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~[Ajuda]~ Variavel de Fase

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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 16:20

Galera, estou fazendo um jogo, e nele tem mapa overword( Feliz ), e entao,

preciso de variaveis para que o qnd o player passar da fase 1 , ele possa entra na fase
2, e assim por diante, eu já tentei até fazer um objeto para cada fase, e nele cada ]

variavel da fase especifica, mas msm qnd passa a fase, nao dá pra entrar na fase 2 .

Entao , nao sei por que motivo nao está funcionando '-'

E tambem á o problema do pause, que até esses dias estava funcionando, ai de um dia para o outro, parou de funcionar, msm eu nao tendo mexido nele , auguem me explica isso? '-'
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Mensagem por Mannoroth Seg 13 Dez 2010, 16:35

cria um obj_passafase, no qual quando o player colidir nele passa pra proxima room.
no event collision com o player bota:
Código:
if room=room1 room=room2
if room=room2 room=room3
if room=room3 room=room4
if room=room4 room=room5
e assim por diante, assim quando ele encostar no objeto a room muda.
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 13 Dez 2010, 16:35

o q é um mapa overworld?
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 16:40

@Mannoroth:

e em que isso ajuda?
aff cara le e entende oq eu digo...
Isso é só colocar um room_goto_next(), qualquer noob sabeia, quero saber do mapa overword pras variaveis de poder entrar...

@Teddi Ripper:
Aff cara ... pelo amor de deus... vai pesquisar na internet, esse é um tópico pra tirar duvida minha '-'
E vou ter q te dizer oq é ne... se nao o pessoal reclama
Num tem o mapa do mario?
que tem umonte de fases?
entao.Akilo é um mapa overword.
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Mensagem por Markituh Seg 13 Dez 2010, 16:52

Você cria um objeto persistente que armazena o status das fases. Aí então nesse objeto é onde fica as variáveis em que se passou cada fase. Mas, você pode fazer com um Array 1D.
Código:
global.fase[1] = false
global.fase[2] = false
global.fase[3] = false
global.fase[4] = false
global.fase[5] = false
Aí então, nas fases:

Fase 1
Quando o player terminar a fase
Código:
global.fase[1] = true
Fase 2
Código:
if global.fase[1] = true
{
room_goto(fase2)
}
else
{
show_message("Você não completou a Fase 1")
}
Basicamente isso.
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Mensagem por Mannoroth Seg 13 Dez 2010, 16:54

GMLucas escreveu:@Mannoroth:

e em que isso ajuda?
aff cara le e entende oq eu digo...
Isso é só colocar um room_goto_next(), qualquer noob sabeia, quero saber do mapa overword pras variaveis de poder entrar...
.

Eu li e reli, se vc nao ta sabendo explicar, nao sabe fazer-se entender, nao posso fazer nada. Em que isso ajuda? ajuda exatamente a solucionar a dúvida que vc postou no tópico, é nisso que ajuda! Pediste variável pra quando passar a fase 1, entrar na fase 2 e é isso que botei ae.
Não existe mapa overword, o nome é overworld.
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 17:20

Vlw Markituh
Ta resolvido esse problema
agora falta o do pause
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Mensagem por Markituh Seg 13 Dez 2010, 17:24

O do pause... Pode ver que não respondi o do pause, é porque eu não sei ao certo como resolver... Afinal, esse negócio de funcionar uma vez e depois não, é estranho. Posta os códigos do objeto de pause aqui para análise(os códigos que estão nos eventos)
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 21:03

'-'
Vao clonar meu pause.
Vo ver oq eu faço, talves te mande por MP
mas nao sei se passo td aki nao >.<
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 13 Dez 2010, 21:22

Os dois problemas foram comentados por mim e Victor_aco aquele dia.
A solução com arrays para os stages e tal(que foi ignorada né). Também falamos sobre o pause, acho que no dia até comentei que tinha perdido um código em C++ de repente. Como ele parou de funcionar de repente, você pode tentar refazer o código(salve o atual primeiro). Esses tipos de bugs são muito comuns na informática. Aconselho novamente a tentar refazer o código ou ir testando(modificando linha a linha) pra ver onde está o erro ou algo do tipo.
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 21:26

Eu Sei Nazkro... eu sou mtu teimoso...e isso atrapalha
e vlw por ter tentado ajuar nakele dia... e desculpa por ter ignorado e ser ignorante =X

E sobre o pause, vou tentar apagar umas linhas, e ir reescrevendo e ver se consigo , vo ver no q da
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Mensagem por Alexandre Dias Seg 13 Dez 2010, 21:32

Relaxa cara, todo mundo tem algum dia que tá mal ou algo do tipo.
E caso você não consiga, passe pra alguém de confiança e peça pra essa pessoa testar. Como já disse antes, bugs assim são comuns na informática. Pode ser que ele dá pau aí, mas no pc de outro ele possa funcionar.

Outra alternativa é abrir o arquivo de backup do seu jogo. Pode ser também que ele esteja com o pause funcionando e você compara o que tem de diferente ou se tá tudo igual.
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 21:41


EEE Resolvi meio negosso do pause! =D, só falta resolver um negosso de depth
mano, eu vi onde tá o erro,
quando vai despausar
tem um:
Código:
instance_activate_all()
ai qnd eu tiro ele, o pause funfa, só que na hr de despausar, o jogo volta sem os objetos =X
E tenho outra duvida, tem como mexer no depth de um sprite ?
tipo
eu tneho a variavel de um sprite
ai tipo
tem como colocar:
Código:
sprite=depth=-2000
tem?
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Mensagem por Markituh Seg 13 Dez 2010, 22:09

Hmm... Pelo que eu sei, o depth é do objeto, não da sprite. Para mexer, basta apenas modificar o valor de depth
Código:
depth = 1 // Abaixo
Quanto maior for o depth, mais para baixo ele vai ficar. Quando menor for o depth, mais pra cima vai ficar.
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Mensagem por Luca$ Seg 13 Dez 2010, 22:18

eu sei mano, mas eu queria que um sprite tivesse um depth menor saca?
pra ele ficar sobre tudo.

Lembrando:
Talves, se eu tirar esse bug, e um de salvar a screen e deixar ela, talves eu poste o primeiro beta do meu jogo!
(Battles Against Dragons)
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Mensagem por Mystery_boy_maker Seg 13 Dez 2010, 22:27

Voce pode fazer um pause simples e rapido deixando
a ação show_message invisivel com o alpha assim :

vamos supor que seja no botão enter faça assim

Código:
if keyboard_check(vk_enter){ message_alpha(0) show_message("")
}


assim a mensagem nao aparece e pode se pusado e despausado sem problema
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Mensagem por Luca$ Ter 14 Dez 2010, 13:42

Mysteri, eu nao sabia dessa maneira de fazer pause, =D parece ser legal, mas mtu simples =X

Porque o meu pause, tem um menu, escurece a tela atras, é um pause "avançado"
=X
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