Obs: se seu sprite nao tiver outra imagem para ser um efeito de selecionado,coloque apenas a parte do Left Pressed

Ufa, essa parte foi grande, e muito importante para o jogo ,espero que tenham gostado da minha série de 3 tutoriais
Parte 2 - Parte3
Download da engine desta parte para ver como ficamos:Engine Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3


Última edição por GMLucas em Dom 19 Dez 2010, 00:28, editado 1 vez(es)

Luca$

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Henrique_GJ em Sab 18 Dez 2010, 22:03

sensacional! e adoraria ver um tuto seu de topdown

Happy

mas agora deixe-me fazer umas perguntas de noob mesmo

o que é hud?

ouço essa palavra e não sei o que é

ps.: duvida todo mundo tem, não vem me dizer "ai cai da cadeira"

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por dharrison em Sab 18 Dez 2010, 22:22

olha cara parece estar bem promissor Happy
se vc ensinar 100% do jogo como se faz, pode ser que ganhe lugar na Apostila Livre xD
Não segui seus tutos ainda, mas arranjando um tempinho vou seguir.
Dae eu edito aqui e te digo o que achei.

Bom Trabalho.
Abraços

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Sab 18 Dez 2010, 22:33

@Henrique_GJ

Amigo,primeiramente vlw ae pelos elogios e pelo voto Happy
E HUD, é tudo oque mostra informaçoes do tipo: Vida,Energia,Pontos
Etc,vou te mostrar a imagem do jogo do mario, e se vc olhar la encima , vai ver umonte de escritos,e imagens,akilo lá é uma HUD:


@Dharrison

Vlw pelo comentario, e leia msm Happy
Bom, se colocarem meus tutos lá,vou ficar muito feliz,alias,já tem um tuto que vai ser colocado meu la,o tutorial de Banco de Dados

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Joton em Sab 18 Dez 2010, 22:52

Por que você não faz tutoriais com engines sobre "personagem pista e ser arremessado ao ser atingido por um inimigo", "ou ataque de chefão de tempos em tempos usando alarm ou timeline?"

movimentação de plataforma o fórum tem aos montes, ajudaria muito, inclusive a mim, algo parecido só encontrei esse que nem deu certo quando tentei, Mad :cry: não

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Henrique_GJ em Sab 18 Dez 2010, 23:03

Joton escreveu:Por que você não faz tutoriais com engines sobre "personagem pista e ser arremessado ao ser atingido por um inimigo", "ou ataque de chefão de tempos em tempos usando alarm ou timeline?"

movimentação de plataforma o fórum tem aos montes, ajudaria muito, inclusive a mim, algo parecido só encontrei esse que nem deu certo quando tentei, Mad :cry: não

http://www.gamemakerbrasil.com/t10954-sigi-tuto-batendo-em-inimigos

realmente, mas a maioria é porcaria, e os bons ficam perdidos no meio

eu acho que ESTE tutoreial deveria ganhar mais... como vou dizer... ele devia ser colocado em um lugar que pode ser visto acima dos outros, pois quem vim porcurar um tuto de plataforma, ta ali ja

escrevendo esse post, eu pensei na ideia de fazer um "guia de tutoriais" o que acha?

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Sab 18 Dez 2010, 23:23

Mano, eu tava pensando em fazer um negosso tipo o do Dharrison,ia ser legal pakas
[quote='Joton']Por que você não faz tutoriais com engines sobre "personagem pista e ser arremessado ao ser atingido por um inimigo", "ou ataque de chefão de tempos em tempos usando alarm ou timeline?"

movimentação de plataforma o fórum tem aos montes, ajudaria muito, inclusive a mim, algo parecido só encontrei esse que nem deu certo quando tentei,

http://www.gamemakerbrasil.com/t10954-sigi-tuto-batendo-em-inimigos[/quote]
Mano,o primeiro tutorial eu nao entendi,e o 2ºeu posso fazer a I.A do meu chefao tem isso,mas nao te garanto que eu vá fazer

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por KevinBandicoot em Sab 18 Dez 2010, 23:53

Muito bom!!!
A parte 3 foi a melhor de todas
Continue sempre assim, seus tutoriais serão sempre bem-vindos Happy
Nesta sequência de tutoriais contém praticamente tudo que é necessário para iniciar uma jornada no Mundo GM e um pouco mais.

Valew, vc ajudou muita gente (principalmente iniciantes como eu Happy ).

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Sab 18 Dez 2010, 23:58

Obrigado!
Haha,ela foi a mais trabalhosa e maior tb aushaushaush
Claro,vou continuar fazendo mais tutoriais,é que eu nao tenho mta ideia pra tutorial aushaushuas
E é verdade,nesse forum tem tudu que vc precisa pra aprender do básico até o 3D.

E de nada,asuhausah,é bom ajudar.

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Joton em Dom 19 Dez 2010, 00:27

Vou explicar com esse vídeo engraçado do sonic:



Veja que no 1:10 a piranha atingi o sonic e o joga longe é isso que quero aprender, pistar e ser arremesado ao ser atingido pelo inimigo

Veja que no 1:56 o mestre mira contra o sonic usando timeline ou alarm, se você fazer algum dos dois com tuto e engine já ficaria agradecido yes não Go

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Dom 19 Dez 2010, 01:21

Mano, a primeira eu fiz a engine:
Download
A segunda, eu nem tinha visto, mas vo ver o video e ver oq é, ai faço uma engine
Aqui a engine do chefao,axo que é mais ou menos isso q vc quer, v:
Só muda o tempo dos alarms pra oq vc quer, e te pesso q nao repare nas sprites das 2 engines
Download2

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Alexandre Dias em Dom 19 Dez 2010, 13:06

Apesar de não ter acompanhado o tutorial pelo Game Maker eu gostei do tutorial. Por isso que vim aqui te dar um ponto por esse belíssimo tutorial. Mas só uma pergunta: você vai fazer mais desses?
Seria bacana se você fosse dando update a cada coisa que fosse aprendendo(claro, se tiver tempo e disposição), mas realmente seria um dos melhores tutoriais do fórum, já que muitos fazem parte 1 e 2 e pronto e muitas pessoas ainda continuam com dúvidas. Muito bom o tutorial. Continue assim.

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Joton em Dom 19 Dez 2010, 19:25

Valew GMlucas pela atenção e as duas engines, vou estuda-las e aperfeiçoa-las feliz2 la!

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

Mensagem por Luca$ em Qua 22 Dez 2010, 22:50

@Nazkrolevy

Nazkro, eu pretendo sim fazer mais tutoriais,mas eu nao tenho ideias para tutoriais,por isso estou sempre no chat da GMBR pergutando se auguem tem uma ideia pra tutorial ou duvida em algo.
Mas eu pretendo fazer mais tutoriais

@Joton

De nada amigo,estava só tentando ajudar, e demorei pra responder pq eu viajei sábado e voltei hj.
Espero ter ajudado e se tiver duvida de mais auguma coisa é só falar =D
- Mano,o Brazin foi paralizado?é q faz um tampo q nao vejo falar nada dele

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Re: [Tutorial] Criando um Jogo de Plataforma - Parte 3

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