Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
Oi gente tudo bom com vocês? Hoje eu vou ensinar como criar aqueles créditos que ficam subindo (igual nos finais de filmes) de maneira bem fácil e rápida. Então vamos lá.
Nome: Criando créditos para seus jogos
Descrição: Você vai aprender como criar aqueles créditos que aparecem no final dos filmes.
Nível de dificuldade: Entre iniciante e intermediário.
Requerimentos: Sei que funciona no 7 e 8 Pro
Resultado Final:
OBS: O resultado não é fiel a essa demonstração. No resultado as letras sobem naturalmente e aqueles números não aparecem.
No nosso tutorial iremos fazer os créditos em fundo preto. Para fazer isso adicione uma room e clique em backgrounds> Color e selecione preto.
Vamos escolher a fonte que será usada nos créditos. Vá no menu em Fonts e clique em Create Font.
Agora escolha ai a fonte que você prefere, marque All (permite você usar todos os caracteres), coloque um nome pra fonte (eu nomeei de Times) e de OK.
Crie um objeto controlador parar fazer os créditos funcionarem e o nomeie de obj_credito.
Adicione o eventos Draw e colocque a ação Execute Code da aba Control .
Coloque nele o código:
Troque a palavra Times que está entre parênteses pelo nome que você deu a sua fonte.
A cor da fonte pode ser alterada de acordo com seu gosto, mas como vamos fazer com um fundo preto é melhor branco.
Para saber as outras cores digite "c_", sem aspas, no Execute Code e elas irão aparecer.
O alinhamento do texto pode ser modificado trocando fa_center por:
Bem gente agora vamos planejar como vamos fazer nossos créditos subirem.
Precisaremos de uma variável que vai registrar a posição y do texto. Com o passar dos steps o valor dessa variável irá diminuir e o texto irá subir. Agora vamos fazer o pau quebrar.
Adicione um evento Create e um Execute Code. Nele coloque:
Para escrever o texto vá no evento draw e coloque depois dos outros códigos:
No GML os textos devem ser digitados entres "" e para saltar uma linha se usa o "#".
Observe que no lugar do y colocamos a variável posicao.
Se você testar agora ainda não verá nada porque o texto está abaixo da room.
Hora de faze ele subir. Adicione um evento Step e coloque:
Subiu, mas agora num para mais. Para evitar isso você pode indicar o que vai acontecer quando os creditos subirem o necessário.
Para isso crie um objeto e renomeie de obj_teste. Adicone um evento draw e coloque:
Teste o jogo e quando os créditos subirem o suficiente para você anota o número aproximado que está desenhado no canto esquerdo superior da tela.
Volte no obj_credito, no evento Step e adicione após os outros códigos:
Troque -100 pelo número que você anotou.
Para mudar o que vai acontecer quando os créditos subirem você muda o que está entre as {}.
Para finalizar delete o obj_teste e pronto seus créditos estão prontos!!!!
Para checar se deu tudo certo confirme se os seus códigos ficaram parecido com:
No evento Create do obj_credito:
No evento Step do obj_credito:
No evento Draw do obj_credito:
Além do tutorial você pode também baixar a engine. Copie e o cole o link no navegador:
Chega no fim esse tuto e eu gostaria de dizer umas coisinhas.
-Espero que vocês tenham gostado e que seja de grande ajuda pra muita gente
-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu conserto.
-Qualquer dúvida é só falar.
Outra coisa, esse uso de tag é muito legal, copiei do SIGILOSO e ai estão os créditos =D.
Para achar meus tutorias basta digitar VICBH no busca e achará meus tutoriais. Ate +
Nome: Criando créditos para seus jogos
Descrição: Você vai aprender como criar aqueles créditos que aparecem no final dos filmes.
Nível de dificuldade: Entre iniciante e intermediário.
Requerimentos: Sei que funciona no 7 e 8 Pro
Resultado Final:
OBS: O resultado não é fiel a essa demonstração. No resultado as letras sobem naturalmente e aqueles números não aparecem.
COLOCANDO UM FUNDO
No nosso tutorial iremos fazer os créditos em fundo preto. Para fazer isso adicione uma room e clique em backgrounds> Color e selecione preto.
ESCOLHENDO A FONTE
Vamos escolher a fonte que será usada nos créditos. Vá no menu em Fonts e clique em Create Font.
Agora escolha ai a fonte que você prefere, marque All (permite você usar todos os caracteres), coloque um nome pra fonte (eu nomeei de Times) e de OK.
Crie um objeto controlador parar fazer os créditos funcionarem e o nomeie de obj_credito.
Adicione o eventos Draw e colocque a ação Execute Code da aba Control .
Coloque nele o código:
- Código:
draw_set_font(Times) //seleciona a fonte já adicionada
draw_set_color(c_white) //seleciona a cor da fonte
draw_set_halign(fa_center) //alinha o texto
Troque a palavra Times que está entre parênteses pelo nome que você deu a sua fonte.
A cor da fonte pode ser alterada de acordo com seu gosto, mas como vamos fazer com um fundo preto é melhor branco.
Para saber as outras cores digite "c_", sem aspas, no Execute Code e elas irão aparecer.
O alinhamento do texto pode ser modificado trocando fa_center por:
- Código:
fa_left //para alinhar a esquerda
fa_right //para alinhar a direita
HORA DE PENSAR
Bem gente agora vamos planejar como vamos fazer nossos créditos subirem.
Precisaremos de uma variável que vai registrar a posição y do texto. Com o passar dos steps o valor dessa variável irá diminuir e o texto irá subir. Agora vamos fazer o pau quebrar.
CRIANDO O MOVIMENTO
Adicione um evento Create e um Execute Code. Nele coloque:
- Código:
posicao= 480 //subistitua 480 pela altura da view (caso nao use view a altura da sua room)
Para escrever o texto vá no evento draw e coloque depois dos outros códigos:
- Código:
draw_text(320,posicao,"Designer - Victor_bh # Programador - Victor_bh # Sonoplasta - Victor_bh ")
No GML os textos devem ser digitados entres "" e para saltar uma linha se usa o "#".
Observe que no lugar do y colocamos a variável posicao.
Se você testar agora ainda não verá nada porque o texto está abaixo da room.
Hora de faze ele subir. Adicione um evento Step e coloque:
- Código:
posicao-=3 //faz o texto subir
E DEPOIS DE SUBIR?
Subiu, mas agora num para mais. Para evitar isso você pode indicar o que vai acontecer quando os creditos subirem o necessário.
Para isso crie um objeto e renomeie de obj_teste. Adicone um evento draw e coloque:
- Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao)); //ira desenhar na tela a posicao do texto
Teste o jogo e quando os créditos subirem o suficiente para você anota o número aproximado que está desenhado no canto esquerdo superior da tela.
Volte no obj_credito, no evento Step e adicione após os outros códigos:
- Código:
if posicao<=-100 //se os creditos ja subiram suficiente
{room_restart()} //reseta a room e começa tudo de novo
Troque -100 pelo número que você anotou.
Para mudar o que vai acontecer quando os créditos subirem você muda o que está entre as {}.
Para finalizar delete o obj_teste e pronto seus créditos estão prontos!!!!
CONFERINDO...
Para checar se deu tudo certo confirme se os seus códigos ficaram parecido com:
No evento Create do obj_credito:
- Código:
posicao= 480 //subistitua 480 pela altura da view (caso nao use view a altura da sua room)
No evento Step do obj_credito:
- Código:
posicao-=3 //faz o texto subir
if posicao<=-100 //se os creditos ja subiram suficiente
{room_restart()} //reseta a room e começa tudo de novo
No evento Draw do obj_credito:
- Código:
draw_set_font(Times) //seleciona a fonte já adicionada
draw_set_color(c_white) //seleciona a cor da fonte
draw_set_halign(fa_center) //alinha o texto
draw_text(320,posicao,"Designer - Victor_bh # Programador - Victor_bh # Sonoplasta - Victor_bh ")
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Além do tutorial você pode também baixar a engine. Copie e o cole o link no navegador:
- Código:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-creditos-que-sobem-t10583.htm#79625
Chega no fim esse tuto e eu gostaria de dizer umas coisinhas.
-Espero que vocês tenham gostado e que seja de grande ajuda pra muita gente
-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu conserto.
-Qualquer dúvida é só falar.
Outra coisa, esse uso de tag é muito legal, copiei do SIGILOSO e ai estão os créditos =D.
Para achar meus tutorias basta digitar VICBH no busca e achará meus tutoriais. Ate +
Última edição por victor_aco em Sex 10 Dez 2010, 15:46, editado 8 vez(es)
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
Legal o tutorial, ficou inspirado por causa do tópico Cadê os créditos?? xD
Poderia adicionar uma animação (GIF) do resultado final.
Aqui tem um erro:
A variável posicao é um valor "real", ela deve ser convertida para string:
E outro:
Poderia adicionar uma animação (GIF) do resultado final.
Aqui tem um erro:
- Código:
draw_text (50,50,obj_credito.posicao)
A variável posicao é um valor "real", ela deve ser convertida para string:
- Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao));
E outro:
concerto é de ópera! Tente usar o S!-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu concerto.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
Esse tópico e um usuário com duvida me inspiraram!Janx escreveu:Legal o tutorial, ficou inspirado por causa do tópico Cadê os créditos?? xD
Ok vou adicionar, jaja estará ai.Janx escreveu:Poderia adicionar uma animação (GIF) do resultado final.
Já vou consertar os erros e usar o S, obrigado pelos toques! (português não é meu forte =))Janx escreveu:Aqui tem um erro:
- Código:
draw_text (50,50,obj_credito.posicao)
A variável posicao é um valor "real", ela deve ser convertida para string:
- Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao));
E outro:concerto é de ópera! Tente usar o S!-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu concerto.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
Nao seria melhor so fazer um Spr,objeto e colocar vspeed nele e um Outside room,room_goto_next() ?
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
cara, poderia ate ser mas ele prefiriu desse jeito...
otimo tutorial victor !
ficou bem explicado!
que tags que o sigiloso usa:? nao entendi...
FLW
otimo tutorial victor !
ficou bem explicado!
que tags que o sigiloso usa:? nao entendi...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM
Programação é um leque de possibilidades, cabe ao programador escolher a que mais lhe agrada (filosofando xD)Nicolas escreveu:Nao seria melhor so fazer um Spr,objeto e colocar vspeed nele e um Outside room,room_goto_next() ?
São tags no título do tópico. Por exemplo se você digitar SIGI no busca irão aparecer todos os tutoriais do SIGILOSO. Se você digitar VICACO irão aparecer todos meus tutoriais e engines.Pedro Henrque escreveu:cara, poderia ate ser mas ele prefiriu desse jeito...
otimo tutorial victor !
ficou bem explicado!
que tags que o sigiloso usa:? nao entendi...
FLW
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» video-tuto [criando 2 tipo de menu pelo lite]
» [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
» [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS
» [TUTO] Criando um Game de Plataforma [TUTO]
» [ SIGI-TUTO ] CRIANDO UMA HISTÓRIA/ROTEIRO!!
» [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
» [TUTO VICACO] COMO E QUANDO USAR ALARMS
» [TUTO] Criando um Game de Plataforma [TUTO]
» [ SIGI-TUTO ] CRIANDO UMA HISTÓRIA/ROTEIRO!!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|