Aula de Delphi - Parte I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula de Delphi - Parte I

Mensagem por Da Galáxia em Qui 02 Dez 2010, 19:24

AULA de Delphi 7 PATE I
Apresentação ao Delphi
Idéia inicial:3 aulas

1° - esta (dãa)
2° - Construindo uma calculadora com as 4 operações basicas.
3° - fazendo um jogo (parte) no Delphi
A linguagem Delphi, é a linguagem Pascal, porém com um diferencial enorme para o tempo gasto na construção de um aplicativo, pois diferentemente de seu “antecessor”, que usa uma programação procedural, o Delphi usa uma Programação Orientada à Objetos (OOP, orientation object programing, em inglês). O que isso quer dizer? Que ao invés de se fazer inúmeros procedimentos, o delphi trata tudo como um objeto (o Java também é assim, o C++ tanto pode ser procedural quanto orientado à objetos), ou seja, ascende aos atributos de seus objetos através do ponto(.), exemplo de um botão editbox >>> edit.text, ou seja, o botão edit é um objeto e text um atributo (propriedade deste objeto, é claro que cada objeto tem dezenas de atributos). Esses objetos podem ser os botões de construção para qualquer aplicativo e/ou jogo que o delphi oferece através da API do Windows, como também para um objeto criado pelo programador; mas ai temos que criar um Tipo , o mesmo que classes em C++ e Java (mais para a frente tutorial de C++). Vamos entender o que são os Tipos:
Diferentemente do Game Maker, as linguagens profissionais, vamos tratar aqui como linguagens padrão, não declara uma variável pura e simplesmente, por exemplo: na GML, podemos usar as variáveis em 3 situações distintas >>> Variável = true (na verdade isto é uma constante) Variável = 10 ou Variável = ‘ Alex ‘. Nas linguagens padrão, como no caso aqui o Delphi, após declararmos uma variável, devemos tipa-la, ex: de tipos: integer, real, char, string, variant, boolean, byte; vou mostrar como declarar 3 tipos que vão funcionar como as 3 citadas acima do GML: Variável : boolean , Variável : integer e Variavel : string.
Por que isso? O GM é um motor de jogos 2D (excelente por sinal) e com muita vontade (e não recomendado, há programas mais específicos) de jogos 3D, então todas as inicializações são automáticas (e olhe que o Delphi é muito automático em vista do C++ por exemplo, mas ai é que tá, quanto menos automático (mais baixo nível) uma linguagem for, maior poder a mesma possui, e maior trabalho para o programador também, todavia é ilimitado o que se pode fazer.Por exemplo, ao criarmos um tipo, passamos a ter total domínio em nosso objeto, darei um exemplo de como construir um Tipo:
type
TNave = record
X,Y,
Vida : Integer;
Sprite: TBitmap;
end;

na parte do programa em que se declara as variáveis (como no create do GM) abaixo da palavra_chave VAR
VAR
Player : TNave;
Passamos a tratar a variável Player como um objeto, podemos agora fazer: Player.X , Player.Y , Player.Sprite , Player.Vida. Para melhor entendimento dos leitores deste fórum vamos comparar com o GM. Player.X e Player.Y são idênticos a como se usa em GML Player.Sprite no GM não precisa, pois já é criado no seu editor uma sprite, e por fim Player.Vida que pode também ser qualquer e quantos atributos o usuário precisar. Podemos criar Arrays com muita perfeição, entendimento e flexibilidade como:
Player : array[1..1,1..3] of Tnave, esse ultimo é nosso Tipo criado (por isso o T atras, para ao batermos o olho percebermos que se trata de um tipo, enquanto que o primeiro é nosso objeto (o player a ser controlado).

Curiosidades:
1 - O Delphi é a linguagem mais usada no mundo para construção de programas de comercio, escritórios e departamentos, podendo com uma relativa rapidez construir sistema integrados, pois manipula muito bem praticamente todos os Bancos de Dados existentes.

2 – O Delphi é para plataforma Windows, porém existe o LAZARUS programa livre totalmente gratuito que é idêntico ao Delphi (ele pode ser baixado na Internet facilmente), que pode ser usado para Windows e Linux.

3 – O Game Maker foi feito em Delphi.

Bom, é muita coisa pra falar, mas espero que esta aula dê ao menos uma idéia do que é o Delphi, isso vai ser importante para a nossa próxima aula, construindo uma calculadora com as 4 operações básicas. Até a próxima, e comentem.

Da Galáxia

Número de Mensagens : 348
Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum