Draw Texts - EFEITOS!! - 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Draw Texts - EFEITOS!! - 1

Mensagem por Mr. Kaleb em Qui 25 Nov 2010, 18:52

Demorou mais chegou! Agora você vai aprender a colocar efeitos maneiríssimos nos seus textos. Pra quem deseja ver a aula anterior, clique aqui (mudei o nome dos 2 tutos porque fica mais dentro do contexto Razz).

Nome: Draw Texts
Descrição: Aprenda aqui a desenhar textos na tela em GML (com efeitos!).
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: GM 6/7/8 Pro (Não sei se funciona no Lite, mais n custa tentar Very Happy)

Lista de efeitos que serão ensinados:
(X)ROTAÇÃO
( )AUMENTANDO E DIMINUINDO
( )TREMENDO
( )INVERTENDO VERTICALMENTE
( )INVERTENDO HORIZONTALMENTE
( )VISIBILIDADE

EFEITO DE ROTAÇÃO


Crie uma fonte de letra da sua preferencia, e nomeie-a de font_text (de preferência, escolha uma fonte bem visível, como Arial Black).
Crie um objeto com o nome de sua preferência. Após isso, clique em Add Event > Create, vá na aba control e adicione a ação Execute a piece of code, e digite isso no código:
Código:
rodar=0;
Aqui definimos a variável de rotação, que vamos usar agora.
Vá novamente em Add Event > Draw, crie outro código e digite isso:
Código:
rodar+=3;
Essa ação define a rotação, como está na cara (ou no código).
Código:
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_middle);
Aqui alinha o centro de rotação no meio do texto.
Código:
draw_set_font(font_text);
Aqui seta a fonte que você escolheu.
Código:
draw_text_ext_transformed_color(x,y,string,sep,w,xscale,yscale,angle,c1,c2,c3,c4,alpha)
Aqui foi meio complicado pra mim entender. Aqui transforma o texto em todos os sentidos. em x e y você define onde o texto vai ficar.
Em string escreva o texto que você quer aparecer (escreva entre aspas, como ("TESTANDO SCRIPT")).
Em sep você define a variação da rotação para alterá-la. Se você colocar ex: 10, ele vai rodar no meio, só que vai ficar como se estivesse rodando em torno de algo.
Em w, você aumenta a largura do texto em pixels.
Em xscale e yscale, você aumenta a escala do texto em x e y.
Em angle você coloca a variável que você criou, no caso, rodar.
Em c1, c2, c3, c4 você define as quatro cores do texto.
E em alpha, você define a opacidade do texto.
Código:
draw_set_halign(fa_right);
Em draw_set_halign você define a direção da rotação do texto.

Tudo junto fica assim (Ex:):
Código:
rodar+=3;
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_middle);
draw_set_font(font_text);
draw_text_ext_transformed_color(x,y,"FICOU MASSA NÉ?",-1,-500,-1,-1,rot,c_green,c_lime,c_green,c_lime,1);
draw_set_halign(fa_right);
Pronto! Agora é so testar. Qualquer erro me avisem cyclops
Para próxima aula, vejam o começo do tópico.
FLW galera!!

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Idade : 19
Data de inscrição : 07/09/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum