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AO PULAR EMCIMA DO BIXO MATAR ELE

em Dom 28 Nov 2010, 00:44
meu amigo n tem acc ak entao ele pediu para min como fas para no jogo estilo mario como fas para ao pular no bixo o bixo morre e se encostar sem ser pulando ele perde um de vida
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Re: AO PULAR EMCIMA DO BIXO MATAR ELE

em Dom 28 Nov 2010, 10:37
meu amigo pesquise antes d postar gamemakerbrasil.com/extensoes-libs-scripts-e-dlls-f41/sg-tuto-pular-no-inimigo-inimigo-morrer-t10223.htm?highlight=inimigo
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Re: AO PULAR EMCIMA DO BIXO MATAR ELE

em Sex 03 Dez 2010, 20:18
achei o certo pra vc vou te explicar:

crie um gomba para a direita e outro para a direita
crie um gomba morto. (nome: obj_goomba_morto)
um player (nome:obj_player)
chão(nomeobj_chao)

agora crie um objeto gomba (nome obj_goomba) para a esquerda, crie um create e coloque o código:

Código:
hspeed=-2          /*Define a velocidade horizontal*/
image_speed=.5      /*Define a velocidade da animação*/

crie um step e coloque o código:

Código:
if place_free(x,y+1)/*se está no ar)*/
gravity=1 /*determina a gravidade*/
else /*senão (se ele estiver no chão)*/
gravity=0

if (vspeed > 15) vspeed=15  /*limita a velocidade para 15*/

crie um end step e coloque o código:

Código:
if (hspeed<0) /*Se tiver para a esquerda*/
sprite_index=goomba_esquerda;
if (hspeed>0) /*Se tiver para a direita*/
sprite_index=goomba_direita;

crie uma colisão com o chão e coloque:

Código:
if (y < other.y) && (vspeed > 0) /*Se a altura do chão for for menor que a do goomba,
 e a velocidade vertical do goomba for maior que 0*/
{
move_contact_solid(direction,270)/*Mover em contato sólido*/
vspeed = 0/*Velocidade vertical é 0*/
}
else /*Se não*/
{
hspeed=-hspeed /*O goomba vira de lado horizontalmente*/
}

crie um outoside room e coloque:
Código:

instance_destroy()

cie o obj_chao e selecione solid.

no obj_player crie um step e coloque:

Código:
{
if place_free(x,y+1)//se há um espaço "vazio" abaixo (no caso 'se está no ar')
gravity=1//determina a gravidade
else//senão (se ele estiver no chão)
gravity=0

if (vspeed > 15) vspeed=15 //limita a velocidade para 15
}

crie uma colisão com obj_goomba e coloque:

Código:
if (y < other.y) && (vspeed>= 0)
{
vspeed=-5
with(other){instance_change(obj_goomba_morto,true)}
}
else
{
room_restart()
}

crie uma colisão com obj_chao e coloque:

Código:
move_contact_solid(direction,12)//para o player não passar direto pelo chão
vspeed=0

crie um teclado press space (para pular) e coloque:

Código:
if not place_free(x,y+1)
{
    vspeed=-10
    image_speed =1/-1
}

crie um teclado press left e na aba move crie um set the horizontal speed e coloque -3.

crie um teclado press right e na aba move crie um set the horizontal speed e coloque 3.

crie um teclado realese left e na aba move crie um set the horizontal speed e coloque 0.

crie um teclado realese right e na aba move crie um set the horizontal speed e coloque 0.

no obj_goomba_morto crie um create e coloque:

Código:
hspeed=0
alarm[0] = room_speed*2

crie um alarm0 e coloque:
Código:

instance_destroy()

crie uma colisão com obj-chao e coloque:

Código:
move_contact_solid(direction,270)
vspeed = 0


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Re: AO PULAR EMCIMA DO BIXO MATAR ELE

em Ter 07 Dez 2010, 00:40
Bom na verdade existe um jeito muito mais simples do que
aquele citado acima bom apenas crie uma colisão
entre o player e o inimigo e escreva esse codigo

Código:
{
if other.vspeed<vspeed
// se o inimigo estiver abaixo do player
  {
  vspeed=- 7 // faz o player dar um pulinho quando bate na cabeça
    {
     
 with(other) instance_destroy() // o inimigo morre ou seja some
     
      }


  }
  else // Se não  , se o player colidir de frente ou por baixo
      {
     
      instance_destroy() // o player destroi voce pode mudar para o objeto do player morrendo se tiver
      }
      }
     






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Re: AO PULAR EMCIMA DO BIXO MATAR ELE

em Ter 07 Dez 2010, 09:07
Vlw hgb, minha engine foi utiu pra alguem lollol, nao seria melhor pasar o link da engine pra ele? Ele pediu só a colisao, e vc pasou os codes da engine toda XD
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