Tutorial - Level design [Parte 2]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Tutorial - Level design [Parte 2]

Mensagem por Mr.Rafael em Qua 08 Dez 2010, 12:30

Nome: Aprendendo sobre Level Design [PARTE 2]
Descrição: Ver "introdução", na parte 1
Nível: Iniciante/Médio/Avançado
Plataforma: Todas as versões do Game Maker

Esta é a segunda parte deste tutorial. Clique aqui para ver a parte 1.

•- Passo 6: Tile Mapping:

Primeiramente, o que são Tiles? Tile é o mesmo que "pedaço", ou seja, trata-se de um objeto grande formado por imagens pequenas. Você usa Tiles em muitas coisas, experimente ver o azulejo da sua casa. Mas vamos passar a coisa para o nosso real objetivo: Criar níveis.

Para que você entenda o conceito, observe este objeto:

Este é o objeto final, mas veja como ele é representado na edição:

Como você pode ver, aquele único objeto foi inteiramente criado através de meros 9 pedaços. Mas aí, você pensa: "por que usar Tiles, dá um trabalhão montar de peça em peça..." A resposta é uma só: Possibilidades.

O uso de Tiles deixa os objetos mais flexíveis, eu posso alongar, diminuir, etc. Para que você tenha uma noção, eu criei dois conceitos de níveis usando as duas figuras (a imagem inteira e a imagem por Tiles). Veja só o resultado:

Eu usei a grade do mesmo tamanho dos objetos. Que diferença, não? É disto que estou falando (ou digitando Razz). Então, mais uma dica para ti: Jamais use objetos inteiros, divida-os em Tiles. Além de serem mais flexíveis, podem se ajustar em vários tamanhos diferentes. Recomendo dividir as figuras em 16x16, pois não são enormes, mas também não são minúsculos.

Você percebeu que montei um "mini-nível" na figura, não é? Agora que você está ciente do que são Tiles, podemos ir para o próximo passo...

•- Passo 7: Sketchs:

Sabe quando você está criando um jogo, e alguém oferece ajuda, dizendo "eu posso ajudar nesse quesito, me passa o .gmk"? pois saiba que você não precisa do .gmk do jogo para ajudar com a criação de níveis. Detalhe, eu estou falando quanto a criação de níveis, talvez com programação, testes e afins, a coisa possa ser diferente...

Vamos lá, o que é um Sketch? trata-se de um rascunho de nível, você o planeja e passa para o dono do projeto. "Mas como faço isso?" Já explico...

Primeiro de tudo: Pegue os Sprites que você usará para criar o nível. No mais, geralmente são os dos objetos, pontos, inimigos e o Player. junte-as em uma imagem só (põe no Paint), e salve em .png. Esse procedimento chama-se "RIP" (que descanse em paz Razz)

Como exemplo, vamos pegar o Super Mario Bros. de NES. Eu ripei alguns Sprites dele para demonstração. Como você ripa as figuras? Simples, com o uso de um emulador, ande até encontrar os objetos que você quer e tire Print. Passe-as para o Paint e cuidadosamente retire o que está "ao fundo" dos objetos (pode ser o Background, uma árvore, um inimigo que passou bem no meio, etc.). Pronto, só isso. Mas vamos logo mostrar a figura:

Como você pode ver, esses são os Sprites originais do jogo (ripados por mim). Agora, usando apenas o Paint em mãos (sim, você vai usar o Paint!), monte peça por peça, até criar um nível. Observe meu nível:

Lembra daquelas imagens imensas, que mostravam os níveis dos jogos? Pois é assim mesmo que você vai criar seu Sketch. É complicado? Sim (depende da forma como as figuras são colocadas). Mas é interessante? E como! É bom se acostumar, pois será assim que irei mostrar os tipos de níveis que vamos criar...

E acabamos aqui esta parte teórica. Agora que você já pegou o básico do Level Design, vamos aos tipos de níveis!

•- O primeiro nível:

Não, não vou ensinar a criar o seu primeiro nível no GM, porque a ferramenta é intuitiva o bastante para você usar sem precisar disso. O que eu estou dizendo é: Criar o primeiro nível do jogo, ou seja, o "Level 1".

Sendo assim, vamos dar as dicas básicas de primeiro nível:
•- Não coloque inimigos nesta fase. Se colocar, ponha um ou dois, mas sendo fáceis de destruir.
•- Coloque plataformas altas, para que o jogador pegue o jeito ao pular nelas, e etc.
•- Em jogos Maze, ponha apenas 2 inimigos, e deixe um pouco mais da metade da área vazia.
•- Force o jogador a fazer determinadas ações, para que ele aprenda os controles do jogo. Mas só sobre os controles, não sobre "poderes", armas ou algo do tipo.
•- Não ponha precipícios aqui, tampouco espinhos ou coisas de "morte certa".
•- O nível deve ser curto e descomplicado, bastando andar para a direita, por exemplo.
•- Se estiver criando um nível-tutorial, coloque uma música única para ele, mas com batidas simples.
•- Espalhe placas visíveis o suficiente, mostrando os controles do jogo.
•- Por mais que você queira ser original, tente ser o mais "padrão" possível em níveis de tutorial. Mesmo que se trate de um Puzzle, dê a ele um desafio simples.

Aqui um exemplo de nível 1, para jogos Maze. Desculpem se estiver confuso, este é um projeto que abandonei há tempos, por excesso de objetos (por isso eu recomendei que se virasse com o que você tem). Mas improvisei algumas coisas e consegui demonstrar:

"E eu lá quero saber de Maze? Eu tô é fazendo plataforma, mermão!" Vamos dar um exemplo básico. Se lembra daquele exemplo da parte 1 que eu fiz? Pois bem, aquelas linhas serão úteis (de novo):

Considere que:
Branco -> Placas de informação
Verde -> Plataformas
Vermelho -> Quadrados inimigos
Azul -> Água

Como eu salvei as figuras em .png, as linhas ficam mais visíveis. Depois daquela parte inclinada, o nível pode continuar ou terminar, dependendo do que eu quero fazer.

Infelizmente, teremos que parar por aqui Sad. Desenvolverei projetos para exemplificar as determinadas coisas e então poderemos continuar com a parte 3.

Este é um tutorial dividido em partes. Parte 3 em breve...

o/

Última edição por Mr.Rafael em Sex 10 Dez 2010, 17:13, editado 1 vez(es)

Mr.Rafael

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 383
Notas recebidas : A-C-B-A
Reputação : 57
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 2

Qualidade Re: Tutorial - Level design [Parte 2]

Mensagem por Mr. Kaleb em Qua 08 Dez 2010, 12:48

Que massa, muito bom cara, tá ótimo! Agora sim vamos ser mappers de verdade! Espero a terceira parte! Continue assim XD.
FLW

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Prêmios

Mensagem por Luca$ em Qua 08 Dez 2010, 12:55

, mais um tutorial muito bom de Level design MR.Rafael, parabens, até akeles niveis ali de exemplo, estao mtu bons, da até vontade de catar eles sauhsaushuashsas(pode deixar que nao vo fazer isso)
Parabens Mano.(Responda meu MP!)

Luca$

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 582
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Prêmios

Mensagem por dharrison em Qua 08 Dez 2010, 13:05

grande Mr.Rafael Very Happy
Novamente me surpreendeu, ótimo tuto!
Muito profissional e bem explicado.
Se eu não aprender level design agora, eu me aposento husasuah

dharrison

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

Mensagem por Anderson3d em Qua 08 Dez 2010, 13:50

Show de bola. S eo cara dividir em tiles já era, fica muito fácil fazer o mapa. Happy

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por Juninho em Qua 08 Dez 2010, 14:20

Nossa muito bom esse tutorial, parabéns Happy
Realmente usar tiles é bem melhor.

flw

Juninho

Número de Mensagens : 468
Reputação : 0
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por simogf em Qua 08 Dez 2010, 14:28

Excelente tutorial agora poderei criar fazes correctamente de 0 a 10 de nota dou 50 Very Happy
como disse o nosso amigo de cima tiles é realmente mais fácil(eu costumava usar objectos para cada parte do level Razz)
Incrível continue assim, esperando o próximo.....

simogf

Número de Mensagens : 76
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Godsil4 em Qua 08 Dez 2010, 21:04

noss cara era o q faltava nas minhas fazes
mto bom msm
adorei a parte sobre a faze do mario
mostra msm a diferença de uma faze bem e mal trabalhada
nota 10

Godsil4

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 474
Notas recebidas : B+A
Reputação : 23
Prêmios

http://www.google.com.br

Mensagem por Alexandre Dias em Sex 10 Dez 2010, 21:39

Afiadaço de aço. Nem tinha reparado que já tinha a parte 2 x)
Muito boa também, não sabia nada sobre tiles e nem sobre o primeiro nível ser simples. Vai me ajudar muito quando eu começar a programar meus jogos.
Já to indo ler a parte 3, irei te parabenizar lá (mas só se merecer hein? x) )

Alexandre Dias

Número de Mensagens : 397
Reputação : 8
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:44

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo