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Willy

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Porque esse comando não está dando certo?

em Qua 08 Dez 2010, 19:20
Não intendi....
Código:
if direc = 0 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_reto_00001}
if direc = 2 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_esquerda_00001 }
if direc = 1 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_direita_00001 }

////////////////////////////////////////////

if keyboard_check (vk_right){direc = 1}else{direc = 0} /*esse aqui não funciona... posso mudar o botão e tudo... mas e alterar pelo de baixo... ele funciona... não entendi... e se apagar o "else"... ele funciona!*/
if keyboard_check (vk_left) { direc = 2 }else{direc = 0}
}
tá ai o codigo
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Re: Porque esse comando não está dando certo?

em Qua 08 Dez 2010, 20:06
isso deve de ser mais um dos bugs do GM

uma vez precisei do GM de verdade e foi quando ele deu um bug tão terrivel que eu soquei meu pc até quebrar xD mas juro que no momento gostei da sensação de vingança mas depois me arrependi ¬¬

isso acontece comigo direto isso é bug mesmo do GM programinha mais porco esse quando vc puder parte pra outro programa eu particularmente quero aprender outra linguagem porque cansei de GM por isso mesmo só dá bug

nesse caso que eu soquei meu pc não eram criados objetos na room nem se eu abrisse a room e selecionasse um objeto e clicasse na room nem assim ia ele tava que tava justamente quando eu precisei depois nunk mais tive esse problema xD
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Re: Porque esse comando não está dando certo?

em Qua 08 Dez 2010, 20:19
primeiramente... vc usou isso num objeto ou script?

agora.. a provavel razão da falha:

se estiver tudo exatamente como esta ai, é porque a ordem das linhas ta errada

tente:

Código:


////////////////////////////////////////////

if keyboard_check (vk_right)
{
direc = 1
}
else
{
direc = 0
} /*esse aqui não funciona... posso mudar o botão e tudo... mas e alterar pelo de baixo... ele funciona... não entendi... e se apagar o "else"... ele funciona!*/
if keyboard_check (vk_left)
{
direc = 2
}
else
{
direc = 0
}

if direc = 0 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_reto_00001}
if direc = 2 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_esquerda_00001 }
if direc = 1 { obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_direita_00001 }

O GM Lê o código na ordem de linhas e caracteres que colocamos.
Talvez isso resolva o problema.

Se não resolver, vamos ao segundo problema que aocntece muito no GM: tudo num lugar só

Se vc colocou tudo no mesmo script é natural falhar, não é atoa que existem os Events tem Keyboard, Keyboard Press e Keyboard Release

tente o seguinte:

Evento Step:
Código:
if direc = 0 {obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_reto_00001}
if direc = 1 {obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_direita_00001}
if direc = 2 {obj_carro_pl_rodas.sprite_index = spr_esquerda_00001}

Evento Keyboard Press (Right)
Código:
{direc = 1}

Evento Keyboard Press (Left)
Código:
{direc = 2}

Evento Keyboard Release (o mesmo para Left e Right)
Código:
{direc = 0}


Isso possivelmente resolve seu problema, se nao resolver, modifique os nomes das variaveis e sprites.

Lembre-se o GM tem todos os Eventos e Códigos daquela forma não é atoa.
Você poderia fazer isso por DnD se der errado, é bem simples (se precisar me manda a engine que te ensino, mas tente o que eu disse primeiro)

Computador é algo que trabalha com lógica e matematica exata, ele guarda a posição das linhas de códigos e trabalha da forma que vc declarar.
Se vc declarar tudo sem organização e sem usar as ferramentas do GM (Eventos) devidamente, muito mais chances de erros ocorrerão.

Abraços
DHarrison
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Re: Porque esse comando não está dando certo?

em Sex 10 Dez 2010, 13:57
bom... separei tudo e deu certo sim.... mas sou o mais fan de scripts, não gosto de Drag and Drop... pq ele faz tudo e vc nao entende nada...
Talvez realmente seja o nome dos sprites... mas não sei... precisa ser daquela forma. pq ultilizarei várias sprites com mesmo nome... muitas mesmo

Gosto de usar tudo no Step... ele fica sim organizado... eu só fiz juntar os blocos de script pra não ficar separado... mas dá no mesmo...

VLW aew... ao menos funcionou!
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