GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Criando uma porta com chave

2 participantes

Ir para baixo

Criando uma porta com chave Empty Criando uma porta com chave

Mensagem por Markituh Seg 22 Nov 2010, 00:08

Nome: Criando uma porta com chave
Descrição: Um tutorial que ensina como fazer uma porta que se abre com chave.
Nível de dificuldade: Iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:

Boa noite, pessoal. Aqui estou eu, Death, depois de um tempo sem postar tutorais, com mais um tutorial. Este aqui, será de como fazer uma porta com chave Very Happy Mas primeiro, vamos contar histórias...

Você já deve ter visto em muitos RPGs, inclusive quem trabalhou, e ainda trabalha com RPG Maker, deve saber que fazer esse tipo de coisa é como tirar doce de uma criança, ou seja, muuuuito fácil. Mas, como o Game Maker é uma ferramenta bem crua, você mesmo tem que fazer a estrutura da porta. O tutorial aborda conteúdo sobre manipulação de variáveis, troca de sprites, destrução de instâncias e conteúdo gráfico, é claro. Sem mais delongas, Let's Rock! (Frase típica de Gunz xD)

Pegue esta imagem, que eu fiz no programa super avançado, de última geração, Paint Razz
Criando uma porta com chave Doorlocked
E também esta, da porta aberta:
Criando uma porta com chave Dooropen

Agora, vamos começar a programar Happy

Bom, você deve ter em mãos, como geralmente um jogo que trabalha muito com variáveis deve ter, um objeto que interpreta as variáveis globais usadas. Crie um objeto "geral", nomei-o de obj_ini, um nome muito comum em projetos. No Create, declare a variável(is) da(s) porta(s).
Código:
global.chave1 = false // Ainda não se tem a chave que desbloqueia a porta que estamos criando
Oh, sim, antes que eu me esqueça, uma sprite de chave:
Criando uma porta com chave Keyt

Certo, até aí tudo bem. Vamos começar com a parte mais simples, obter a chave. Crie um objeto da chave, coloque a sprite da chave, adicione uma colisão com o player e coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
global.chave1 = true // Pegou a chave, yupi!
instance_destroy() // Destrói a instância da chave
}
No código acima, quando o player colidir com a chave e apertar a letra A, vai "pegar" a chave e destruir o objeto da chave. Ótimo, fizemos o "pegamento" da chave, agora vamos usá-la! Não se esqueça que, se tiver várias portas de chave, crie uma chave e uma variável para cada porta, certo?

Crie um objeto, o obj_porta1, como disse anteriormente, se houver mais, sempre numere elas, se não, coloque só porta. Adicione um evento Create e coloque:
Código:
aberto = false // Não foi aberto
Adicione um evento de colisão com o Player e coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
aberto = true // Ativa a ver de abertura
global.chave1 = false // Tira a chave do player
if aberto = true
{
room_goto(room_que_quiser)
}
}
Adicione um evento Step e coloque:
Código:
if aberto = false
{
sprite_index = spr_portafechada
}
else
{
sprite_index = spr_portaaberta
}
Se o jogador apertar A quando encostar na porta, vai abri-la. Se apertar denovo, vai entrar nela. Coloque tudo na room e execute. Pronto, você tem uma porta de chave! Não é tão realístico? Razz

Bom pessoal, é basicamente isso. Não se esqueça de marcar o obj_ini como Persistent, porque é nele que está guardado dados da porta, além do mais, a chave deve ficar numa room e a porta noutra Very Happy

Abraços o/


Última edição por DeathStr0ke em Sex 27 Fev 2015, 20:15, editado 4 vez(es)
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Criando uma porta com chave Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

Mensagem por dharrison Seg 22 Nov 2010, 00:13

Belo tuto Markituh!
Simples e prático.

Eu só li o tuto, não o fiz ainda.
Mas amanhã chegando do trampo eu faço e do um Edit aki lol!

Abração!
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : Criando uma porta com chave Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

Mensagem por Markituh Seg 22 Nov 2010, 00:15

Opa, que bom! Mais uma coisa, esqueci de colocar o código para mudar de room quando a porta estiver destrancada Mad Vo dar um edit no tópico para arrumar.

Abraços!

Edit:
Pronto, arrumado!
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Criando uma porta com chave Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Criando uma porta com chave Empty Re: Criando uma porta com chave

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos