gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

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gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Shadow10 em Seg 13 Dez 2010, 22:29

Olá pessoal eu to tentando fazer um jogo de aventura e vocês sabem que jogos assim sem pulo fica meio chato certo?
é que quando eu ponho gravidade no step do meu hero ele fica andando de costas como se estivesse fazendo o "Moon Walk" e
também não consegue mais empurrar uma caixa que eu coloquei no jogo.
Mais uma, eu queria que alguém aí me postasse só dicas por scripts no comando step.
Assim fica mais fácil de entender como funciona e almenta o meu pouco conhecimento.
vou deixar a imagem pra explicar o que ta acontessendo.



Deu pra entender né.
A versão que eu uso é a oito pro.
me ajudem logo ta? e mandem o link da inscriçao pro campeonato desse ano.
Obrigado!


Tava quaze esquecendo o joystick.
Esse assunto deve ser bem fácil pra vocês me responderem.
É o seguinte{
eu sei como usar os botões do meu joystick via scripts na versão 8 pro, mas
não consigo usar as setas de direção via scripts também só atrvés dos eventos pre preparados que tem no programa.
Me ajuda pessoal!
Valeu!
}rsrsrsrs


Última edição por Shadow10 em Ter 14 Dez 2010, 20:21, editado 1 vez(es)

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Shadow10 em Seg 13 Dez 2010, 23:23

Ja que eu não consegui apagar esse segundo post que é o que você ta lendo , aproveito pra comentar sobre conversão do GM.
No início eu só queria produzir jogos pra celular usando o Netbeans só que não é fácil como eu pensei, dái passei a usar o Visual C# 2010 pra fazer jogos e aplicativos para windows e não tive muito sucesso, então conheci o Game Maker 8 Pro que gostei e até agora não tive vontade de parar de usar pois a cada dia evoluo + . então ví um comentário aqui no GM Brasil que dizia que dava pra converter o GM6 pra celular eu tentei e só converteu as midlets o arquivo jar e jad não apareceram.
Então se não for muito gostaria de saber se alguem tem um programa melhor e que converta a versão 8 pro pra celular.
Se alguém poder também podia me dar umas dicas de java, pelo menos o básico sobre criar jogos pra Sony Ericsson.
Agradeço desde ja a paciência de vocês e deixo aqui um dos meus três jogos pra baixar.
Vou deixar o segundo que fiz pois o primeiro é do Bobby Carrot e ta muito ruim parece feito no fundo de quintal .
O terceiro só não posto por que ainda ta em desenvolvimento.

E sem deixar de dizer que esse segundo é pro campeonato do tema halloween de 2010 daqui do GM Brasil, eu só não consegui encontrar a página de incrição, mas o jogo ta pronto é esse o link: Halloween Pumpkin

Imagens:



Tem que matar os corvos e por falar nisso, o grito desses corvos eu tirei do "Resident Evil 1" do play 1, daquela sala dos quadros.
ficou bem realistico no jogo.



Não vale rir .

E valeu a atenção caras!


Última edição por Shadow10 em Qua 15 Dez 2010, 00:03, editado 3 vez(es)

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Mystery_boy_maker em Ter 14 Dez 2010, 00:57

Tome cuidado com o duple post use o editar na primeira mensagem
bom eu nao entendi ao certo o seu problema quanto
ao persongem nao mudar de sprite eu vou resumir

para usar as teclas esquerda e direita o game maker usa o seguinte codigo

if keyboard_check(vk_left) < - se a tecla seta esquerda for apertada

if keyboard_check(vk_right) < - se a tecla seta direita for apertada


agora para mudar de sprite o game maker usa o sprite_index =

e para indentificar a velocidade vertical e horizontal ele usa o
hspeed e vspeed junto com um valor


unindo tudo ficaria assim

Código:
if keyboard_check(vk_left){ sprite_index = sprite_indo_para_esquerda; hspeed = - 4 }

if keyboard_check(vk_right){ sprite_index = sprite_indo_para_direita;
hspeed = 4 }


agora para fazer o player para usamos o vk_nokey ou seja nenhuma tecla

Código:
if keyboard_check(vk_nokey){ hspeed = 0 }



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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Shadow10 em Ter 14 Dez 2010, 20:17

nervoso eu não to tendo problemas com sprites eu sei usar isso.
meu problema é que ele ta mesmo andando de costas depois do pulo e sei que tem algo aver com a gravidade também são pequenas coisas que eu quero muito descobrir como resolver investigador. e quero usar o direcional do joystick com scripts no step do heroi assustado por favor me ajuda cara!

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por kraptus em Ter 14 Dez 2010, 20:24

nao sei se te ajuda mais pode ao inves de usar gravidade usar a v speed
como esse codigo

if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0


if vspeed>12 {vspeed=12}


e esse codigo pro pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X")))
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-17}
}


e acho que esse codigo e do joystick

joystick_check_button

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Henrique_GJ em Ter 14 Dez 2010, 20:39

vc num errou o setindo da gravidade naum?

se for para ele cair para baixo, seria 270, muita gente confunde isso, pensa que o 0 fica para cima e coloca 180 mas o 0 na verdade é para a direita, então 180 fica para a esquerda

coloca gravity = 270

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Markituh em Ter 14 Dez 2010, 21:10

Henrique_GJ escreveu:vc num errou o setindo da gravidade naum?

se for para ele cair para baixo, seria 270, muita gente confunde isso, pensa que o 0 fica para cima e coloca 180 mas o 0 na verdade é para a direita, então 180 fica para a esquerda

coloca gravity = 270
Gravity é a força da gravidade. Já gravity_direction é a direção. gravity é apenas um valor entre 0 e 1.

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Fabião em Ter 14 Dez 2010, 21:23

Bom amigo, aqui está um código adaptado para utilizar o direcional esquerda/direita do controle.


if joystick_direction(1)= vk_numpad4
{ codigo_andar_para_esquerda }

if joystick_direction(1)= vk_numpad6
{ codigo_andar_para_direita }

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Shadow10 em Ter 14 Dez 2010, 22:08

Obrigado kraptus, Mystery_boy_maker, Henrique_GJ, Markituh e Fabião!

Po valeu pelos códigos do joystick também, eles funcionaram mesmo, mas agora caras e os comandos pra quando eu soltar o direcional dele como faz?
No teclado é "keyboard_check_released(vk_direção)"
e no joystick como se faz um released em scripts?

Deixa eu dizer uma coisa a vocês...
...eu quero fazer um jogo usando somente scripts sem usar o "drag and drop do GM8 pro" entendem, assim fica mas fácil de identificar e localizar as coisas que eu quero adicionar, excluir e/ou adicionar.
Valeu! feliz2

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Markituh em Ter 14 Dez 2010, 22:20

Bom, não há uma forma igual do teclado para fazer isso, pois só há a função de apertar. Nesse caso seria checar se ele está apertando ou não
Código:
if joystick_check_button(id,botão)
{
// Faz coisas
}
else // Se não estiver apertando
{
// Faz outras coisas
}

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Fabião em Qua 15 Dez 2010, 01:45

Markituh escreveu:Bom, não há uma forma igual do teclado para fazer isso, pois só há a função de apertar. Nesse caso seria checar se ele está apertando ou não

bem isso mesmo.

Porém eu uso um metódo pra fazer isso.
Somente no caso de animação de sprites.

Você deve configurar as sprites usando a var hspeed

um exemplo no end step do char:
Código:

  if hspeed=0
    {
    if esquerda=true then sprite_index= char_parado_esquerdo
    else
    if esquerda=false then sprite_index= char_parado_direito
    }

este código vai fazer, o personagem trocar de sprite quando a velocidade horizontal for 0.

Só que para dar certo, você tem quer configurar o char para se mover usando hspeed e não usando X.

Agora no caso dos botões, tem uma forma de você simular os eventos key_press e key_release.

simples, vamos simular a tecla X do teclado.
Código:

if (joystick_check_button(1,1))
    {
      keyboard_key_press(ord('X'));
    }
    else
    {
      keyboard_key_release(ord('X'));
    }
Agora, é só você colocar as ações nos eventos Key_press e Key_release da tecla X.

Ao aperta o botão 1 do joystick ele simula a tecla X do teclado.
Código adaptado por mim, testado e aprovado.

Espero que tenha ajudado.cheers
Flws e Boa Sorte!blz







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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por JOZ. em Qua 15 Dez 2010, 07:54

Eu fiz uma engine que tem tudo isso: gravidade, pulo e mudança de sprites. Além de não ter problemas de colisão.

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-jogo-de-plataforma-t12528.htm

Você só vai prcisar trocar os controles do teclado para o joystick

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Henrique_GJ em Qua 15 Dez 2010, 09:03

Markituh escreveu:
Henrique_GJ escreveu:vc num errou o setindo da gravidade naum?

se for para ele cair para baixo, seria 270, muita gente confunde isso, pensa que o 0 fica para cima e coloca 180 mas o 0 na verdade é para a direita, então 180 fica para a esquerda

coloca gravity = 270
Gravity é a força da gravidade. Já gravity_direction é a direção. gravity é apenas um valor entre 0 e 1.


Oo isso mesmo que eu quis dizer

gravity_direction

é que faz um tempinho que não abro o GM e o meu ultimo projeto era um software então se faz tempo que nem uso o GM faz mais ainda que não uso gravidade mas eu sabia disso geek

aí doidão não era esse o problema naum?

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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

Mensagem por Shadow10 em Qui 16 Dez 2010, 01:14

Eu queria que vocês dessem uma analizada no meu estep e corrigissem um possível erro que pode ter nele ou simplificassem pra um modo mais preciso.
Código:
//andando para a direita
if keyboard_check_pressed(vk_right){
sprite_index = walking_right
x+=1
speed = 3
}

//parando de andar para a direita
if keyboard_check_released(vk_right){
sprite_index = stop_right
hspeed = 0
}

//andando para a esquerda
if keyboard_check_pressed(vk_left){
sprite_index = walking_left
x-=1
speed = -3
}

//parando de andar para a esquerda
if keyboard_check_released(vk_left){
sprite_index = stop_left
hspeed = 0
}

//correndo para a direita pressionando primeiro direita e depois a tecla de correr
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check_pressed(ord("F")){
sprite_index = runing_right
hspeed = 15
}

//correndo para a esquerda pressionando primeiro esquerda e depois a tecla de correr
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check_pressed(ord("F")){
sprite_index = runing_left
hspeed = -15
}

//parando de correr e começando a andar para a direita
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check_released(ord("F")){
sprite_index = walking_right
hspeed = 3
}

//parando de correr e começando a andar para a esquerda
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check_released(ord("F")){
sprite_index = walking_left
hspeed = -3
}

//correndo para a direita pressionando primeiro a tecla de correr e depois direita
if keyboard_check(ord("F")) and keyboard_check_pressed(vk_right){
sprite_index = runing_right
hspeed = 15
}

//correndo para a esquerda pressionando primeiro a tecla de correr e depois esquerda
if keyboard_check(ord("F")) and keyboard_check_pressed(vk_left){
sprite_index = runing_left
hspeed = -15
}

Eu fui fazendo devagar e deu nisso.
Ele ta correndo. andando e parando direitinho, mas quando é inserido o pulo é possível correr como aqueles caras do filme o tigre e o dragão que correm no ar.
Eu quero deixar o pulo dele como o do mario que tem um limite de altura e tem limite de distância, assim ficaria bem satisfatório pra mim.
Os códigos daí de cima fazem com que ele suba e só pare quando eu solto
a tecla do pulo.
Mandem aí um script de pulo como o do mario tá.
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Re: gavidade, pulo e uso do joystick. tem dicas aí?

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