Conectar-se
Quem está conectado
16 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 16 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 04/04/2010
Número de Mensagens : 148
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

[Resolvido]Distinguir Objetos

em Qua 15 Dez 2010, 21:44
Não fui muito claro no título, mas aí vai:
Digamos que tenho vários obj_enemy na room e gostaria de pegar uma variável que tenha dentro do obj_enemy MAIS PRÓXIMO.
Como posso distinguí-lo dos outros obj_enemy? Eu sei que existe pra cada objeto no mapa a ID, mas não sei "manuseá-la" já que jamais trabalhei com ela.

Att
L0l-King


Última edição por L0l-King em Qui 16 Dez 2010, 11:18, editado 1 vez(es)
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Distinguir Objetos

em Qua 15 Dez 2010, 21:58
Hmm... O jeito mais prático seria fazendo uma colisão, mas no caso do objeto mais próximo, talvez o instance_nearest...
instance_nearest(x,y,obj) Returna a id da instância do obj colocado mais próximo a (x,y). obj pode ser um objeto ou a constante all
.
Neste caso
Código:
if instance_nearest(x+10,y,obj_enemy)
{
// Faz o que você
}
Vai retornar o obj_enemy que estiver a 10 pixels a frente do player, mas aí é só alterar ao seu gosto.
avatar
Data de inscrição : 30/12/2009
Número de Mensagens : 1344
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://sitedosjogos.forumeiros.com

Re: [Resolvido]Distinguir Objetos

em Qua 15 Dez 2010, 22:04
mas esse codigo não pode acontecer de devolver a ID do proprio objeto naum?
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Número de Mensagens : 1134
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 108

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttps://www.facebook.com/seito.washiro.7

Re: [Resolvido]Distinguir Objetos

em Qua 15 Dez 2010, 22:05
Código:

if (instance_exists(obj_enemy))
{
obj=instance_nearest(x,y,obj_enemy);
//pronto agora a variavel obj guardara a id do objeto enemy mais próximo e vc tera acesso a todas variaveis desse objeto como por exemplo
http://obj.hp;obj.x+=8;ect...
}
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Distinguir Objetos

em Qua 15 Dez 2010, 22:06
Henrique_GJ escreveu:mas esse codigo não pode acontecer de devolver a ID do proprio objeto naum?
Não, pois vai pegar o obj_enemy mais próximo, o objeto que estiver especificado no terceiro argumento. A maioria das funções do GM(quase todas) tem sua função ao pé da letra. Nearest quer dizer mais próximo.
avatar
Data de inscrição : 04/04/2010
Número de Mensagens : 148
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Distinguir Objetos

em Qui 16 Dez 2010, 11:09
Bem, vou testar agora, mas já deu pra entender como fazer Happy
Agradeço a todos pela atenção e disposição!
Quando eu fizer funcionar aqui em casa eu mudo pra "resolvido"!
Perfeito! Muitíssimo obrigado à todos =D


Última edição por L0l-King em Qui 16 Dez 2010, 11:17, editado 1 vez(es) (Razão : Testei!)
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum