[SG Tutoriais]STEP GML - Movimento Simples

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gostou do tutorial?

33% 33% 
[ 2 ]
67% 67% 
[ 4 ]
 
Total dos votos : 6

[SG Tutoriais]STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por Super Games em Dom 05 Dez 2010, 09:45

STEP GML - Movimento Simples

Descrição:Hoje estou iniciando a série de aulas Step GML, elas são aulas que encsinam simples e avançados movimentos feitos em GML, entam para iniciar começaremos com um movimento iniciante.
Nivel:Iniciante
Requer:GameMaker 6/7/8 Lite e Pro(Talvez as próximas aulas de Step GML usem versão só Pro)


Mario:Vamos aprender a andar como eu :-)???
SuperGames:Certamente hoje não...

Entam vamos começar, primeiro iremos fazer um movimento RPG bem simples, mais para iniciar nossas aulas como foi citado na descrição.

Mario:Entam vamos fazer logo este Mario & Luigi de NDS?
SuperGames:Eu disse já que não.
Mario:Mais você disse que não iremos fazer um jogo de min, você disse que não iriamos fazer o movimento meu.
SuperGames:Aff...

BORA PROGAMAR!!!!!!!
Primeiro você vai presicar de sprites de movimento RPG que são de direita, esquerda, cima e baixo e sem movimento de pernas, agora vamos progamar logo. Faça um novo objeto, coloque o sprite que quiser para ele, no Step coloque o seguinte codigo:
if keyboard_check(vk_up) then y-=alguma velocidade
sprite_index=sprite up
if keyboard_check(vk_down) then y+=alguma velocidade
sprite_index=sprite down
if keyboard_check(vk_left) then x-=alguma velocidade
sprite_index=sprite left
if keyboard_check(vk_right) then x+=alguma velocidade
sprite_index=sprite right

Pronto, isto fará um movimento simples, no próximo tutorial iremos trabalhar com o mesmo movimento, só que iremos melhora-lo como mecher as pernas.

Mario:Entendi como se faz, mais, cader o movimento de pular em RPG???
SuperGames:Sumiu...

EXPLICAÇÃO DO CODIGO
Ahã, quem achou que iria acabar o tutorial sem uma explicação? hem?
Parte ''keyboard_check'' serve para fazer que quando for pressionada alguma tecla.
A Parte ''vk_uma tecla'' serve para que a tecla, que neste caso não é letra nem número for pressionada, caso queira letra coloca no lugar ''(ord("Alguma Letra"))''.
A Parte ''then'' seve para que em seguida seja executada uma função.
A Parte ''y,x,- e +'' sevem para que a direção seja de umas das ''y e x'' marquem a direção reta e virada, e ''- e +'' para que sera para trás ou para frente.
A Parte ''sprite_index'' serve para que a tal sprite seja a do objeto.

Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no tipo RPG?:-)
SuperGames:Não!!!!

CREDITOS:
3-Obrigado MarkOvermarks por ter criado o GM se não existiria este tutorial.
2-Obrigado GMBR por existir para criar este tutorial.
1-Obrigado por todos que irão ler este tutorial.


Até!

Super Games

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 2704
Idade : 18
Data de inscrição : 10/06/2010
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum