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[Pedido de ajuda] Engine estilo tetris.

em Dom 12 Dez 2010, 15:13
Pessoal, como se faz um jogo estilo esse:




-Onde o trio de bolas desce, e quando encosta la nas outras embaixo o próximo trio aparece pra descer tambem.
-Onde o jogador, ao apertar direita e esquerda, move o trio pra direita e esquerda e quando 3 bolas de mesma cor na vertical ou horizontal elas somem, dando pontos ao jogador.
-E quando aperta um botão, as bolas do trio q tá descendo podem mudar de posição entre si, ou até mesmo passar de ser um trio horizontal(3bolas uma ao lado da outra) pra um vertical(três bolas uma em cima da outra).

Dei uma pesquisada no forum, mas a única q encontrei é complexo demais.
Agradeço se ajudarem, vlw.
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Re: [Pedido de ajuda] Engine estilo tetris.

em Dom 12 Dez 2010, 20:25
pode ter certeza que nao encontrara nada que seja menos complexo que essa engine...
o jogo é dificil mesmo de se fazer...
voce tem que estudar ele e ver como funciona, aí quem sabe voce mesmo faz um sistema mais simples...

FLW
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Re: [Pedido de ajuda] Engine estilo tetris.

em Dom 12 Dez 2010, 21:12
Amigo, de uma olhada neste post, talvez te ajude um pouco.
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Re: [Pedido de ajuda] Engine estilo tetris.

em Seg 13 Dez 2010, 01:04
vinians, essa sua engine é boa, eu testei e cheguei em primeiro lugar na pontuação, hehe. Não tinha encontrado ela pq o nome do tópico que ela tá é Xtetris, entao qualquer pessoa que procure por tetris no search nunca vai encontrar.

Será que tem como vc criar ou me ajudar a criar uma engine com as coisas que eu falei, pq é bem diferente do seu Xtetris.

Numa parte da engine tem isso:
Código:
var i, j;
for (i = 1; i <= 20; i += 1)
{
  for (j = 1; j <= 10; j += 1)
  {
      if (G.mesa[i, j] <> 0)
        draw_sprite(G.mesa[i, j] - 100, 0, (j - 1) * 16 + 3, (i - 1) * 16);
  }
}
São arrays, não e? Eu ainda não faço ideia como usar isso. Eu sei que for for(i = 1; i <= 20; i += 1) indica que i é inicialmente 1, que vai aumentando de um em um e que enquanto for menor ou igual a 20 executará a action seguinte, mas nao sei o que é G.mesa[i, j] <> 0, nem (j - 1) * 16 + 3 . Você que é veterano devia fazer um tutorial, ou melhor ainda aula, explicando com detalhes sobre como fazer um jogo de tetris.
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