Tutorial - Level design [Parte 1]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Tutorial - Level design [Parte 1]

Mensagem por Mr.Rafael em Ter 07 Dez 2010, 13:47

Nome: Aprendendo sobre Level Design [PARTE 1]
Descrição: Ver "introdução" abaixo
Nível: Iniciante/Médio/Avançado
Plataforma: Todas as versões do Game Maker

•- Introdução:

Níveis, ou mapas. Praticamente todo jogo precisa ter isso, porque este é o cenário, o ambiente onde o jogador irá desbravar. Mas, aí, você pensa: "Que inútil um tutorial de criar níveis, no Game Maker é bem fácil fazer isso". É aí que você se engana sobre o objetivo deste tutorial...

Sinceramente, eu fico decepcionado com alguns jogos que costumo ver por aqui, tanto Puzzles e jogos simples, como também de plataforma e afins. Podem ter os gráficos ou a programação que for, mas vejo alguns níveis bem bagunçados, excesso de inimigos, blocos mal-colocados... e isso não é bom. E é esse o objetivo deste tutorial, vamos aprender a criar um nível decente!

•- Passo 1: Separar o seu jogo:

Antes de mais nada, crie o seu jogo. Você pode seguir os tutoriais desta seção para criá-lo, mas ele pronto é o que interessa. Já está em mãos com o Game Maker aberto? Objetos e inimigos criados? Vamos lá!

Uma dica a você: Seu jogo pode ter uma péssima engine, ou mesmo gráficos não muito bons. Mas conhecendo-a e criando bons níveis, esses detalhes passam batido, basta saber utilizar os Glitches contra o jogo em si, para então "driblá-los" (seu personagem pula no ar? Então crie um nível onde o jogador precise pular no ar para passá-lo).
Detalhe, deixe isso como uma "última escolha", caso você não consiga corrigir o Glitch, por exemplo.

•- Passo 2: Dimensões e chutes iniciais:

Aqui podemos nos dividir em dois caminhos: Um tamanho padrão para todas as fases (comum em Mazes), ou de vários tamanhos (mais recomendado para jogos de plataforma). Nesse caso, tentarei ensinar das duas maneiras.

Já que vamos tentar criar nosso primeiro nível, vamos ter que pôr coisas simples... bem simples. Será uma espécie de "tutorial". Onde só teremos algumas plataformas altas e caminhos retos, como um típico tutorial para o jogador pegar o jeito dos controles.

Para demonstração, criei um projeto novo, usando apenas Tiles, para representarem como num jogo normal. Afinal, estou ensinando apenas a criar níveis, vamos deixar as outras partes do jogo para outros tutoriais:

Sem sprites, sem objetos. Apenas Tiles. Mas isso é apenas para mim, você mesmo vai ter que usar os próprios objetos do jogo. Como você pode ver, temos apenas 4 linhas em 4 cores diferentes (branco, verde, vermelho e azul, respectivamente). Você pensa: "Como você vai criar algo com essas retas?". Pois veja só o que eu posso fazer com elas:

Considere que:
•- Branco -> Fundo
•- Verde -> Plataformas
•- Vermelho -> Lava
•- Azul -> Água

Não ficou algo tão bom, não é? Pois vamos apagar essa tralha, a água nem está aparecendo direito na figura:

Mais uma dica para ti: Pare por um instante, olhe para o seu nível, e pergunte a si mesmo: "Nossa, nível está ótimo, estou feliz em criá-lo?". Se você não estiver satisfeito, sem mais, apague tudo e faça tudo de novo. Mas por quê? Porque, além de não sair como você mesmo quis, o nível pode apresentar algo sem graça, algo colocado apenas para fazer número. Preocupe-se com a qualidade do nível e, acima de tudo, com o que você gosta de fazer. Antes de pensar no que os outros vão dizer sobre, você mesmo tem que pensar antes...

Veja como o resultado saiu melhor do que a última vez:

O que??? Ficou a mesma &%$#@??? Ah, vamos logo para a outra parte, antes que eu fique estressado! bravo

•- Passo 3: Tirando leite de pedra:

É seu primeiro jogo? Provavelmente você deve ter criado uma plataforma simples, ou um Maze básico. Ok, meu desafio agora será criar um bom nível usando meros objetos 32x32.

Objetos:
•- jogador
•- Inimigo
•- Parede
•- Pontos
•- "Goal point", o lugar onde eu terei que chegar para terminar o nível

Vamos lá, este é o jogo que eu criei justamente para meu desafio:

Problem, user? [Insira um emoticon do Trollface aqui]

Mas como eu vou criar um nível bom usando um jogo tão zoado como esse? Agora é onde te darei as dicas básicas:

•- Para jogos Maze, crie um labirinto com, no mínimo, 2 "quadrados" de espaço em cada.
•- Não exagere nos pontos, coloque-os de uma maneira estratégica e perto de inimigos.
•- Coloque não mais que 2/3 inimigos muito próximos, dependendo do caso.
•- Não coloque o "Goal point" no meio do mapa, tente colocá-lo sempre perto das bordas da Room. Não recomendo colocar inimigos perto dele também.
•- Tenha um limite de pelo menos 5 inimigos por fase. Tela cheia de inimigos não é sinônimo de jogo difícil.
•- Use as pontuações como "isca", ou seja... para que o jogador vá coletando até encontrar a saída.

Vocês não pensaram que aquele já era o nível que eu criei, não é? Razz Imaginem, aqui está ele:

Perceba que há um caminho alternativo, mas isso nós veremos mais adiante. Antes, precisamos "pegar o básico da coisa".

Mas o que isso significa? O que eu comentei lá em cima: Não importa se seu jogo for básico ou não tiver gráficos tão bons, o Level Design pode compensar todos esses pontos.

•- Passo 4: Hum... e se eu criasse...?

Você cria um nível, mas de repente, percebe que gostaria de criar uma coisinha a mais nele. Aí você cria um objeto novo. Mas então, no outro nível, faltou mais uma coisa para completar sua idéia, e você volta a criar um objeto de novo.

Não faça isso, pelo menos se você não entender de criação de níveis. "Ah, mas são minhas idéias, por que não?" Porque seu jogo vai ficar cheio de objetos não-utilizados (alguns aparecendo só em um nível), e você não vai entender o uso dos Tiles. Seu jogo só tem uma plataforma de montanha e terra? Se vire com eles, extraia o máximo dessas plataformas. A dica é: Não expanda demais, seja criativo e ultrapasse as limitações do seu projeto. As vezes, de que adianta ter uma engine tão complexa, se você não vai usar nem 1/3 dela no jogo?

"O Sonic tem vários objetos e todos os níveis são bons." Pode ser, mas você já viu o tamanho dos atos? São caminhos alternativos, monitores secretos, locais criados para dar destaque... ou seja, Sonic tem muitos objetos por fase porque seus atos são enormes, e aproveitam todos eles. Mas veremos como criar esses níveis mais tarde.

•- Passo 5: O fundo:

Você não precisa necessariamente de gráficos supimpas para criar um bom nível, certo? Em alguns casos, isso é ERRADO!

Crie gráficos bonitos, procure ter sempre um padrão. O que eu estou dizendo é para que você não venha criar um cenário como esse:

Mas sim tentar se esforçar, criar com carinho, assim:

Detalhe que eu não sei desenhar, tampouco sei fazer Pixel Art. Mas criei um bom fundo. Aconselho usar imagens vistas "de longe" (no caso a de cima que mostrei), e criar do mesmo tamanho que a sua Room.

Olhe como fica a imagem acima (224x240), se colocada em uma sala maior que o seu tamanho (640x480):

Horrível, não? Pois bem. Aqui, o fundo faz toda a diferença.

Dicas:
•- Coloque imagens que dão a impressão de estarem "longe". Além de bonito, é fácil de fazer.
•- Não use os fundos do Game Maker ou copiados de outras pessoas. Mostre que você tem originalidade, crie o seu.
•- Não gostou do seu fundo? Apague-o e crie um novo. Lembre-se que você precisa gostar e ao mesmo tempo visar a qualidade do seu projeto.
•- Teste-o, agrupe dois em um lado e veja se a imagem "liga" corretamente a ele.

Este é um tutorial dividido em partes. Parte 2 em breve... (depende da aprovação dos usuários)

o/

Mr.Rafael

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 383
Notas recebidas : A-C-B-A
Reputação : 57
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 2

Qualidade Re: Tutorial - Level design [Parte 1]

Mensagem por Nicolas em Ter 07 Dez 2010, 13:54

Muito bom,posso ser um level design mais eu nao sei nada acredite,valew pelo tutoria =D,mt legal cara agora voce tambem me ensino a fazer graficos otimos,valew =)
formado

Nicolas

Número de Mensagens : 492
Reputação : 4
Prêmios

Mensagem por Luca$ em Ter 07 Dez 2010, 15:27

Caraca adorei seu tuto cara, mtu bom, ainda mais pq eu to quase xegando na parte de fazer niveis, e nao sei mtu de como fazer eles.E eu axo que meu pixel art é 100 veses PIOR que o seu,entao vou ter trabalho,
ainda mais pq os meus tiles de chao, eles ficam um pequeno espaço entre eles, e ainda nao sei como resolver isso, pq se eu aproximo mais, deleta um dos objetos :s

Luca$

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 582
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Prêmios

Mensagem por donte em Ter 07 Dez 2010, 15:37

Muito bom o tutorial porém não vou usar muito(só agora num outro jogo alien de evolução que iniciei a pouco tempo) em jogos meus, por que gosto de confundir o player com desorganização...

donte

Número de Mensagens : 1164
Reputação : 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Mensagem por dharrison em Ter 07 Dez 2010, 17:55

mto fodastico Mr.Rafael xD
eu num manjo mto de desing (manjo nada que envolva imagens na vdd)
curti pakas seu tuto

ainda nao praticquei pq to me rastejando pela casa de cansaço, mas depois vou tentar xD

espero ver a parte 2 logo *-*

(PS. Ri Alto do Trollface Feliz os moderas deveriam incluir ele no fórum ":trollface:" uhsauhsahusa)

EDIT:

(umai magem daora que tenho dele aki, tirada de vetor: )

dharrison

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

Mensagem por SIGILOSO em Ter 07 Dez 2010, 19:34

Mto bom cara!
Gosto de tutoriais assim, que não ensinam apenas a criar movimentos ou sistemas phodões para os jogos. Tutoriais assim são os mais necessários, pois tratam de temas fundamentais na criação dos jogos e que muitas pessoas ignoram. E mais, não é algo que se decora em códigos, e sim algo que deve ser compreendido Laughing
Você explicou mto bem, parabéns!
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Prêmios
   : 4
   : 2