GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Tuto] GM online - basico

3 participantes

Ir para baixo

Você gostou do meu tuto

[Tuto] GM online - basico Vote_lcap56%[Tuto] GM online - basico Vote_rcap 56% 
[ 9 ]
[Tuto] GM online - basico Vote_lcap0%[Tuto] GM online - basico Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
[Tuto] GM online - basico Vote_lcap13%[Tuto] GM online - basico Vote_rcap 13% 
[ 2 ]
[Tuto] GM online - basico Vote_lcap13%[Tuto] GM online - basico Vote_rcap 13% 
[ 2 ]
[Tuto] GM online - basico Vote_lcap18%[Tuto] GM online - basico Vote_rcap 18% 
[ 3 ]
 
Total de votos : 16
 
 

[Tuto] GM online - basico Empty [Tuto] GM online - basico

Mensagem por Tedi Ripper Dom 21 Nov 2010, 16:41

Olá galera, tamo ai no meu 1º tuto com a conto nova!!

Descrição:
Tutorial para fazer um jogo simples, muito parecido com o tuto do Froidz mas eu editei umas partes pra deixar mais simples!
Nivel dificuldade:
Depende da tua vontade
IMG:
[Tuto] GM online - basico Qweoz

1º passo: Crie um sprite qualquer, pode ser um quadrado, qualquer coisa para ser os players (como os quadradinhos da IMG)

2º passo: Crie 3 objetos, um objeto para o player: pl, outro objeto para o player 2: pl2, e outro objeto para controlar tudo: obj_controlador.

3º passo: no objeto controlador crie um evento create e coloque um codigo assim:
Spoiler:
No codigo acima nós estabelecemos uma conexão TCP/IP, na qual nós se conectamos por um endereço da Net ou um IP. Depois ele vê se a conexão funcionou, se nao ele mostra algumas opções (Tentar + que da um game_restart, ou Sair). Se a conexão funcionar, ele vai ao processo de salas, ele verifica se há salas criadas, se existir ele entrara na existente, se não ele criara uma sala, as salas são apenas para 2 pessoas, se 2 pessoas entrerem na sala, ela vai ser considerada inexistente, então um 3º player terá que criar outra sala e assim sucessivamente.


4º passo: Ainda no evento create, crie outro codigo assim:
Código:
global.nome2=""
mplay_data_mode(true)
1º ele cria a variavel Nome2 q é o nome do player 2
depois ela coloca as mensagens em modo seguro de envio.

depois disso crie um evento step e coloque o codigo:
Código:
//Lendo mensagens
{
  while (mplay_message_receive(0))
  {
    messid = mplay_message_id();
    val = mplay_message_value();
    // Checando mensagens
    if (messid == 1) pl2.x=val;
    if (messid == 2) pl2.y=val;
    if (messid == 3) global.nome2=val;
    }
}

Esse codigo foi feito pelo Froidz, eu só acressentei a parte do global.nome2.
esse codigo é a checagem de mensagens, a 1ª pega o X do pl2, a 2ª o Y, e a 3ª o nome do tio que ta do outro lado da linha!

5º passo: Crie um evento Draw e faça assim:
1º - crie um quadrado, eu fiz vertical gradient, mas pode ser qualquer um, coloque assim as cordenadas:
x1 - 0
y1 - 0
x2 - 160
y2 - 40

2º - crie rapidamente uma fonte qualquer com a letra tamanho 12, e coloque no evento draw do obj_controle esta fonte alinhada no centro,

3º - Coloque uma cor qualquer se quiser.

4º - crie um codigo assim:
Código:
draw_text(x+80,y,"Nome: " + global.nome)
draw_text(x+80,y+20,"Nome: " + global.nome2)
No codigo acima vc basicamente escreve o seu nome e em baixo o nome do outro "tiusinho" cara.


Pronto, acabamos o obj_controle, se vc sobrevivel até aqui, o resto é molesinha.

vamos começar a contar os passos do 0
1º passo: no objeto PL (player) coloque a sprite criada no inicio, e crie um evento step e coloque um codigo assim:
Código:
if keyboard_check(vk_up) then y-=3
if keyboard_check(vk_down) then y+=3
if keyboard_check(vk_left) then x-=3
if keyboard_check(vk_right) then x+=3
Esse codigo esta no tuto do froidz, ele simplesmente cria um movimento com as setas do teclado.

2º passo: Crie outro codigo no evento step e coloque assim:
Código:
mplay_message_send(0,1,x)
mplay_message_send(0,2,y)
mplay_message_send(0,3,global.nome)
isso envia as mensagens do player a todos ous outro.

3º passo: Coloque no objeto pl2 (player2), a sprite.

4º passo: Agora crie uma room, coloque o objeto obj_controlador na room no primeiro quadradinho, e coloque os 2 pl em qualquer lugar!!

Agora é só rodar, mas para conseguir ver os 2 player você deve salvar um executavel!!!

DICA: para ficar mais original, coloque o Depth do obj_control -100 para os obj pl nao passarem por cima dele

FIM

Creditos:
Froidz - por fazer o tuto original
Eu - por acrecentar coisas
O Help do GM - por me auxiliar

Duvidas ou erros (até erros de pt) é só postar ai, mas agora vo ter q desligar o pc, amanha resolvo!
Tedi Ripper
Tedi Ripper

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios : [Tuto] GM online - basico Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] GM online - basico Empty Re: [Tuto] GM online - basico

Mensagem por Isaias Dom 21 Nov 2010, 18:09

Muito bom o Tutorial!
quando eu tiver um tempo livre vou fazer um sobre games online, usando 39dll...
=D
Isaias
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 374
Prêmios : [Tuto] GM online - basico Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://isaiasramos.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] GM online - basico Empty Re: [Tuto] GM online - basico

Mensagem por Luca$ Seg 22 Nov 2010, 13:55

@Isaias
Aguardando [Tuto] GM online - basico 838487

@Tópico
Mano mtu bom o tutorial, eu ainda nao segui
mas lendo eu axei bem explicado
Parabens Very Happy
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : [Tuto] GM online - basico Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] GM online - basico Empty Re: [Tuto] GM online - basico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos