Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

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Qualidade Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por dharrison em Qui 09 Dez 2010, 23:21

TÓPICO OFICIAL:
BUTECO DO DHARRISON

Aqui você encontra tudo que já postei no fórum
puxa um banco e senta ae com a gente


Oi galera! Bem Vindos!
Venho aqui hoje organizar um índice com todos projetos de ensino feitos por mim, em conjunto com meus camaradas aqui do fórum.
Nesse tópico postarei os links para todas as Aulas e Tutoriais que eu criar. Também postarei a respeito de projetos de Aulas.

Agradecimentos ao Kabeção, fonetico e toda a Staff da GMBR por me autorizar a criar esse tópico Feliz


Fico feliz em poder ajudar! Aproveitem, é de grátis.

Curso Básico de GML
Descrição: Curso Básico e Detalhado de GML, para aprender a lógica e o funcionamento do GML. Uma vez que se entende como o GML funciona se torna simples decorar e montar os códigos por conta própria, gerando mais qualidade nos seus jogos e mais auto-confiança como programador.
As Listas detalhadas de Variables, Constants e Functions ajudarão a ampliar as possibilidades na criação de seus jogos.

O Curso:
° - Aula 1 (Parte 1) - Entendendo o Funcionamento do GML (O Básico)
° - Aula 1 (Parte 2) - Entendendo o Funcionamento do GML (As Estruturas do GML)
° - Aula 2 - Variáveis Locais, Globais, Arrays e Built-in Variables
° - Aula 3 - As Declarações IF, IF/ELSE e SWITCH
° - Aula 4 - A Declaração WITH
° - Aula 5 - A Declaração FOR

Aulas Complementares e Extras:
° - Extra 1 - Lista Completa e Explicada de Built-in Variables e Visão Geral sobre Constants
° - Extra 2 - Lista Detalhada e Explicada das Built-in Functions mais usadas em GML

Agradeço a colaboração do usuário Markituh por me ajudar a escrever e planejar as aulas, devo muito a ele.
Espero manter nossa parceria em projetos futuros ;)
Vlw velho!! Feliz


-------------------

Criando seu Primeiro Jogo Completo
Descrição: Essa série de tutoriais tem por finalidade ajudar iniciantes a criar seu primeiro jogo completo. O jogo ao final ficará igual a este game.

A produção dessas aulas ainda está em andamento.

- Aula 01 - Movimentação em Grid, Animação e Colisões.
- Aula 02 - Detectar Objetos, Vida, Pontos e Efeitos
- Aula 03 [Em Construção]

-------------------

Tutoriais Variados
° - Como definir Versões e Updates do Jogo
Descrição: Entenda como Funcionam Releases de Games e Softwares, como Minecraft ALPHA 1.2.8 por exemplo.
° - Usando DIRECTION no Game Maker
Descrição: Aprenda a usar a variável direction do GM nesse simples tutorial.
° - Um único script para todos diálogos do Jogo
Descrição: Aprenda a criar caixas de texto e diálogos guardando todas Strings (Frases/Falas) dentro de um único Script. Simples e Fácil de usar, mais fácil ainda de Editar.
° - Criando um Pause Personalizado
Descrição: Aprenda como fazer um Pause Game simples e com uma Sprite ao seu gosto! Usando um simples e eficiente sistema de 'congelamento de tela'. (Obs: Esse Pause Game não tem Menus/Inventário)
º - HUD com corações de Health/Vida/Sangue
Descrição: Usando a Declaração FOR aprenderemos um método simples que desenhar Corações na tela que serão o Health/Sangue/Vida do personagem. Um método simples porém efetivo, no entanto não é possivel usar Sprites Animados nesse método.

-------------------

Meus Games:

Jogo de Tiro estilo "navinha" clássico


Jogo de Puzzle estilo Survival Horror


Crie seu primeiro jogo igual a esse seguindo meus Tutoriais!


Jogo Arcade estilo Angry Birds Space

BIT EVOLUTION
PEPE'S LOVE QUEST
Ideia para Jogo de Zumbis

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Projetos e Notícias:
Projeto Arquivado: Curso de Criação de Games com UDK
Clique para Visualizar:


NOVO: CURSO DE CRIAÇÃO DE GAMES COM UDK
Descrição: O Curso de Criação de Games com UDK visa preparar e capacitar os "alunos" a criar jogos usando a Engine Unreal 3 (e talvez a 4 futuramente), que permite a criação de jogos 3D de altíssima qualidade e em multiplataforma. O Curso irá abrenger também outras ferramentas essenciais no desenvolvimento de Games, como o Photoshop, ZBrush e 3D Studio Max.

O Curso:
Aula 0 - Introdução - Noções sobre 3D, UDK e o Curso
Arquivado Temporariamente devido a falta de tempo e motivos de força maior. Assim que eu acertar algumas coisas com minhas turmas e a escola (vida real) eu continuo o projeto.

Projeto Arquivado: [Curso de Criação de Jogo] Visual Novel
Clique para Visualizar:
Galera venho hoje apresentar uma nova ideia que estou ponderando a respeito, e possivelmente serei capaz de colocá-la em ação assim que dominar melhor o uso de Arrays.
Para que não sabe o que uma Visual Novel, eis o que a Wikipedia nos diz:
Visual novels (em japonês: ビジュアルノベル, bijuaru noberu) são um gênero de jogos de videogame e PC bastante comum no Japão.
São jogos focados no enredo, nos quais o jogador acompanha uma história por meio de textos, músicas e imagens, e, em alguns raros casos, cenas gravadas com atores reais. Em momentos-chaves desses jogos o jogador deve decidir que caminho o protagonista deve seguir e, desta forma, o jogo avança. O desenvolvimento da trama destes jogos costuma depender das escolhas que os jogadores fazem durante o jogos. São como filmes ou livros interativos; daí o nome "visual novel"
Visual Novel é um estilo de jogo bastante interessante, mas muito parado (como a própria descrição acima sugere).
Que utilidade teria um curso sobre esse tipo de jogos então?
A resposta é Cinematics e RPGs

Para quem já jogou Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories (PS1) sabe o que é Visual Novel. Aquelas 'animações interativas' da Campaign (Quando você não estava no Duelo de Cartas), é exatamente igual uma Visual Novel, exceto que nas Visual Novels convencionais as suas decisões alteram completamente o jogo. Como por exemplo a Visual Novel CLANNAD que tem 11 finais diferentes e uma historia bastante complexa (e linda).

Spoiler:
(Imagem de YU-GI-OH Forbidden Memories)

Uma das empresas produtoras de Visual Novel mais notáveis é a KEY. Quase todas suas Visual Novel ganharam adaptações para animes (atualmente estou jogando CLANNAD, uma das VN da KEY).

Aprendendo a fazer esse tipo de coisa no GM seria extremamente útil para criar RPGs Dinâmicos, onde as escolhas dos personagens realmente afetam o mundo; e criar Cinematics como do Yu-Gi-Oh mencionado. Seria necessário ensinar a lógica de uma 'árvore de eventos', o que poderia ajudar muito também no ambiente do RPGs, nos fazendo aprender a organizar melhor e detalhadamente todos eventos de um jogo.
Algo assim seria feito basicamente com varios e varios scripts de Arrays, backgrounds, musicas e eventos Draw para fazer a HUD. E nada mais Very Happy

Spoiler:
(Imagem da Visual Novel CLANNAD)

É isso, quem sabe acaba dando certo de fazer.. ;)
Opinem Very Happy

Tenho uma pseudo-engine pronta a tempos, mas não sei quando vou finalizar ela e nem quando farei os tutoriais, mas ja existe algo Happy
Arquivado por Tempo Indeterminado. Apesar de ser uma boa engine, ainda tem muito a ser melhorado, e o gênero em sim não é muito interessante. Talvez eu fracione isso em vários tutoriais distintos.

-------------------

Minhas Artes:
Minhas Pixel Arts
Minha arte da Konata aqui na GMBR
Artes em 3D

-------------------

Bom galera, é isso.
Espero que tenham gostado e continuem acompanhando.
Agradaço e todos que me apoiaram nesses projetos, e no dia a dia também.
E prometo me esforçar para cada vez mais poder ajudar o fórum!!


Volte Sempre!!

Grande Abraço
DHarrison


Última edição por dharrison em Qui 19 Fev 2015, 21:47, editado 58 vez(es) (Razão : Modificações)

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por Markituh em Seg 13 Dez 2010, 00:22

Eae dharris, boa iniciativa! É um prazer participar dessa série de aulas com você Happy Espero que possamos fazer bons projetos no futuro, pode crer Very Happy

E vamos fazer essa Visual Novel, hein? Qualquer coisa eu to por aqui, a gente se vê =D


Última edição por Markituh em Qua 18 Jun 2014, 11:57, editado 1 vez(es)

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"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por Luca$ em Qui 16 Dez 2010, 11:49

@Dharrison

Oque é arbitrária?(se nao souber só falar que nao sabe, nem procure em dicionarios, é só uma pergunta besta)

@Tópico

Legal,tem tudu eu axo,(nao sei se é tudo mas axo q é)

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por Markituh em Qui 20 Jan 2011, 17:36

GMLucas (Qui Dez 16, 2010 11:49 am) escreveu:Oque é arbitrária?(se nao souber só falar que nao sabe, nem procure em dicionarios, é só uma pergunta besta)
ar.bi.trá.ri:o
que age segundo sua própria vontade, sem se basear em regras preestabelecidas.
Fonte: Wikipédia

Edit:

Devido a problemas pessoais, o dharrison não vai mais poder continuar com as aulas, mas eu irei. E qualquer ajuda é bem-vinda de quem quiser apoiar o projeto.

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por dharrison em Sab 26 Fev 2011, 22:53

Spoiler:
como o Markituh mencionou acima, vou estar ausente por um tempo.
Ocorreram varias coisas tensas aqui, então meus projetos estão todos congelados.

Não só meus projetos como também os projetos que eu me dispuz a participar, com o Fuzenrad e o Luiz 100 Juizo por exemplo.

Sinto muito galera, mas assim que conseguir organizar minha vida eu volto.
Por enquanto deixo tudo nas mãos do meu discipulo Markituh uhsahuasuhasuhas
zuera man

Uma vez ou outra estarei por aqui, portanto quem quiser entrar em contato me mande MP, quando eu ver responderei.

Abraços galera
Até um dia desses
DHarrison

EDIT:

Ae galera, nas proximas horas estarei postando mais uma coisa referente às aulas. É mais uma parte da tradução das Built-in Functions.
Talvez eu fique Mais ou Menos ativo no fórum esse final de semana, e quem sabe durante a próxima semana.

Abração a todos.

EDITZÃO:

Ae galera, algumas notícias lol!

Bom eu consegui um trampo, e tudo tem ido bem!
vou estar no fórum mais a noite, e talvez uns finais de semana.

No spoiler acima disse q estaria postando mais um trecho das aulas, mas dei uma parada porque estou fazendo um game pro Concurso Quinzenal #5
Logo estarei postando ele.

E tambem porque desanimei um pouco, afinal poukissimas pessoas comentaram nas aulas e talz, eu sinceramente esperava algo mais.

E tambem assim q acabar esse game vou revisar meu projeto de Visual Novel, e asism que terminado postarei ele no fórum, juntamente com o meu primeiro Curso de Criação de Game, onde ensinarei passo a passo como criar uma Visual Novel.


Bom galera, to de volta ae, espero que dê tudo certo.
Grande Abraço a todos.

Atenciosamente
DHarrison

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por Math Maker em Sab 26 Fev 2011, 23:03

A ideia Visual Novels me atraiu imensamente, espero que seja um projeto com um brilhante futuro.

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por dharrison em Sab 26 Fev 2011, 23:07

ateh agora o projeto tem uma coisa básica, que dá pra ser usado em Cinematics de RPG por exemplo.

É uma engine fixa, onde uma variavel controla, atravéz de uma imensa função SWITCH, as seguintes coisas:
- Sprites e Image Index
- Backgrounds
- Texto

Falta incorporar sons, oque será simples.

Para virar uma VN autêntica, falta as Escolhas durante o jogo, e o Finais Alternativos.


A Engine é funcional, mas está um tanto que complexa, uma vez q existe apenas 1 Objeto que faz tudo, mas se quiser disponibilizo pra vc por MP.

Abração
Dharrison

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por .:Allison:. em Seg 14 Mar 2011, 20:59

Estou esperando as próximas aulas, por favor não desista de um tutorial de tamanha qualidade!

.:Allison:.

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Qualidade Re: Índice de Aulas e Tutoriais do DHarrison

Mensagem por dharrison em Seg 14 Mar 2011, 21:00

que aulas vc diz? de GML?
só ta faltando traduzir o extra de Built-in Functions (que eh algo bem dificil, pela quantidade)

e fazer a aula 6, que o markituh disse que faria, mas são funções chatinhas de se usar.

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Mensagem por Math Maker em Seg 14 Mar 2011, 21:12

Vocês vão traduzir todas as Built-in Functions? São realmente muitas, mas pelo que eu notei muitos usuários buscam algo assim a fim de se tornarem "experts no GM". Seria algo muito útil para pesquisa (eu estou usando uma tradução em espanhol completa para este fim). Mas algo que eu acho que faz falta no fórum, são boas aulas de lógicas, que vão direto ao assunto trazendo como idealizar diferentes sistemas no GM. Penso em fazer um tutorial assim (mas na real, é bem difícil chegar a um bom resultado em algo assim).

Mas longe de mim desvalorizar os tutoriais do curso, ao contrário, achei todos conteúdo de excelente qualidade. Vou dar uma lida melhor em alguns que eu não tenho um conhecimento mais amplo. De todas as formas, sorte em seus projetos dharrison.

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Mensagem por dharrison em Seg 14 Mar 2011, 21:14

vlw math maker pelas palavras pirat

e não estou traduzindo todas, só as mais principais (conteudo básico e intermediario), mas ainda assim são 270 funções +/-

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Mensagem por .:Allison:. em Seg 14 Mar 2011, 21:55

pensei que vocês iam dar aulas completas sobre Game Maker, mais está muito bom !!! Obrigado

.:Allison:.

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Mensagem por dharrison em Seg 14 Mar 2011, 22:10

eh muito dificil dar aulas completas
existem muitas formas de programar a mesma coisa

o ideal seria alguns membros do fórum se unirem e criarem algo como "Curso de Criação do Jogo (Tipo do Jogo)"
Algo completo, e não apenas um tutorial.

É dificil, mas seria ótimo.

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Mensagem por Math Maker em Seg 14 Mar 2011, 22:18

Realmente, a programação é um campo extremamente vasto, mesmo num programa como o GM que foi feito unicamente para a criação de games (softwares são viáveis, mas não é uma plataforma muito flexível neste quesito).

Eu estou tentando criar as "aulas completas" no segmento dos RPG, mas é complicado (haja tempo). Mas mesmo em um único segmento, nunca existiria as aulas completas (quem sabe se o nego fizer uma tese), pois nunca um leitor se limita ao que o autor transmite (pelo menos em teoria, que nesse caso deveria ser quase lei na programação).

Os tutoriais buscam abrir as portas da imaginação, jamais poderão alcançar a porta da criação.

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Mensagem por dharrison em Seg 14 Mar 2011, 22:22

Uhum, isso é verdade.
E para abortar 100% as possibilidades de um jogo, bom, não dá na verdade.
Alguém com boa imaginação pode até fazer um jogo de Maze que seja inovador como nunca outro foi antes.

A ideia para criar cursos completos que eu disse, seria por exemplo, recriar o Super Mario Bros (NES) no GM.
Ensinar nas aulas como fazer o jogo todo, desde a engine até o level design.
Nesse ponto é possivel (ainda assim seria praticamente uma tese).

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Mensagem por dharrison em Qui 27 Ago 2015, 21:22

Fórum Fechado? E agora?!

É a GMBR fechou mas você ainda pode encontrar meu material aqui e usar a vontade!

Caso precise entrar em contato comigo, me siga no meu perfil na Nova Game Maker Brasil

Um abraço!!

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